MATO GROSSO

Sorriso sedia etapa estadual de modalidades coletivas dos Jogos Escolares Mato-grossenses

O município de Sorriso (a 397 km da Capital) sedia, a partir desta sexta-feira (1º.8), a etapa estadual de modalidades coletivas dos Jogos Escolares Mato-grossenses. Desta vez, a competição promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abrange equipes com estudantes de 12 a 14 anos em disputas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Até a próxima quinta-feira (7.8), cerca de 1.200 pessoas, entre atletas e técnicos, participam do evento esportivo, representando 93 equipes escolares de 45 municípios mato-grossenses. As equipes masculinas e femininas foram campeãs em suas respectivas regiões.

Estão representados nessa fase estadual as delegações dos municípios de Araputanga, Aripuanã, Alta Floresta, Alto Garças, Água Boa, Arenápolis, Barra do Garças, Barra do Bugres, Campo Verde, Campos de Júlio, Cáceres, Comodoro, Cuiabá, Colíder, Confresa, Colniza, Campo Novo do Parecis, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Jaciara, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nova Marilândia, Nova Lacerda, Nobres, Nova Canaã do Norte, Pedra Preta, Primavera do Leste, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Querência, Rondonópolis, Ribeirãozinho, Sorriso, Sinop, São Félix do Araguaia, Santo Antônio de Leverger, Sapezal, Terra Nova do Norte, Tangará da Serra, União do Sul e Várzea Grande.

Leia Também:  PM apreende 19 quilos de skank e prende trio em flagrante por tráfico de drogas

Essa é a última etapa das competições escolares realizadas em solo mato-grossense, que tiveram início em abril deste ano envolvendo todas as regiões do Estado.

As próximas fases são as disputas nacionais que ocorrem em setembro, em Brasília (DF), para os estudantes de 15 a 17 anos. Já os campeões estaduais na faixa etária de 12 a 14 anos competem nos Jogos Escolares Brasileiros, em outubro, na cidade de Uberlândia (MG).

Abertura oficial e locais de competição

A abertura oficial da etapa estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses será realizada nesta sexta-feira (1.8), às 19h, no Complexo Esportivo Arena Sorriso.

As competições ocorrem até a próxima quinta-feira (7), em diferentes espaços esportivos de Sorriso, de acordo com a modalidade. O basquetebol será disputado no Ginásio Flor do Cerrado e o handebol, no Ginásio Fermino Maleski. As partidas de futsal serão sediadas na Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva e as de voleibol, no Ginásio Domingão.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso leva cultura, sabores e arte pantaneira à Galeria Visit Brasil

A partir desta quarta-feira (29.10), o Pantanal será o protagonista em Nova York com a abertura da Galeria Visit Brasil – Pantanal, uma experiência imersiva promovida pela Embratur, Sebrae e os Governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no distrito de Chelsea, um dos polos culturais mais prestigiados da cidade.

A mostra, que segue até domingo (2.11), transforma o bioma em arte viva, reunindo fotografia, gastronomia, música e debates sobre sustentabilidade, inovação e turismo regenerativo.

O espaço recebe convidados, imprensa e público norte-americano para conhecer o Pantanal como destino de safári e observação da vida selvagem, um dos grandes ativos turísticos do Brasil. A programação inclui exposições, cooking shows, rodas de conversa e apresentações culturais.

Entre os destaques da programação estão o fotógrafo mato-grossense José Medeiros, que divide a exposição “Quatro Estações: Um Pantanal” com o premiado documentarista Filipe DeAndrade, e a chef cuiabana Ariani Malouf, que comanda o cooking show ao lado do chef Paulo Machado (Mato Grosso do Sul) nos dias 30 de outubro e 2 de novembro, levando à plateia internacional os sabores e aromas da culinária pantaneira, com pratos como o macarrão de comitiva com aioli de pequi, o ceviche de tilápia com mandioca e o doce de leite com queijo.

Leia Também:  Polícia Militar recupera veículo roubado e prende suspeito por tráfico

A cultura também estará em evidência com a apresentação do grupo Flor Ribeirinha, símbolo da tradição mato-grossense e reconhecido mundialmente pela preservação das raízes populares do estado, que se apresenta na cerimônia de abertura da galeria.

Além das atrações artísticas, a programação traz rodas de conversa sobre “Turismo Regenerativo e Pesquisa Científica”, “Pantanal em Foco: entre paisagens e legado da cultura pantaneira” e “Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade”. O evento também contará com encontros de negócios e degustações de caipirinha, promovendo conexões entre operadores internacionais e empreendedores do turismo sustentável.

Representando o Governo de Mato Grosso, participam do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo, Júlia Assis, que acompanham as ações de promoção do destino junto à Embratur e à imprensa internacional.

“Mato Grosso está no centro da estratégia do Brasil para conquistar o mercado internacional de turismo. O Pantanal é um dos nossos maiores patrimônios e a Galeria Visit Brasil é uma vitrine extraordinária para mostrar ao mundo o que temos de melhor: um turismo que une natureza, cultura e sustentabilidade. É uma honra ver artistas e profissionais do nosso estado representando o país neste palco global”, afirmou César Miranda.

Leia Também:  PM apreende 19 quilos de skank e prende trio em flagrante por tráfico de drogas

Galeria Visit Brasil

Projeto itinerante da Embratur, a Galeria Visit Brasil nasceu com o propósito de apresentar o país ao mundo de forma sensorial, despertando emoções, cheiros, sons e sabores que traduzem a alma brasileira. Em sua segunda passagem por Nova York, a iniciativa reafirma seu papel como vitrine internacional do Brasil.

Segundo a Embratur, o mercado norte-americano é o terceiro maior emissor de turistas ao Brasil, com mais de 564 mil viajantes entre janeiro e setembro de 2025. Um aumento de 8,75% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, os dois países estão conectados por 33 rotas aéreas, com 217 voos semanais e quase 58 mil assentos disponíveis, ligando grandes hubs como Nova York, Miami, Atlanta, Houston e Los Angeles a destinos brasileiros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA