MATO GROSSO
Segunda-feira (28): Mato Grosso registra 725.112 casos e 14.860 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (28.03), 725.112 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.860 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Dos 725.112 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 646 estão em isolamento domiciliar e 709.020 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 67 internações em UTIs públicas e 41 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 27,64% para UTIs adulto e em 9% para enfermaria adulta.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (129.295), Várzea Grande (52.469), Rondonópolis (44.214), Sinop (33.648), Tangará da Serra (23.114), Lucas do Rio Verde (22.624), Sorriso (22.188), Primavera do Leste (21.761), Cáceres (16.770) e Barra do Garças (13.917).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
Cenário Nacional
No domingo (27.03), o Governo Federal confirmou o total de 29.842.418 casos da Covid-19 no Brasil e 658.879 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira (28.03).
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
MATO GROSSO
Projeto “Um Conto em Cada Canto” leva histórias populares a comunidades de Cuiabá
Com apresentações gratuitas de contação de histórias em centros de convivência e espaços culturais, a 2ª edição do projeto Um Conto em Cada Canto teve início nesta sexta-feira (8.5) e segue até 22 de maio, em diferentes pontos da Capital. Além de atender os públicos de cada ponto selecionado, o público externo também pode assistir.
A iniciativa é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), selecionada no edital Literatura em Cena, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), e conta com apoio das instituições e espaços culturais das apresentações.
O projeto é um encontro de dois artistas que atuam na valorização das narrativas populares e da tradição oral: os narradores de história e escritores Alicce Oliveira, de Cuiabá, e João Luiz do Couto, de Barra do Garças.
Alicce apresenta o espetáculo “Contos e Lendas de Mato Grosso”, que se propõe a narrar histórias do Estado, enquanto João encena o “O Tempero da Vovó”, inspirado em memórias familiares como elemento narrativo.
A iniciativa irá chegar ao Quintal de Dona Domingas (Flor Ribeirinha), na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, e aos centros de convivência “Padre Firmo Pinto Duarte”, no bairro Dom Aquino, e “Aidee Pereira do Nascimento”, no bairro Novo Horizonte.
A proposta é aproximar públicos diversos de histórias que atravessam gerações, fortalecendo vínculos culturais e sociais por meio da escuta e da partilha.
“A contação de história, nossa paixão, é mais que uma linguagem das artes cênicas. É levar literatura, teatro, encantamento para o público, nesse momento acolhedor de olho no olho. Contar histórias é tocar corações”, diz Alicce.
Acessibilidade
“Um Conto em Cada Canto” também incorpora recursos de acessibilidade. As apresentações contam com interpretação em Libras, voltadas para pessoas surdas ou com baixa audição. A equipe do projeto também participou da formação “Acessibilidade cultural e atitude inclusiva”, que abordou as formas distintas de promover a acessibilidade, além de orientar para uma atitude anticapacitista.
Orientada pelas formas de atuação na acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, a produção decidiu por entregar, a cada um dos espaços que acolherão as apresentações, um kit com duas placas em braille para banheiros, seis capas para assentos prioritários e 25 adesivos de acessibilidade universal.
Serviço
Um Conto em Cada Canto – 2ª edição
De 8 a 22 de maio de 2026, em Cuiabá
Entrada gratuita – aberto ao público externo
15/05 (sexta), às 9h
Espetáculo: Contos e Lendas de Mato Grosso, com Alicce Oliveira
Local: Quintal da Dona Domingas (Flor Ribeirinha), comunidade São Gonçalo Beira Rio
21/05 (quinta), às 9h
Espetáculo: O Tempero da Vovó, com João Luiz do Couto
Local: Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte, bairro Dom Aquino
22/05 (sexta), às 8h30
Espetáculo: Tempero da Vovó, com João Luiz do Couto
Local: Centro de Convivência Intergeracional Aidee Pereira do Nascimento (Rua Flamengo, s/n Novo Horizonte)
Com informações da Assessoria
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásQuando ninguém vê
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde abre inscrições para gestores qualificarem seus profissionais para a transição da insulina

