MATO GROSSO
Secel firma parceria com Fundação Itaú para levantamento do PIB da cultura em MT
“Nós temos gestores que têm visão de futuro, porque hoje em dia não dá para fazer política pública no olhômetro. Nós precisamos de números concretos, isso é uma realidade e todos os Estados estão pensando dessa maneira. Estamos virando agora uma página para a cultura de Mato Grosso, onde podemos mostrar a realidade do nosso Estado e municípios como tudo que é feito pela cultura aqui”, afirmou a economista Veruska Almeida, responsável pelo Observatório da Cultura da Secel.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, esta iniciativa é fundamental para que o Estado possa desenvolver cada vez mais políticas públicas eficazes e direcionadas.
“Com a chancela dessa grande marca consolidada, que é a Fundação Itaú e o fornecimento destes dados poderemos ser mais assertivos e eficientes nos investimentos. Além de, termos a chance de mostrar e comunicar o impacto de tudo isso para o povo mato-grossense. É algo que a gente já vinha conversando e sonhando há algum tempo”, ressaltou o secretário.
Representante da Fundação Itaú, Bruno Truzzi destacou a importância da construção conjunta deste projeto e o avanço significativo para o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso.
“Desde que começamos a construir este projeto a Secel esteve mobilizada nessa busca de produção de dados e evidências para de fato identificar qual é o peso e o impacto da economia das indústrias criativas em seu território. Foi essa proatividade que culminou com essa reunião”, explicou o analista sênior do Observatório da Fundação.
Após a assinatura do termo de cooperação, será encaminhado um pedido formal de dados, envio, revisão, devolutivas e complementação. Também serão feitos cálculos preliminares, apresentação de resultados, ajustes e lançamento final de um panorama claro e atualizado da economia cultural em Mato Grosso.
A reunião contou com a presença de representantes das instituições envolvidas, como Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), prefeito Leonardo Bortolin, de Primavera do Leste.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO7 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO5 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT3 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo pede direito de resposta contra matéria do Folha de Mato Grosso, mas Justiça Eleitoral nega pedido; veja a matéria na íntegra
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
