Estreia em Cuiabá
Após estudos em Paris, maestro Murilo Alves estreia à frente da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso
Concerto no Cine Teatro Cuiabá terá estreia mundial de obra inspirada na diversidade cultural do Estado e entrada gratuita
Após um período de estudos na França, o maestro Murilo Alves retorna a Cuiabá para estrear à frente da Orquestra Sinfônica Mato Grosso (OSMT). A apresentação será realizada neste sábado (26), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, como parte da Série Cerrado e da Temporada 2026 da orquestra.
Doutorando pelo Instituto de Artes da Unicamp, sob orientação do professor José Augusto Mannis, Murilo passou o último semestre na Université Paris 8, na França, por meio do programa CAPES/Cofecub. A apresentação marca também o lançamento oficial do corpo sinfônico da OSMT.
Um dos destaques da noite será a estreia mundial da Fantasia Sinfônica para Orquestra Aquarela Mato-Grossense, encomendada pela própria OSMT ao compositor e instrumentista Jhon Stuart. A obra foi criada para representar, por meio de diferentes timbres e texturas, aspectos da diversidade cultural de Mato Grosso.
“Como compositor, meu papel é traduzir essa proposta em sons. Quando penso em aquarela, imagino uma mistura de cores e texturas”, explicou Jhon Stuart, ao destacar a intenção de levar para a música diferentes elementos que representem a diversidade do Estado.
Na segunda parte do concerto, a orquestra apresenta a Sinfonia nº 9 em Mi Menor, Op. 95, “Do Novo Mundo”, do compositor tcheco Antonín Dvořák. A combinação das duas obras coloca lado a lado uma composição contemporânea inspirada em Mato Grosso e um dos repertórios clássicos mais conhecidos da música sinfônica.
Para Gliciane Chiarelle, diretora da OSMT, a apresentação representa uma nova etapa para o grupo e reforça a proposta de aproximar a música sinfônica da sociedade mato-grossense. Segundo ela, a orquestra busca ocupar um espaço permanente na produção cultural do Estado.
Murilo Alves também relaciona o momento atual da OSMT às mais de duas décadas de trabalho desenvolvido pelo Instituto Ciranda – Música e Cidadania. Para o maestro, a formação do corpo sinfônico permite ampliar esse trabalho e criar novas possibilidades para a música de concerto em Mato Grosso.
A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis para retirada pela plataforma Sympla. A apresentação será realizada no sábado (26), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá.
CUIABÁ
Oktoberfest Louvada reúne público e consome 10,4 mil litros de chope em Cuiabá
9ª edição do evento teve shows de Di Ferrero e Raimundos, gastronomia e atrações inspiradas na tradição alemã
A 9ª edição da Oktoberfest Louvada reuniu o público no último sábado (19), na área externa da Arena Pantanal, em Cuiabá. Ao longo do evento, foram comercializados 10.450 litros de chope, segundo a organização. A festa é promovida pela Cervejaria Louvada e ocorre desde 2016.
A programação combinou gastronomia, música e atrações inspiradas na cultura alemã. O público também participou de atividades tradicionais, como o campeonato de chope de metro, além de encontrar mais de dez opções de cerveja e pessoas vestidas com trajes típicos. Uma das novidades desta edição foi a instalação de máquinas automatizadas de chope self-service, utilizadas para agilizar o atendimento.
ROCK NA PROGRAMAÇÃO
A música foi um dos principais destaques da noite. Di Ferrero e Raimundos comandaram os shows e reuniram diferentes gerações de fãs.
Em sua primeira participação na Oktoberfest Louvada, Di Ferrero apresentou músicas de diferentes fases da carreira, incluindo sucessos do NX Zero e trabalhos de sua trajetória solo. O cantor, que nasceu em Campo Grande (MS), também destacou a proximidade com Cuiabá.
“Eu amo tocar aqui em Cuiabá. Sou vizinho, nasci em Campo Grande, então conheço bem a região”, afirmou o artista.
Já o Raimundos retornou ao evento após participar da edição de 2024. O vocalista Digão destacou a estrutura montada para a apresentação e a participação do público.
FÃS ENCONTRARAM ARTISTAS
Antes dos shows, a organização promoveu uma ação nas redes sociais que levou oito participantes para conhecer os artistas e tirar fotos com as bandas.
Além das apresentações musicais, o público teve acesso a atrações tradicionais da Oktoberfest, referências à cultura alemã e uma praça gastronômica com diferentes opções de alimentação. Segundo a organização, a edição reforçou a presença da festa no calendário de eventos de Cuiabá e manteve a combinação entre cerveja, gastronomia, música e tradições alemãs.
A Oktoberfest Louvada é realizada desde 2016 e, ao longo das edições anteriores, já havia ultrapassado a marca de 40 mil participantes e 100 mil litros de chope consumidos, segundo informações divulgadas pela organização.
-
MATO GROSSO6 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO3 dias atrásEx-funcionária da câmara de Sinop relata assédio, ameaças e gravações não consentidas envolvendo vereador Marcos Vinícius
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLICIAL3 dias atrásHomem escapa de agressão e polícia prende quatro suspeitos de possível “tribunal do crime” em Cáceres
-
POLÍTICA MT3 dias atrásÁudio de Medeiros dizendo para irmão de Gilmar Mendes que não ataca STF amplia desgaste após revelações sobre relação com Alcolumbre – veja o audio
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTarcísio, Mauro Mendes e Cidinho fazem o “4” em estúdio e foto ao som de The Verve viraliza nas redes sociais
-
MATO GROSSO2 dias atrásJustiça determina retorno de seis servidores afastados por suspeita de fraude em concurso em MT
-
MATO GROSSO2 dias atrásConselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
