PESQUISA VERITÁ – GOVERNADOR 2026

Veritá: Pivetta cresce, chega a 32,1% e vira sobre Wellington Fagundes na disputa pelo Governo

Governador avançou quase 10 pontos desde abril e agora aparece com 32,1%, contra 28,8% do senador; diferença entre os dois sofreu uma inversão de 15,8 pontos percentuais em quatro meses

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos), candidato à reeleição, assumiu a dianteira na disputa pelo Governo de Mato Grosso, segundo nova pesquisa do Instituto Veritá divulgada nesta quinta-feira (3).

De acordo com o levantamento, Pivetta aparece com 32,1% das intenções de voto, enquanto Wellington Fagundes (PL) registra 28,8%.

A comparação com a rodada realizada em abril revela uma mudança significativa no cenário eleitoral. Naquele levantamento, Pivetta tinha 22,4%, enquanto Wellington liderava com 34,9%.

Em quatro meses, portanto, Pivetta avançou 9,7 pontos percentuais, enquanto Wellington recuou 6,1 pontos.

A movimentação provocou uma inversão na distância entre os dois principais candidatos. Em abril, Wellington estava 12,5 pontos percentuais à frente de Pivetta. Agora, é o governador quem aparece numericamente à frente, com vantagem de 3,3 pontos percentuais.

Isso significa que, entre uma pesquisa e outra, houve uma inversão de 15,8 pontos percentuais na diferença entre Pivetta e Wellington, reforçando a mudança de cenário registrada pelo Veritá.

Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados, embora Pivetta apareça numericamente na primeira colocação.

Leia Também:  Governo de MT firma pacto entre poderes e amplia ações contra violência doméstica

DEMAIS CANDIDATOS

Na sequência aparece Doutora Natasha (PSD), com 10,6% das intenções de voto.

Rafaell Milas (Missão) registra 4%; Sargento Laudicério (Agir), 1,4%; e Mauricio Coelho (Mobiliza), 0,3%.

Outros 16,3% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam, enquanto 6,5% declararam intenção de votar em branco ou anular o voto.

VOTOS VÁLIDOS

Quando considerados apenas os votos válidos calculados pelo próprio Instituto Veritá — excluindo brancos, nulos e indecisos —, Pivetta amplia numericamente a vantagem e alcança 41,5%, contra 37,3% de Wellington Fagundes.

Doutora Natasha aparece com 13,7%; Rafaell Milas, com 5,2%; Sargento Laudicério, com 1,9%; e Mauricio Coelho, com 0,4%.

Os números reforçam a trajetória de crescimento de Pivetta e mostram uma mudança importante na configuração da corrida pelo Palácio Paiaguás, especialmente quando comparados ao cenário registrado pelo mesmo instituto quatro meses antes.

PESQUISA

O Instituto Veritá ouviu 1.220 eleitores de Mato Grosso entre os dias 19 e 23 de agosto.

A margem de erro informada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Leia Também:  Audiência para tratar dos mercadinhos em unidades prisionais será em 27 de março

O levantamento foi realizado por iniciativa própria do instituto e está registrado sob os números MT-05925/2026 e BR-04523/2026.

Propaganda

POLÍTICA MT

Emanuel desafia Abilio, minimiza força eleitoral do prefeito e ameaça voltar à disputa em 2028

Ex-prefeito de Cuiabá compara votação de Samantha Iris com resultado de Alessandra Ferreira em Rondonópolis e provoca adversário sobre possível revanche nas urnas

Publicados

em

O ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PSD) voltou a confrontar publicamente o atual prefeito, Abilio Brunini (PL), após o resultado das eleições em Mato Grosso. Em vídeo publicado nas redes sociais, Emanuel questionou a influência eleitoral do adversário, analisou a votação da primeira-dama Samantha Iris (PL) e deixou aberta a possibilidade de disputar novamente a Prefeitura da Capital em 2028.

A manifestação ocorreu depois que Abilio comemorou a eleição da esposa para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e afirmou que o resultado representava o enfraquecimento de famílias tradicionais da política estadual, citando nomes como Riva, Campos, Fávaro, Botelho e Pinheiro.

Emanuel reagiu às declarações e contestou a avaliação do prefeito sobre a própria força política.

“Pronto, agora ele virou o Deus das urnas. Acorda filho, essas eleições mostraram que você não está lá essas coisas não, viu? Por exemplo, mesmo com toda onda favorável, milhões de seguidores nas redes sociais, você, prefeito de Cuiabá, sua candidata, primeira-dama e já vereadora, teve uma votação muito aquém aqui em Cuiabá, viu?”, afirmou.

Samantha Iris foi eleita deputada estadual com aproximadamente 57,9 mil votos, alcançando a quarta maior votação na disputa. Entretanto, Emanuel destacou que, somente em Cuiabá, a parlamentar recebeu 33.774 votos, equivalentes a 9,73% na comparação apresentada pelo ex-prefeito.

Leia Também:  Botelho vistoria obras de pavimentação nos bairros Novo Tempo e Amperco e destaca avanços na infraestrutura

Ele também mencionou o desempenho do deputado estadual reeleito Lúdio Cabral (PT), que recebeu 43.586 votos na Capital, correspondentes a 12,56% na mesma comparação.

Para reforçar a crítica, Emanuel utilizou como exemplo a eleição de Alessandra Ferreira (Podemos), primeira-dama de Rondonópolis e esposa do prefeito Cláudio Ferreira (PL), aliado político de Abilio.

Alessandra conquistou 40.801 votos em Rondonópolis, percentual de 32,01% do eleitorado local, conforme os números apresentados pelo ex-prefeito.

“Aqui em Cuiabá, a primeira-dama, sua candidata que é vereadora não chegou nem a 10% dos votos da população cuiabana. E detalhe, a população de Rondonópolis é um terço da população de Cuiabá. E você, dizendo que a votação da sua candidata seria um teste da sua gestão. Então tá aí, toma o teste que você queria”, declarou.

A comparação foi utilizada por Emanuel para contestar a associação feita por Abilio entre a votação de Samantha e a aprovação de sua administração municipal.

Em entrevista após a eleição da esposa, Abilio havia afirmado que o desempenho eleitoral também poderia refletir o apoio recebido por sua gestão.

“Isso também representa a nossa aprovação, ou seja, uma boa parcela da população que apoia o prefeito, que gosta do trabalho que eu estou executando, poderá apoiar a Samanta afirmando essa aprovação”, disse o prefeito.

Leia Também:  Governo de MT firma pacto entre poderes e amplia ações contra violência doméstica

Possível revanche em 2028

O confronto entre os dois políticos ganhou um novo capítulo quando Emanuel relembrou a eleição municipal de 2020, na qual derrotou Abilio Brunini por uma diferença aproximada de seis mil votos.

Ao comentar o histórico da disputa, o ex-prefeito provocou o adversário e sugeriu que poderá voltar às urnas nas eleições municipais de 2028.

“Quando nos enfrentamos, eu venci você. Ficou tão desnorteado com a taca que levou, que até hoje fica remoendo. Deve ser por isso que não tira o meu nome da boca”, disparou.

Na sequência, Emanuel pediu cautela aos aliados do atual prefeito e deixou uma possível candidatura em aberto.

“Fica o recado pra você e os emocionados de plantão: dá uma segurada, fiquem calmos, daqui a praticamente um ano e meio, teremos eleições novamente. E vai que, dessa vez eu decido participar”, afirmou.

Apesar da provocação, Emanuel não confirmou que será candidato. A declaração, porém, reacende a rivalidade com Abilio, que poderá buscar a reeleição em 2028, abrindo espaço para um novo confronto entre os dois pelo comando do Palácio Alencastro.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA