POLÍTICA NACIONAL

Romário destaca Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicados

em

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (4), o senador Romário (PL-RJ) destacou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Ele ressaltou a importância da inclusão social e destacou os avanços alcançados com a Lei Brasileira de Inclusão, da qual foi relator quando o respectivo projeto de lei tramitou no Senado. O parlamentar reconheceu que, embora a sociedade tenha evoluído no combate ao preconceito, ainda existem desafios a serem enfrentados.

— Saímos de um quadro omissivo, capacitista, para uma sociedade que hoje reconhece a importância de tratar a pessoa com deficiência com respeito, dignidade e, sobretudo, valorização da sua individualidade. Evoluímos do preconceito ao reconhecimento, da negação à consideração, da pena à inclusão. Lembro bem de como se dizia, de maneira torta e ignorante, que ter uma deficiência era um fardo, uma mácula a ser carregada, e de como a diferença era tratada como algo excludente a ser isolado — disse.

Romário destacou o papel dos atletas com deficiência que conquistaram posições de destaque no esporte. E também apontou a importância da Primeira Marcha da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, realizada em Brasília na terça-feira (3). Ele afirmou que o evento simbolizou a luta por mais mobilidade e visibilidade para os cerca de 50 milhões de brasileiros com deficiência.

Leia Também:  Na CPMI do INSS, ministro afirma que CGU agiu rápido para investigar denúncias levantadas em 2024

— Um contingente que quer e merece ter voz, visibilidade; que exige garantias e o cumprimento dos seus direitos; que quer viver e brilhar com toda a plenitude e intensidade que merece — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Lei cria Semana Nacional da Empresa Júnior, a ser celebrada em abril

Publicados

em

A partir de 2027, o Brasil terá a Semana Nacional da Empresa Júnior, a ser comemorada anualmente no período que incluir o dia 6 de abril.

A intenção é disseminar a cultura da empresa júnior a partir de uma série de eventos, incentivando o empreendedorismo jovem no país.

É o que estabelece a Lei 15.510, de 2026, sancionada nesta semana pela Presidência da República. A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22).

A nova lei teve origem em um projeto apresentado pelo senador Jayme Campos (União-MT): o PL 4.412/2021.

A empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos, gerida por estudantes universitários, que presta serviços e realiza projetos que devem capacitá-los para o mercado de trabalho.

Líder mundial

Na época em que apresentou o projeto, em 2021, Jayme Campos destacou que o Brasil é considerado o país com o maior número de empresas juniores do mundo — mais de 1,4 mil unidades, segundo estimativas mais recentes.

O senador também afirmou que o país conta com uma confederação, a Brasil Júnior, que é gerida por universitários e reúne cerca de 26 mil empresários juniores dos diversos cursos de graduação.

Leia Também:  PEC das Praias, marco temporal e apostas esportivas voltam à pauta em 2025

Antes de se tornar lei, o projeto foi aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados. O relator da proposta no Senado foi Izalci Lucas (PL-DF).

Objetivos

De acordo com a nova lei, os objetivos da Semana Nacional da Empresa Júnior são:

  • promover palestras, debates, seminários e outros eventos;
  • apoiar as atividades lideradas e desenvolvidas por empresários juniores;
  • divulgar o impacto positivo do Movimento Empresa Júnior (rede internacional formada por empresas juniores, estudantes e universidades);
  • estimular campanhas de contratação de empresas juniores;
  • promover ampla divulgação, nos meios de comunicação, da atuação da empresa júnior;
  • intensificar parcerias entre setor privado e setor público para promover e estimular o Movimento Empresa Júnior;
  • fomentar o surgimento de empreendedores e empreendimentos com base em políticas de desenvolvimento econômico sustentável;
  • estimular parcerias entre instituições de ensino superior e empresas juniores.

Data

Quando apresentou o projeto, Jayme Campos explicou que a data escolhida (6 de abril) é uma homenagem à Lei 13.267, que foi sancionada em 6 de abril de 2016.

Essa norma regulamenta a criação e a organização de empresas juniores em instituições de ensino superior.

Leia Também:  CMA cria subcomissão para acompanhar preparativos da COP30

Para o senador, tal lei representa um marco histórico e “reforça a importância da educação empreendedora e da formação profissional de jovens universitários”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA