POLÍTICA MT
ALMT celebra 50 anos da Embrapa em sessão especial
A ciência e a tecnologia para a produção de alimentos foram as pautas da noite dessa quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Em sessão solene, o Parlamento estadual homenageou os 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para entrega de moções de aplausos. Ao todo, oito profissionais receberam a honraria.
A homenagem foi uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (União), e a cerimônia foi conduzida pelo deputado Júlio Campos (União) que destacou a importância da Embrapa para tornar o Brasil uma potência agropecuária. “A Embrapa tem historia de serviços relevantes para o nosso país e homenagem de hoje faz justiça a sua a importancia”, destacou. Segundo ele, “se o Brasil é hoje esse país moderno, de uma agricultura crescente e de produção recorde, com mais de 300 milhões de toneladas de grãos produzidas na safra de 2023, sendo 100 milhões de toneladas de Mato Grosso, nós devemos tudo isso aos profissionais da Embrapa”, defendeu.
Criada, em 1973, com o desafio de ajudar a viabilizar a produção agropecuária no país incentivando estudos, pesquisas e trazendo as melhores práticas para produções sustentáveis, a Embrapa chegou a Mato Grosso, em 2010, com a instalação da Embrapa Agrossilvipastoril, no município de Sinop. Localizada numa região de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia, ela desenvolve pesquisas para permitir produzir alimentos de forma integrada entre lavoura, pecuária e floresta.
A servidora Laurimar Gonçalves Vendrusculo, chefe geral da unidade Agrossilvipastoril, foi uma das homenageadas da noite. Ela destacou as capacitações como a principal contribuição da regional de Mato Grosso. “São 13 anos de muitas entregas e de muitos resultados de impacto para o estado”, avalia a chefe. “Nós temos mais de mil e setecentos agentes capacitados e mais de dois mil estudantes de graduação e pós-graduação aqui no Mato grosso”, destacou. Outra iniciativa que ela destacou foi a pesquisa de campo na unidade que conta com mais de cem hectares voltados exclusivamente para pesquisa de solo e produção. “É um estudo que traz resultados de práticas eficazes para que os produtores saibam manejar o solo e alcancem melhor resultados de maneira sustentável”, explicou.
Representando a Embrapa sede, a servidora Juliana Meireles Fortaleza falou dos resultados já alcançados e indicou onde a Embrapa pretende ir no futuro. “Os principais desafios agora são a mudança do clima e o impacto dessa alteração nas produções”, afirmou. “Além disso, é preciso considerar outros fatores para garantir o equilíbrio produtivo. Dentre eles os manejos para a agricultura familiar, povos originários, quilombolas e comunidades tradicionais” concluiu.
Segundo ela, a empresa tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agropecuária. “O objetivo de desenvolver sistemas produtivos com viabilidade econômica, ambiental e social”, defendeu.
Homenageados
Antônio Marcos dos Santos – Chefe adjunto de administração da Embrapa Agrossilvipastoril
Fernando Antônio Fernandes – Chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Pantanal
Flávio Jesus Wruck – Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril
Laurimar Gonçalves Vendrusculo – Chefe geral da Embrapa Agrossilvipastoril
Rafael Major Pitta – Chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento Embrapa Agrossilvipastoril
Regina Célia Rachel – Chefe adjunto de administração da Embrapa Pantanal
Suzana Maria Sales – Chefe Geral da Embrapa Pantanal
Thiago N. Coppola – Chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Pantana
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Projeto de Max Russi arrecada 4,7 mil itens para indígenas
O projeto MT+Indígena, liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (Podemos), arrecadou 4.765 itens durante a campanha solidária realizada no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, na última semana. A ação reuniu doações destinadas a indígenas em situação de vulnerabilidade e em tratamento de saúde fora de seus territórios.
Ao todo, a mobilização arrecadou 3.840 peças de roupas, 125 brinquedos, 90 pares de calçados, 580 itens de higiene pessoal e materiais de limpeza, além de 130 quilos de alimentos. O resultado reforça a proposta do MT+Indígena de unir assistência social, acolhimento e respeito à cultura dos povos originários.
Doações vão atender CASAI e territórios indígenas
Parte das doações será destinada à Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Cuiabá. A unidade receberá 800 peças de roupas para reforçar o acolhimento de pacientes indígenas que permanecem na capital durante tratamentos de média e alta complexidade.
Além disso, os demais itens seguirão para os territórios indígenas por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Serão contemplados os DSEIs Xingu, Xavante e Araguaia, que farão a distribuição conforme as necessidades das comunidades atendidas.
Para Max, o resultado da campanha mostra a força da solidariedade e o compromisso da Assembleia Legislativa com ações concretas em favor dos povos indígenas.
“Essa arrecadação representa cuidado, respeito e responsabilidade social. Muitas famílias indígenas vêm para Cuiabá em busca de tratamento de saúde e enfrentam momentos difíceis longe de suas aldeias. Por isso, cada peça doada ajuda a oferecer mais dignidade, acolhimento e conforto”, destacou o presidente da ALMT.
Iniciativa – O programa MT+Indígena integra as ações da Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena da ALMT, de iniciativa de Max. A iniciativa reúne medidas voltadas à proteção, ao fortalecimento e à melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas em Mato Grosso.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT2 dias atrás“Meu nome é Pedra 90”, diz Jaime Campos em vídeo de pré-campanha ao relembrar origem do apelido – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
POLÍTICA MT4 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes define convenção estadual do União Brasil para 4 de agosto – Convocação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira
-
ESPORTES5 dias atrásCopa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
