NACIONAL
Aula inaugura curso para gestores da educação em tempo integral

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu na quinta-feira, 3 de julho, na Universidade Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó (PR), a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento para Gestores Escolares na Perspectiva da Educação em Tempo Integral: Adolescências em Diálogo. O objetivo do encontro foi marcar o início da formação e fazer a acolhida institucional dos participantes. O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
Na abertura, o consultor da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Victor Both Eyng, agradeceu a parceria da UFFS na realização do curso e afirmou que uma aula inaugural é sempre um momento de celebração. Segundo ele, o curso é uma oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento para melhorar o exercício profissional dos gestores, ancorado nos princípios de qualidade e equidade na educação pública.
“É um privilégio muito grande poder dialogar com quem está no dia a dia, nessa missão complexa, mas transformadora e essencial de conduzir uma escola pública viva, pulsante e que esteja atenta às necessidades dos adolescentes e das adolescentes. O papel da gestão escolar é muito esse, de reger a orquestra todo dia da escola. Nenhuma escola se sustenta considerando apenas as boas intenções. É necessária essa liderança no cotidiano, com clareza de propósitos, com um olhar atento ao que realmente importa, que é a aprendizagem dos nossos estudantes e seu desenvolvimento integral”, destacou.
A coordenadora de projetos da Coordenação Geral de Ensino Fundamental, Érika Botelho, destacou a importância do processo de escuta das adolescências, refletindo sobre alguns pontos de destaque revelados pela Semana da Escuta das Adolescências, que devem influenciar as práticas das escolas, constituindo um espaço favorável ao diálogo e ao acolhimento das proposições dos estudantes.
O coordenador de projetos de Educação Integral e Tempo Integral da SEB, Alexandre Falcão de Araújo, ressaltou que o curso é uma articulação do programa Escola em Tempo Integral com o programa Escola das Adolescências. “Para que essa iniciativa floresça, tem sido muito importante o trabalho das secretariais municipais e estaduais de educação na ampliação de mais de 1,7 milhão de matrículas de tempo integral, desde 2023. Esse trabalho está associado diretamente ao cotidiano de quem está no chão da escola, e da secretaria que está vendo o resultado concreto no dia a dia: os benefícios acadêmicos, econômicos e de proteção social que a educação em tempo integral proporciona”, defendeu.
Na ocasião, foi apresentado o conteúdo programático do curso e feita uma reflexão sobre o papel dos gestores escolares na construção e no fortalecimento de escolas mais inclusivas e sensíveis às múltiplas dimensões das adolescências.
A programação contou ainda com uma abordagem sobre as políticas de tempo integral e o Programa Escola das Adolescências, além de uma mesa de discussões com especialistas e profissionais da educação, que aprofundarão o debate sobre os principais elementos do curso.
Na aula, foram abordados também temas como as características de desenvolvimento integral das adolescências; os desafios e as potências das escolas em tempo integral no acolhimento dos adolescentes; e o papel e práticas de gestão escolar comprometidas com a equidade, a escuta e a atenção aos sujeitos adolescentes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação


NACIONAL
MME promove Mutirão da Transição Energética para a COP30

O Ministério de Minas e Energia realiza, nesta segunda-feira (13), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica Onshore e Offshore e Novas Tecnologias (ABEEólica), o evento “Mutirão da Transição Energética para a COP30”. Durante todo o dia, serão debatidos temas como a expansão e resiliência de redes elétricas, mineração para a transição e circularidade, soluções da indústria de óleo e gás, acesso à energia, combustíveis sustentáveis e planejamento energético.
A assessora especial do MME, Mariana Espécie, ressaltou durante o painel de abertura a importância do evento em trazer para o debate assuntos que servirão de insumos para a consolidação de uma agenda energética ambiciosa, justa e inclusiva. “Nós teremos o dia inteiro para compartilhar diversas iniciativas que vão apoiar a presidência brasileira da COP30. Temos como base o que começamos no G20 ano passado e no BRICS este ano. Ao longo da programação, poderemos mergulhar um pouco nas principais motivações e começar esse debate entendendo que há muitos desafios pela frente e muitas boas oportunidades que poderão ser exploradas, sempre nesse esforço de tentar aproximar setor privado, governo e academia. Nós estamos conduzindo sete planos de soluções diferentes e cada um presente aqui poderá contribuir de acordo com sua área”, afirmou Espécie.
O diretor do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, João Marcos Paes Leme, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com o MME e outros órgãos, com o objetivo de fazer desta a COP da implementação, aproveitando tudo o que já foi reunido até agora sobre a transição energética.
Foto: Tauan Alencar/MME
O painel contou também com a presença da Enviada Especial de Energia para a COP30, Elbia Gannoum, que destacou a importância de o Brasil apresentar seus avanços e fortalecer a liderança na transição energética “É o momento do Brasil levar a experiência que tem, aprender de forma global e trabalhar de forma sólida o conceito de economia de baixa emissão de carbono”, destacou.
O Mutirão da Transição Energética para a COP30 busca articular o conhecimento técnico nacional e internacional, criando um espaço de troca entre governo, especialistas e sociedade civil organizada. A iniciativa também pretende engajar o setor privado brasileiro, fundamental para viabilizar investimentos, inovação e escala, no mapeamento das principais barreiras que ainda impedem a implementação dessas soluções em larga escala.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Edna Sampaio propõe políticas para órfãos do feminicídio e mulheres no mercado de trabalho
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT amplia inclusão com guichê exclusivo para atendimento à comunidade surda
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos propõe destinar 20% do Fethab à habitação popular em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite encerra atividades com resultados e experiências internacionais
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Festival Celebra Cuiabá será realizado neste sábado no Parque Tia Nair
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT instala Câmara Setorial Temática para enfrentar feminicídio
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado Thiago Silva participa do anúncio de construção de viadutos no Trevão e obras de infraestrutura
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
CST da Enfermagem debate direitos trabalhistas e valorização da categoria