MATO GROSSO
“Vou voltar fazer o que sempre gostei: jogar bola”, afirma paciente após cirurgia ortopédica
“Estava esperando por esse atendimento há praticamente dois anos. Quando fui regulado para o Hospital Metropolitano, foi questão de três meses para eu ser chamado. Agora posso voltar a fazer o que sempre gostei: jogar bola”, comemora o jovem.
Para o pai de Gabriel, José Nunes da Mata, o processo foi rápido. “Na minha cidade tem muita gente precisando dessas cirurgias e estão sendo chamados. Já testemunhei várias pessoas que conseguiram o atendimento”, comenta José.
![]()
O motorista Audenes Pereira da Silva sofreu um rompimento de ligamento cruzado e há cinco anos iniciou o tratamento no Hospital São benedito, de Cuiabá, mas em 2022 ele foi regulado para continuar o tratamento no Hospital Metropolitano. “Graças a Deus consegui internar e fazer a cirurgia”, diz Audenes aliviado em poder voltar a trabalhar.
Além de Gabriel e Audenes, outras 42 pessoas foram atendidas durante o mutirão. Na ocasião, o hospital realizou os procedimentos de reconstrução ligamentar intra articular, método que trata lesões ligamentares de joelho, e de meniscectomia, cirurgia comum aos joelhos e realizada para remover um menisco (pedaço de cartilagem) danificado.
Contente com o resultado do trabalho das equipes do hospital, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabeniza os profissionais da unidade e enfatiza que a ação auxilia na redução da fila de espera no Sistema de Regulação. “A gestão está empenhada em atender de forma célere e qualificada todos os pacientes que esperam por algum procedimento eletivo na Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.![]()
De acordo com a direção do hospital, após a cirurgia, os pacientes terão acompanhamento pós-operatório na unidade e contarão com uma equipe multidisciplinar à disposição até conclusão do tratamento.
“A ideia desse mutirão é dar celeridade a esses pacientes que aguardam há algum tempo pelas cirurgias. Com isso, a nossa equipe consegue realizar um número extraordinário de cirurgias todos os meses”, afirma o médico ortopedista e traumatologista, Alisson Arruda.
Além das especialidades de ortopedia e traumatologia, o Hospital Metropolitano é referência nas áreas de cirurgia bariátrica, cirurgia geral, medicina intensiva, neurocirurgia, urologia e cirurgia vascular. A unidade de saúde ainda oferta as especialidades de anestesiologia, clínica médica, pneumologia, psiquiatria, endocrinologia exames de imagens e laboratoriais.
Até julho de 2023, o hospital realizou 3.708 procedimentos cirúrgicos, sendo 1.273 cirurgias de urgência e emergência e 2.435 cirurgias eletivas. Deste total, 2.277 são cirurgias ortopédicas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil cumpre 21 mandados contra grupo suspeito de golpes e lavagem de dinheiro
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6.5), a Operação Janus, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso estruturado para a prática de crimes de estelionato, integração a organização criminosa e lavagem de capitais.
Na operação, são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de contas bancárias de 21 suspeitos, além de ter sido decretada a indisponibilidade de valores até o limite de R$ 160 mil, com o fim de assegurar a recuperação dos ativos ilícitos e o ressarcimento dos prejuízos causados às vítimas.
As ordens judiciais foram deferidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo de Garantias de Cuiabá, com base em investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, que evidenciou a atuação coordenada e reiterada do grupo criminoso.
Os mandados são cumpridos nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, além de cidades dos Estados de Minas Gerais e do Acre.
Modo de atuação
De acordo com as investigações, no mês de janeiro de 2024, duas vítimas foram alvos do denominado “golpe do terceiro intermediário”, modalidade de fraude caracterizada pela intermediação enganosa entre comprador e vendedor de veículo. Os golpistas simulam negociações legítimas para induzir as partes ao erro e obter vantagem ilícita.
No curso das diligências, foi possível identificar o principal articulador do esquema criminoso, responsável pela criação de perfis falsos em redes sociais e pela coordenação das transações fraudulentas.
Os demais investigados atuavam como titulares de contas bancárias utilizadas para o recebimento dos valores ilícitos, ou como operadores na cadeia de lavagem de capitais. Ao todo, apurou-se a movimentação de aproximadamente R$ 160 mil, quantia subtraída das vítimas.
Lavagem de dinheiro
As investigações também revelaram que o grupo operava uma estrutura sofisticada de lavagem de dinheiro, utilizando múltiplas contas bancárias distribuídas em diversos estados do país, incluindo Mato Grosso, Minas Gerais, Acre, Rondônia e Rio de Janeiro.
Os valores eram submetidos a um processo de triangulação financeira, por meio de transferências sequenciais e fracionadas, com o objetivo de dificultar o rastreamento e a identificação da origem ilícita dos recursos.
O delegado Bruno Palmiro, responsável pelas investigações, destaca que a Operação Janus representa mais uma ação estratégica no enfrentamento qualificado aos crimes patrimoniais e financeiros.
“Especialmente aqueles praticados por meio de fraudes eletrônicas e estruturas organizadas, reafirmando o compromisso da Polícia Civil com a repressão à criminalidade complexa e a proteção do patrimônio da sociedade”, disse o delegado.
Operação Janus
O nome da operação, “Janus”, faz referência a Jano, tradicionalmente representado com duas faces, e remete ao modus operandi do golpe do terceiro intermediário, no qual o fraudador se apresenta de forma distinta para cada uma das vítimas, conseguindo enganar tanto o vendedor quanto o comprador do veículo, manipulando informações e conduzindo a negociação de maneira fraudulenta.
Fonte: Governo MT – MT
-
JUSTIÇA6 dias atrásApós “vídeo bomba”, Naco realiza operação contra deputado estadual e vereador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásArticulação entre MDB e PL é tratada como especulação por membros históricos do MDB, porém não afastam possibilidade de aliança com Republicanos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVoto contra Messias no STF pode impulsionar Jaime Campos como nome do União para o Governo de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT inicia maio com agenda intensa de sessões, comissões e homenagens
-
POLÍTICA MT5 dias atrásNo Dia do Trabalhador, Gisela Simona destaca o cuidado como eixo da desigualdade de gênero
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
Sinop6 dias atrás3º Seminário Regional de Turismo de Sinop aborda pesca esportiva com participação de referências nacionais do setor
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT celebra trajetórias que ajudaram a construir a história de Mato Grosso

