MATO GROSSO

Rede Estadual de MT tem mais de 13,7 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2026

Publicados

em

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso ainda conta com mais de 13,7 mil vagas disponíveis para o ano letivo de 2026, marcado para começar na próxima segunda-feira (2.1), em todo o Estado. 97% do total de vagas já foram preenchidas.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) avisa que pais ou responsáveis que não confirmaram a matrícula pelo Portal Matrícula Web passaram a integrar a lista de espera, com convocação condicionada à disponibilidade nas escolas, e não mais na unidade desejada.

Isso porque as solicitações de vagas feitas pelos responsáveis no Portal ocorreram entre outubro e novembro de 2025. No entanto, não houve procura para confirmar a matrícula e entregar a documentação junto às unidades escolares entre 19 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, com prazo prorrogado até 12 de janeiro, conforme a Portaria nº 755/2025/GS/SEDUC. Por isso, eles tiveram o pedido de matrícula cancelado de forma automática, e as vagas foram reintegradas ao sistema, permitindo a convocação de estudantes que aguardavam na lista de espera a partir de 13 de janeiro.

Leia Também:  Escola Estadual desenvolve projeto que leva alunos da horta ao prato em aulas de tecnologia e sustentabilidade

Já os pais ou responsáveis que buscaram as escolas somente a partir de 14 de janeiro, sem apresentar a documentação exigida dentro do período estipulado, também foram incluídos automaticamente nessa lista. A previsão é que o ano letivo de 2026 tenha mais de 316,8 mil matrículas em todo o Estado.

Esses estudantes continuarão sendo atendidos, conforme a abertura de novas vagas ao longo do processo, mas sem garantia de escolha da escola de preferência. A matrícula será efetivada na unidade que tiver vaga disponível no momento da convocação.

Em caso de dúvidas sobre vagas ou procedimentos, a orientação da Seduc é que os pais ou responsáveis procurem a Diretoria Regional de Educação (DRE) do município onde residem para obter esclarecimentos.

A pasta também lembra que a fase de solicitação de matrícula para estudantes público-alvo da educação especial (Paede) ocorreu entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2025. Em Cuiabá, o período foi de 29 de outubro a 10 de novembro, enquanto nos demais municípios aconteceu de 30 de outubro a 10 de novembro.

Leia Também:  SES alerta para golpes e reforça que Hospital Metropolitano não cobra por exames

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que o cumprimento dos prazos é essencial para a organização da rede e para garantir previsibilidade às famílias.

“A matrícula ocorrerá na escola que tiver vaga disponível no momento da convocação. Nosso compromisso é garantir que nenhum estudante fique fora da escola. Os prazos são fundamentais para organizar a oferta de vagas, a distribuição dos estudantes e o funcionamento das escolas. Quando o calendário é respeitado, todos ganham, principalmente os alunos”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Dupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis

Suspeitos foram localizados em endereços diferentes e estavam com celulares e uma motocicleta apontada como usada na ação

Publicados

em

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), dois homens, de 35 e 33 anos, investigados por furto qualificado ocorrido durante a madrugada no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis, a 216 km de Cuiabá.

A ocorrência foi comunicada à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) ainda pela manhã, depois que uma funcionária chegou ao estabelecimento e encontrou o portão frontal arrombado e uma das folhas de vidro da janela do escritório retirada.

Após o registro, a equipe policial iniciou as diligências para identificar os envolvidos e tentar recuperar os objetos levados. Durante a investigação, os dois suspeitos foram localizados em endereços diferentes, sendo um no bairro Pindorama e outro na Vila Operária.

Com os investigados, os policiais apreenderam aparelhos celulares e uma motocicleta apontada como possível veículo utilizado na ação. Um dos homens também apresentava uma lesão na mão direita, aparentemente provocada por material cortante.

Segundo a Polícia Civil, o ferimento era compatível com os danos encontrados nos vidros do imóvel e foi considerado como um dos elementos durante a apuração. As diligências reuniram ainda indícios de uma possível participação conjunta dos dois investigados.

Leia Também:  Escola Estadual desenvolve projeto que leva alunos da horta ao prato em aulas de tecnologia e sustentabilidade

Diante da situação de flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade policial, juntamente com os materiais apreendidos.

A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada suspeito e verificar a eventual recuperação dos objetos subtraídos. 

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA