MATO GROSSO
Governo alcança feito inédito e atende todos os pacientes que aguardavam transplante de córnea em MT
Mato Grosso atendeu a todos os pacientes que aguardavam por um transplante de córnea pela Central Estadual de Transplantes (CET), após ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O feito é inédito no Estado. Neste sábado (27.9), é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.
No momento, há 28 pacientes que estão em processo de realização dos exames necessários para o agendamento do transplante de córnea. Os procedimentos são realizados de acordo com a compatibilidade e a gravidade das condições clínicas do paciente.
“É uma excelente notícia para os cidadãos mato-grossenses e também para a Saúde Pública, já que, atualmente, apenas três Estados, incluindo Mato Grosso, se encontram com esse cenário de resolutividade para o transplante de córnea. Isso demonstra que estamos conseguindo atender todos os pacientes com a celeridade necessária e gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, atribuiu esse sucesso à intensificação das capacitações feitas pela CET junto às unidades captadoras de órgãos.
“O treinamento das equipes de referência, as CIHDOTTs [Comissões Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes] das unidades hospitalares, são capacitadas para fazer esse primeiro contato com a família, para que não haja perda do órgão, e também à ação junto ao IML e ao SVO”, explicou.
Para os casos de óbito por acidente que chegam ao IML, o próprio instituto deve realizar a primeira abordagem à família para autorizar a retirada. “Outra ação muito importante é do Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública do Estado]. Com a ampliação, os exames necessários para comprovar a viabilidade daquele órgão e a compatibilidade, ou seja, o tempo-resposta melhorou muito”, afirmou.
Segundo a secretária adjunta, os transplantes de córnea são realizados em ação integrada entre a Central Estadual de Transplantes, o Banco de Olhos de Cuiabá e as três unidades habilitadas e credenciadas junto ao Ministério da Saúde para a realização dos transplantes: Hospital de Olhos de Cuiabá, Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia e Instituto da Visão, em Cuiabá.
“Quando acontece uma doação, estas córneas vão para o Banco de Olhos, que armazena e distribui entre os hospitais conforme a necessidade. Quando os pacientes chegam, é feita uma análise do tipo de córnea que precisam, a compatibilidade e, de acordo com isso, os hospitais solicitam para os pacientes que estão sob sua responsabilidade e o Banco de Olhos disponibiliza”, descreveu Fabiana.
De janeiro a setembro deste ano, foram captadas 413 córneas e realizados transplantes de 247 córneas em Mato Grosso. Ao longo de todo o ano de 2024, foram captadas 568 córneas e transplantadas 456 córneas. A captação de córneas pode ser feita em caso de óbitos que não tenham trauma do globo ocular.
Caminhada de Setembro Verde
A SES realiza a 3ª Caminhada de Setembro Verde, no Parque das Águas, neste domingo (28.9), das 17h30 às 19h30, para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Haverá uma tenda da saúde com profissionais da SES, para aferição de pressão e glicemia, e ação de panfletagem para os frequentadores do parque.
Segundo a coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, os servidores vão explicar sobre o processo de doação de órgãos e tirar as dúvidas dos cuiabanos. “Este é o terceiro ano que realizamos a caminhada, que é aberta a todos que puderem e quiserem participar; todos serão bem-vindos”, disse Anita.
A Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores em 2025. Foram captados 20 órgãos, sendo 14 rins, cinco fígados e um coração.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO7 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo pede direito de resposta contra matéria do Folha de Mato Grosso, mas Justiça Eleitoral nega pedido; veja a matéria na íntegra
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
