MATO GROSSO

Hospital Estadual Santa Casa realiza 115 cirurgias em mutirões e atende pacientes de todo MT

Publicados

em

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Cuiabá, realizou 115 cirurgias pediátricas e otorrinolaringológicas entre janeiro e fevereiro de 2025. Os mutirões, que aconteceram nos dias 24 e 25 de janeiro; e 15, 21 e 22 de fevereiro, contemplaram pacientes de todo o Estado.

A realização de mutirões de cirurgias é fundamental para reduzir a espera, evitar as complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Essas ações também otimizam o uso da infraestrutura hospitalar, permitindo que mais pessoas tenham acesso a procedimentos essenciais.

Ao todo, foram realizados 10 tipos de procedimentos cirúrgicos, sendo eles: hernioplastia inguinal/crural (unilateral), postectomia, hérnia umbilical, exérese de cisto dermoide, exérese de cisto branquial, hernioplastia inguinal (bilateral), exérese de gânglio linfático, tratamento cirúrgico de hipertrofia dos pequenos lábios, adenoidectomia e amigdalectomia com adenoidectomia.

“O Hospital Estadual Santa Casa presta um atendimento de excelência e trabalha para reduzir a espera por cirurgias em Mato Grosso. Os mutirões de cirurgias englobam procedimentos de menor complexidade e resultam em mais qualidade de vida para os pacientes que são atendidos”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Sala de acolhimento do Hospital Regional de Sinop atendeu 38 mulheres vítimas de violência

Além dos procedimentos realizados por meio dos mutirões, o Hospital Estadual Santa Casa também realiza em média 25 cirurgias por dia, de segunda-feira a sábado. Atualmente, duas salas estão em reforma para ampliar a capacidade de atendimento e oferecer um suporte ainda melhor à população de Mato Grosso.

O diretor da unidade, Rodrigo Guimarães, ressaltou a importância das modernizações feitas para garantir que os pacientes sejam atendidos com uma assistência de qualidade.

“O Hospital Estadual Santa Casa conta com uma estrutura moderna, que é referência em saúde para todo o Estado. As cirurgias eletivas são potencializadas através dos mutirões, que são essenciais para que mais pessoas tenham acesso às cirurgias”, concluiu o gestor.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas

Publicados

em

Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.

No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.

Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.

Leia Também:  Sefaz-MT orienta contribuintes sobre envio de notas fiscais com erro

Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.

Segue integra da nota:

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS

Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.

A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.

Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.

Leia Também:  Sala de acolhimento do Hospital Regional de Sinop atendeu 38 mulheres vítimas de violência

As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.

Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.

Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.

Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT

Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT

Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT

Fonte: TCE

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA