MATO GROSSO
MT Hemocentro realiza coleta de sangue neste sábado (1º) para reforço dos estoques
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas de sangue neste sábado (01.03), das 7h30 às 12h, na sede, em Cuiabá. A iniciativa busca reforçar o estoque da unidade para os dias de Carnaval e atender voluntários que não conseguem comparecer ao local em dias úteis.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou que as doações feitas nestes dias são de extrema importância para manter o estoque abastecido durante os dias de Carnaval.
“Estamos abrindo as portas do MT Hemocentro neste sábado para pessoas que não podem comparecer nos dias úteis e para abastecer o nosso estoque para o Carnaval. As bolsas de sangue coletadas na unidade abastecem hospitais públicos do Estado e beneficiam pessoas que necessitam de transfusões de bolsas de sangue em Mato Grosso”, destacou a diretora.
Além disso, também serão feitas coletas itinerantes e internas nos seguintes locais e datas:
- Coleta externa na Câmara Municipal de Cuiabá, de 25 a 27 de fevereiro;
- Coleta externa no Shopping 3 Américas, de 25 a 27 de fevereiro;
- Coleta externa em Várzea Grande no dia 27 de fevereiro;
- Coleta externa em Nova Mutum, de 24 a 28 de fevereiro;
- Campanha interna “Pintor Sangue Bom”, de 24 a 28 de fevereiro.
Para doar sangue, os interessados devem comparecer em uma das unidades de coleta portando um documento oficial com foto; é preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias. Menores com idade entre 16 e 17 anos devem levar um documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal.
Além do mais, todos os doadores precisam pesar 50kg ou mais e estar bem alimentado e hidratados para realizar a doação. Não é recomendado fazer a doação em jejum, o doador precisa realizar uma refeição leve e equilibrada antes de doar sangue.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 202 e 2026.
O banco de sangue fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
MPE destaca eficiência e aumento no número de atendimentos pré-hospitalares: “desempenho mais eficiente”
O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) destacou que a integração do Corpo de Bombeiros com a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atendimentos pré-hospitalares na região metropolitana de Cuiabá, tornou o serviço mais eficiente, diminuindo o tempo de espera por atendimentos.
A análise é do promotor Milton Mattos, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, em decisão que arquivou denúncia sobre uma possível desassistência nos atendimentos, após o Governo de Mato Grosso decidir pela não renovação de 56 contratos com profissionais do Samu.
O promotor apontou que, desde que o Governo do Estado implantou o Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, em junho de 2025, o volume de atendimentos à população cresceu cerca de 30%. Isso porque o Estado fortaleceu o Corpo de Bombeiros, o que aumentou o número de profissionais à disposição para atendimento pré-hospitalar.
Outro destaque do promotor foi que, com o fortalecimento da instituição militar, a população passou a contar com mais ambulâncias e equipes capacitadas, o que resultou também em mais eficiência no serviço disponível na baixada cuiabana: uma redução no tempo de espera de cerca de 36%.
“Tal dado revela que, longe de haver prejuízo à população, o serviço vem apresentando desempenho operacional mais eficiente, com maior celeridade no atendimento das demandas emergenciais”, afirmou.
“Os dados apresentados indicam não apenas a preservação do atendimento pré-hospitalar móvel, mas o aprimoramento de sua execução com incremento da cobertura e melhoria dos indicadores de desempenho, especialmente no que se refere ao tempo-resposta e à eficiência no atendimento das ocorrências”, finalizou.
Integração
O Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar foi implantado por meio de uma cooperação entre as Secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp) e de Saúde (SES), que viabilizou a instalação da Central de Atendimento Pré-Hospitalar no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O objetivo foi dar mais eficiência aos atendimentos, ampliando a cobertura e reduzindo o tempo de espera da população pelos serviços de urgência. Desde então, o Governo do Estado tem reforçado o Corpo de Bombeiros com mais efetivo, com especialistas enfermeiros e técnicos em enfermagem para o atendimento qualificado para a população.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO4 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLICIAL4 dias atrásPRF apreende droga em bagagem de passageira durante fiscalização na BR-364 em Rondonópolis (MT)
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
