VÁRZEA GRANDE MT

Saúde de Várzea Grande imuniza policiais civis que atuam no Município

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2026 está entrando na reta final, vai até o dia 30 de maio. Para ampliar a cobertura vacinal entre o público elegível de Várzea Grande, equipes da Vigilância Epidemiológica estarão indo in loco, amanhã, dia 20, das 8h às 16h, até a sede da Delegacia Regional da Polícia Civil, na Avenida Senador Filinto Müller, 2225, Centro Norte.

Como frisa a secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, a busca ativa está focada em policiais que integrem os grupos prioritários, conforme definição do Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, fazem parte do público prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, povos indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, além de profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e pessoas em situação de rua.
As equipes estão fazendo a atualização da caderneta vacinal durante as visitas in loco. Em razão disso, é preciso que as pessoas elegíveis estejam portando as carteiras de vacinação e levem um documento com foto.

Leia Também:  Sine de Várzea Grande disponibiliza 574 vagas de emprego, sendo 24 para PcDs

A secretária reforça que em Várzea Grande, as doses estão disponíveis em todas as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuídas em pontos estratégicos da cidade. “O vírus da influenza segue em circulação, o que exige atenção redobrada da população. Precisamos evitar a contaminação e, consequentemente, a sobrecarga das unidades de urgência e emergência”, completou.

BUSCA ATIVA – Na semana passada, equipes da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica realizaram a vacinação de servidores públicos do grupo prioritário em diversos locais, como a Câmara Municipal, a sede da Secretaria de Saúde, o 2º Comando Regional, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Centro de Convivência Vovô Zeid. Ao todo, foram aplicadas 155 doses contra a influenza.

Durante as ações, as equipes também verificaram as cadernetas de vacinação, identificando a necessidade de atualização em alguns casos. Na Câmara Municipal, por exemplo, foram aplicadas 33 doses da vacina dupla bacteriana (dT) e 30 doses contra hepatite B.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande celebra o Dia da Mulher Negra com debates, empreendedorismo e valorização da ancestralidade

A Orla Alameda, em Várzea Grande, foi palco na manhã deste sábado (25) do V Seminário das Pretas, evento realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela. A programação reuniu feira de empreendedorismo, rodas de conversa, palestras e exposições, promovendo reflexões sobre a valorização da cultura afro-brasileira, a ancestralidade e os desafios enfrentados pelas mulheres negras.

Realizado pelo Fórum das Pretas, o encontro contou com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e reuniu representantes de movimentos sociais, empreendedoras, lideranças comunitárias e a população em geral em um espaço de diálogo, fortalecimento e celebração da identidade negra.

Coordenadora do Fórum das Pretas, Elis Regina Prates explicou que o seminário já se consolidou como um importante momento de reflexão e fortalecimento da luta das mulheres negras no município.

“Estamos realizando o quinto Seminário das Pretas por ocasião do 25 de julho, data que celebra o Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela. É uma oportunidade para refletirmos sobre nossa cultura, fortalecer nossas manifestações e renovar as energias para seguir enfrentando as batalhas diárias das mulheres negras.”

Segundo Elis, o evento também busca chamar atenção para as desigualdades sociais ainda vividas por esse público.

“As mulheres negras ainda são maioria entre as mães solo, estão em grande parte no mercado informal de trabalho, são as maiores vítimas da violência doméstica e continuam sendo as principais cuidadoras das famílias. Precisamos discutir políticas públicas que contribuam para mudar essa realidade e garantir mais oportunidades.”

Além da programação cultural, a feira de empreendedorismo deu visibilidade ao trabalho de mulheres negras que comercializaram artesanato, alimentos, vestuário e outros produtos, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da economia criativa.

Durante o seminário também foram realizadas duas mesas de debates. A primeira abordou a importância da ancestralidade e do legado das mulheres que abriram caminhos para as novas gerações. Já a segunda discutiu políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e de gênero, apontando avanços, desafios e propostas para ampliar direitos e melhorar a qualidade de vida das mulheres negras.

Ao defender medidas que ampliem a inclusão social, Elis destacou a importância de políticas afirmativas.

Leia Também:  Bloqueio químico é realizado em áreas com casos suspeitos de dengue  

“Hoje entendemos que as cotas são uma forma de minimizar as desigualdades e criar oportunidades. Precisamos ampliar o acesso ao trabalho, à moradia e fortalecer políticas que garantam mais dignidade para as mulheres negras, especialmente aquelas que são chefes de família.”

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), a superintendente de Cultura, Luh Arruda, ressaltou que abrir os espaços públicos para manifestações culturais e sociais é uma forma de valorizar a identidade do povo várzea-grandense e fortalecer a participação popular.

“A Orla Alameda é um espaço de todos e deve acolher iniciativas que preservam a memória, valorizam a cultura e promovem o diálogo. Apoiar eventos como o Seminário das Pretas é reconhecer a importância da identidade afro-brasileira na formação da nossa cidade e reafirmar o compromisso da gestão municipal com uma cultura democrática, inclusiva e acessível. Cada encontro como este fortalece a luta por igualdade e mantém viva a história e as tradições da nossa população.”

Ao reunir cultura, empreendedorismo e debates sobre direitos, o V Seminário das Pretas reafirmou a importância da mobilização social na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, celebrando a força, a resistência e o protagonismo das mulheres negras em Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA