MATO GROSSO

Representantes de MT participam de feira para profissionais de turismo da América do Sul

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo, participa da BNT Mercosul, de 05 a 06 de maio, em Balneário Camboriú (SC), evento que reúne profissionais de turismo para realização de negócios entre fornecedores e compradores do Brasil e da América do Sul. O Governo de Mato Grosso tem um estande e com a presença de operadores de turismo para divulgar destinos e fechar parcerias.

O secretário municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães, Alexandre Barão, além de donos de agências de viagens da cidade, e que vendem pacotes para o Pantanal Mato-grossense também estão no estande do Governo de Mato Grosso.

Além do estado, a Sedec tem sala de capacitação e participa da rodada de negócios. No primeiro dia, já foram capacitadas cerca de 160 pessoas pelos servidores da Secretaria Adjunta de Turismo. São operadores de turismo da América do Sul e todo o Brasil.

Em 2022 foram 4.882 participantes na BNT de 4 países, 24 estados, mais de 350 expositores e 68 capacitações. Mato Grosso fez 8 capacitações para mais de 400 agentes de turismo.

Leia Também:  Batalhão Ambiental da PM prende homem com revólver e munições em Santo Antônio de Leverger

O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, participa do último dia da BNT e destaca que é importante a participação de Mato Grosso nas feiras nacionais e internacionais, pois a divulgação e promoção são convertidas na presença de mais turistas no Estado.

“É importante continuar divulgando o caderno de promoção de Mato Grosso, e cumprir a meta de divulgação e trazer mais turistas e aumentar o nosso relacionamento com os operadores”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas

Publicados

em

Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.

No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.

Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.

Leia Também:  Primeira-dama de MT apresenta projetos sociais a empresária na China

Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.

Segue integra da nota:

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS

Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.

A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.

Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.

Leia Também:  Seduc e DNIT ampliam programa de educação para o trânsito em escolas estaduais para 2026

As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.

Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.

Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.

Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT

Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT

Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT

Fonte: TCE

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA