POLÍTICA MT
ALMT e TRE alinham cobertura das Eleições 2026
Profissionais da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), incluindo equipes da TV Assembleia, Rádio Assembleia, site institucional e Publicidade, se reuniram nesta terça-feira (8) com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), Mauro Diogo, para alinhar os últimos ajustes para a cobertura da apuração das Eleições 2026.
Pela quarta eleição consecutiva, os veículos de comunicação da ALMT acompanharão a apuração diretamente do local de totalização dos votos no TRE, com exclusividade, e transmitirão, em tempo real, as informações oficiais sobre os resultados da votação.
O secretário de Comunicação da ALMT, coronel Henrique Santos, destacou a importância da parceria entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral no período das eleições.
“A ALMT cumpre seu papel constitucional ao dar transparência e levar informação à população por meio de seus veículos oficiais, como a TV Assembleia, a Rádio Assembleia e o site institucional. Esperamos que, mais uma vez, a apuração e todo o processo eleitoral sejam um sucesso”, afirmou.
Henrique Santos também ressaltou que a TV Assembleia segue em expansão para ampliar seu alcance no estado. “Trabalhamos por um sinal livre, uma TV oficial, que leva informação com credibilidade e transparência”, declarou.
O diretor-geral do TRE-MT, Mauro Diogo, ressaltou que a parceria com a Assembleia é mantida desde 2020 e destacou a importância da presença de uma emissora pública e oficial na cobertura da apuração.
Foto: MARCOS LOPES/ALMT
“Desde o início, partimos dessa premissa: trata-se de uma emissora pública e oficial que, ao longo dos anos, tem avançado em qualidade, ampliado sua presença nos municípios e expandido o alcance do sinal. Por isso, essa parceria é muito importante para o Tribunal”, disse.
Segundo ele, o acompanhamento da totalização dos votos também contribui para dar visibilidade e transparência ao trabalho realizado pela Justiça Eleitoral.
“A equipe da Assembleia estará no ambiente onde os votos são totalizados, o que contribui para dar visibilidade a esse processo”, acrescentou.
Diogo lembrou que a cooperação entre as instituições teve início antes da cobertura da apuração, com a realização de campanhas de orientação aos eleitores e de combate à desinformação.
Conscientização – A campanha de combate à desinformação desenvolvida pela ALMT e TRE foi lançada em agosto e corresponde à segunda etapa do projeto Comunicação Cidadã – Eleições Gerais 2026. O objetivo é orientar os eleitores a identificarem informações falsas, manipuladas ou retiradas de contexto e verificar as informações antes de compartilhá-las. Entre os materiais produzidos estão VT de 60 segundos, spots de rádio, anúncios para jornal e revista, banners, carrosséis e vídeos para redes sociais.
Na primeira etapa do projeto, realizada em abril, o objetivo foi alertar os eleitores sobre o fim do prazo para emissão, transferência ou regularização do título de eleitor.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Há dez anos, entre choro, confissões e flatulências, irmão de Emanuel Pinheiro e esposa eram gravados por irmão de Wilson Santos com celular escondido na cueca
Gravação atribuída a Elias Santos registrou conversa de Marco Polo Pinheiro, o Popó, e Bárbara Pinheiro sobre o caso Caramuru; encontro teria sido marcado por temor, choro e pedidos para que o assunto não fosse levado à campanha eleitoral
Há dez anos, em meio à acirrada disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2016, um episódio envolvendo política, suspeitas de pagamento de propina, incentivos fiscais e uma gravação feita de maneira inusitada ganhou repercussão em Mato Grosso e entrou para a história dos bastidores políticos do Estado.
O caso envolvia Marco Polo Pinheiro, conhecido como Popó, irmão de Emanuel Pinheiro, e sua esposa, Bárbara Pinheiro. Do outro lado estava Elias Santos, irmão do deputado estadual Wilson Santos, que naquele ano disputava a Prefeitura de Cuiabá contra Emanuel.
Segundo reportagem publicada à época pelo MidiaNews e posteriormente repercutida por outros veículos, Elias Santos teria gravado uma conversa com o casal utilizando um telefone celular escondido na parte frontal da calça, junto à cueca.
Clique e veja reportagem do Midianews
O encontro teria ocorrido em setembro de 2016, no edifício Ravenna Park, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá, onde Wilson Santos possuía apartamento.
ENCONTRO EM PLENA CAMPANHA
De acordo com o relato publicado na época, Marco Polo teria ligado para o celular de Wilson Santos por volta das 21 horas. Quem atendeu foi Elias, que teria sido informado de que Popó precisava conversar urgentemente com o então candidato.
Pouco depois, Marco Polo e Bárbara chegaram ao edifício. Como Wilson ainda não havia retornado de compromissos de campanha, Elias teria descido para atender o casal.
Bárbara estaria chorando e os dois demonstrariam preocupação com a possibilidade de Wilson Santos levar para seu programa eleitoral informações relacionadas a um suposto esquema envolvendo a Caramuru Alimentos.
Elias retornou ao apartamento e relatou a situação ao irmão. Conforme a versão publicada, Wilson teria estranhado a presença do irmão de seu adversário e da esposa naquele horário e chegou a desconfiar de uma possível armação.
Foi nesse momento que ocorreu uma das passagens mais inusitadas de toda a história.
CELULAR ESCONDIDO NA CUECA
Antes de voltar ao encontro, Elias teria colocado um celular escondido na parte frontal da calça, junto à cueca, para registrar a conversa.
O diálogo começou no hall do edifício e prosseguiu posteriormente no interior do apartamento.
Já na sala, o próprio casal teria demonstrado receio de que estivesse sendo gravado. Conforme a reportagem, Marco Polo chegou a perguntar se alguém registrava a conversa.
Os celulares visíveis teriam sido colocados sobre uma mesa. O aparelho usado para registrar o encontro, porém, permanecia escondido na roupa de Elias.
A forma improvisada utilizada para realizar a gravação também teria produzido uma situação incomum: além das falas, o registro teria captado ruídos corporais atribuídos a flatulências durante o encontro, detalhe que posteriormente virou parte folclórica da repercussão política do episódio.
CHORO, MEDO E SUPOSTAS CONFISSÕES
A conversa teria durado aproximadamente 30 minutos e entrou em terreno muito mais delicado quando passou a tratar da Caramuru Alimentos.
Segundo o conteúdo atribuído à gravação e divulgado na época, Bárbara teria relatado recebimento de dinheiro supostamente relacionado a uma consultoria destinada à obtenção de benefícios fiscais estaduais para a empresa.
O assunto estaria relacionado a incentivos fiscais concedidos durante a gestão do então governador Silval Barbosa e envolveria, segundo as alegações reproduzidas nas reportagens, a Secretaria de Indústria e Comércio, então comandada por Allan Zanatta.
Em determinados momentos, Bárbara teria chorado e demonstrado forte preocupação com as consequências que o episódio poderia provocar.
Uma das declarações atribuídas a ela na transcrição sintetizou o clima do encontro:
“Eu não quero ser presa. Estou com medo. Estou com medo, eu juro por Deus, estou muito assustada.”
Em outro trecho reproduzido pelo material, ela teria manifestado vontade de deixar Mato Grosso por causa da situação.
Marco Polo, segundo a reportagem, permaneceu praticamente em silêncio durante boa parte da conversa.
PEDIDO PARA WILSON NÃO LEVAR CASO À TV
O pano de fundo político aumentava ainda mais a temperatura do episódio. Emanuel Pinheiro e Wilson Santos estavam em lados opostos da disputa pela Prefeitura de Cuiabá.
De acordo com o relato divulgado naquele período, o casal teria procurado Wilson justamente para pedir que o assunto envolvendo a Caramuru não fosse explorado em seu programa eleitoral na televisão.
A conversa, portanto, ocorreu em pleno ambiente de campanha e poderia ter consequências políticas importantes.
GRAVAÇÃO NÃO TERIA SIDO REVELADA IMEDIATAMENTE
Após o término do encontro, Elias Santos não teria informado imediatamente a Wilson que havia gravado o diálogo.
A cúpula da campanha de Wilson teria tomado conhecimento posteriormente da existência e do conteúdo do registro, que acabou ganhando repercussão pública.
O episódio entrou para os bastidores da política mato-grossense não apenas pela gravidade das acusações apresentadas naquele momento, mas também pelas circunstâncias incomuns em que a conversa foi registrada.
UMA DÉCADA DEPOIS
Dez anos depois, o chamado Caso Caramuru permanece como um dos episódios mais curiosos e controversos da política recente de Mato Grosso, reunindo uma disputa eleitoral acirrada, acusações relacionadas a incentivos fiscais, choro, temor de prisão e uma gravação feita com um telefone escondido na roupa.
É importante ressaltar, contudo, que as declarações registradas e as acusações publicadas naquele período não equivalem, isoladamente, a uma condenação judicial nem permitem atribuir responsabilidade criminal aos envolvidos sem decisão da Justiça.
Uma década depois, o episódio continua sendo lembrado sobretudo pela explosiva mistura de política, suspeitas envolvendo dinheiro público e pelas circunstâncias absolutamente incomuns daquela gravação celular escondido na cueca, choro, medo e até ruídos de flatulência captados durante a conversa.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT6 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLuiza Böer repercute novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes e o Banco Master
-
POLÍTICA MT7 dias atrásBotelho sai em defesa de Janaina, detona Medeiros e manda aliado do PL colocar “melancia na cabeça” veja entrevista
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVeritá: Pivetta cresce, chega a 32,1% e vira sobre Wellington Fagundes na disputa pelo Governo
