POLÍTICA MT

ALMT realiza curso de qualificação política eleitoral voltado a mulheres

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, no dia 2 de junho, das 16h às 18h, a aula magna de abertura do Curso de Qualificação Política Eleitoral, com foco nas eleições de 2026. A iniciativa é voltada a mulheres interessadas em ingressar na vida pública e disputar cargos eletivos.

O curso será realizado em formato híbrido e tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino, ampliar o conhecimento sobre o cenário político-eleitoral e incentivar a formação de novas lideranças femininas.

A aula magna contará com palestra das advogadas Rayssa Castilho, Isabelle Epifânio e Ana Carolina Alencar, profissionais com atuação nas áreas jurídica, política e de defesa da participação feminina nos espaços de poder.

Serviço

O quê: Aula magna de abertura do Curso de Qualificação Política Eleitoral

Data: 2 de junho

Horário: das 16h às 18h

Local: Escola do Legislativo – ALMT

Fonte: ALMT – MT

Leia Também:  Araputanga comemora 60º aniversário
Propaganda

POLÍTICA MT

TCE apura nomeação de cunhada de prefeito para comando da Previdência em MT

Conselheiro vê indícios de irregularidade e determina análise técnica sobre escolha de servidora para dirigir o PREVVER

Publicados

em

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) abriu caminho para aprofundar a apuração sobre a nomeação da cunhada do prefeito de Nova Monte Verde, Edemilson Marino dos Santos (União), para a direção do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores (PREVVER).

A denúncia, recebida pela Ouvidoria-Geral da Corte de Contas, questiona a escolha de Lucimara Campanha dos Santos para o cargo de diretora-executiva do fundo. Segundo a representação, o vínculo familiar com o prefeito poderia caracterizar nepotismo, diante das regras que impedem a nomeação de parentes até o terceiro grau.

Em decisão publicada na quinta-feira (24), o conselheiro Alisson Alencar reconheceu a existência de indícios que justificam o prosseguimento da apuração e determinou que a equipe técnica do TCE examine o caso de forma mais aprofundada antes de uma decisão definitiva.

Ao se manifestar no processo, o prefeito sustentou que a nomeação não ocorreu exclusivamente por decisão pessoal. Segundo a defesa apresentada ao TCE, Lucimara é servidora pública efetiva e foi escolhida após procedimento conduzido por um colegiado.

“O prefeito municipal, Sr. Edemilson Mariano dos Santos, sustentou que a nomeação da Sra. Lucimar Campanha dos Santos decorreu de necessidade objetiva de gestão, independentemente da vontade do gestor; foi precedida de deliberação de colegiado plural e independente, que restringiu a escolha do prefeito a três nomes previamente qualificados; recaiu sobre servidora efetiva, aprovada em concurso público”, consta na manifestação reproduzida no processo.

Leia Também:  Quatro ministros são os mais novos cidadãos mato-grossenses

Apesar das justificativas, Alisson Alencar considerou necessária a continuidade da análise. Para o conselheiro, o grau de parentesco por afinidade está entre as situações alcançadas pelas regras que tratam do nepotismo na administração pública.

“A nomeação Senhora Lucimar Campanha dos Santos, cunhada do gestor para cargo em questão, pode configurar nepotismo, por se tratar de parentesco por afinidade abrangido pela vedação jurisprudencial, que alcança cônjuge, companheiro e parentes, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, da autoridade nomeante”, analisou o conselheiro.

O reconhecimento dos indícios não representa uma conclusão definitiva de que houve nepotismo. O caso seguirá sob análise técnica do Tribunal de Contas.

O TCE também não possui competência para condenar um gestor por improbidade administrativa, matéria que depende de ação judicial. No âmbito da Corte de Contas, eventual responsabilização pode resultar, conforme o caso, em medidas como aplicação de multa ou determinação de ressarcimento de prejuízos aos cofres públicos.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA