POLÍTICA MT

AL aprova em 2ª votação projeto que cria pomar urbano em áreas públicas

Foi aprovado em segunda votação nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei 2182/2023, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que visa a criação de pomares urbanos nas áreas públicas, em Mato Grosso.

A proposição tem o objetivo de promover o plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas, que não estão previstas no conjunto urbanístico declarado como Patrimônio Histórico da Sociedade. O plantio deverá ser feito com as espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, segundo a ecologia, o solo e a dimensão de área respectiva, objetivando atender aos programas de manutenção e ampliação de áreas verdes no estado.

“Esse é um importante projeto que aprovamos nesta Semana do Meio Ambiente que tem o foco em promover a arborização, a diminuição das temperaturas, o sombreamento e segurança alimentar. Vamos seguir trabalhando ações em defesa da sustentabilidade e da qualidade de vida da população”, disse o deputado.

O “Projeto Pomar Urbano” também visa conscientizar ambientalmente a população, inclusive estudantes, à necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem.

Leia Também:  Antes da posse, deputados estaduais eleitos e suplentes são diplomados pela Justiça Eleitoral

“A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos e quando frutíferas podem até mesmo contribuir ao combate a fome”, disse a professora Suelen Braga.

A proposição esclarece que nenhuma espécie de árvores frutíferas poderá ser plantada nas áreas públicas sem a devida supervisão técnica do órgão competente do Estado. A decisão de plantio de árvores frutíferas será sempre do Poder Executivo, podendo ser executado por pessoas jurídicas da iniciativa privada, mediante permissão de uso.

Com a aprovação em segunda votação na ALMT, o projeto segue agora para sanção do governo do estado.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Wilson Santos intervém e Instituto dos Cegos inaugura nova caixa d’água após interdição

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, nesta sexta-feira (11), da inauguração de uma nova caixa d’água com capacidade para 200 mil litros, instalada no Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat), em Cuiabá. A estrutura foi viabilizada após solicitação do parlamentar ao Grupo de Amigos Diva, presidido por Edilson Queiroz, com apoio de empresários, ex-políticos, deputados e vereadores.

Para celebrar a conquista, a instituição organizou um almoço com apresentação da banda “Bengalas”, formada por músicos com deficiência visual atendidos pelo Icemat. O grupo musical animou o evento e encantou o público presente. “Quando você ajuda, fica mais feliz do que quem é ajudado. O Grupo Diva arrecadou um bom recurso para a aquisição da caixa d’água. Às vezes, complicamos nossa cabeça por bobagens. Ver esse grupo musical que, mesmo sem visão física, tem alma e coração, nos inspira. Eles superaram os obstáculos da vida com grandeza e leveza”, afirmou Wilson Santos.

O parlamentar destacou seu compromisso com a causa da inclusão. “Trabalhamos para firmar parcerias que gerem melhorias reais na vida das pessoas. O Icemat é uma entidade séria, com relevante trabalho social e nosso papel é somar esforços. Ao entrar neste espaço, nos sentimos seres especiais. É uma escola que acolhe tanto quem nasceu sem visão quanto quem a perdeu ao longo da vida. Agradeço aos parceiros do Grupo Diva por contribuírem com essa importante instituição”, disse.

Leia Também:  Cattani propõe abertura de CPI em defesa de produtores de leite

O presidente do Grupo Diva, Edilson Queiroz, contou que foi sensibilizado pela demanda apresentada por Wilson Santos. “O deputado faz um trabalho brilhante ajudando quem mais precisa. Quando estive no Instituto, percebi que os estudantes levam uma vida normal e fiquei encantado com a banda musical. Estou feliz por ter somado a esse projeto. Essa foi apenas a primeira contribuição do Grupo Diva ao Icemat. Haverá mais parcerias. Podem contar conosco”, garantiu.

O presidente do Icemat, Udeilson César, agradeceu ao deputado e ao Grupo Diva pelo apoio. “Nossa parceria com o Wilson Santos vem desde 1992. Ele nunca se esqueceu do nosso movimento. Sua presença faz muita diferença. A Vigilância Sanitária havia interditado o Instituto por causa dos riscos de desabamento e contaminação da antiga caixa d’água. Agora, com a nova estrutura, poderemos oferecer melhores condições aos nossos alunos”, afirmou.

Com 46 anos de fundação, o Icemat atende cerca de 360 pessoas com deficiência visual, com idades entre seis e 83 anos, nas áreas de educação, esporte, saúde, cultura e lazer. A entidade conta com mais de quatro mil associados e tem como missão promover políticas públicas de inclusão, gerar oportunidades e garantir autonomia e direitos sociais a esse público.

Leia Também:  Prêmio Jejé de Oyá será neste sábado (1º), no Teatro Zulmira Canavarros

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA