OFENSAS E INTIMIDAÇÃO

Justiça concede medida protetiva a vice-prefeita de Jauru contra servidor

Decisão proíbe contato direto ou por terceiros após relatos de ofensas e avanço em direção à gestora dentro da Prefeitura

Publicados

em

A Justiça de Mato Grosso concedeu medida protetiva de urgência à vice-prefeita de Jauru, Enércia Monteiro (PSB), contra o servidor municipal Brasiliano Garcia de Moura, após relatos de ofensas e de um avanço agressivo contra a gestora dentro da Prefeitura. A decisão foi assinada pelo juiz Tiago Gonçalves dos Santos, durante o Plantão da Comarca de Jauru.

Conforme os autos, Enércia relatou episódios recorrentes de comportamento hostil e de desqualificação de sua atuação como vice-prefeita. Um dos casos teria ocorrido em agosto, durante uma solenidade de entrega de títulos habitacionais, quando ela representava o prefeito. Na ocasião, o servidor teria afirmado que ela não seria “digna de exercer função institucional”, sendo necessária a intervenção de terceiros. 

O episódio mais recente ocorreu na manhã de 18 de setembro, dentro da Prefeitura. Segundo o processo, Brasiliano estaria exaltado durante uma discussão relacionada ao protocolo de um requerimento administrativo e teria chutado a mesa do secretário de Finanças.

Ainda conforme o relato apresentado à Justiça, Enércia pediu que o servidor se acalmasse e teria sido alvo de frases como “Cala a boca, você não tem que falar nada”, “Você não é nada” e “Você não manda em nada”. Na sequência, ao exigir respeito, o servidor teria avançado em sua direção, sendo contido por pessoas que estavam no local. 

Leia Também:  ALMT realiza 10º Simpósio sobre Dislexia coordenado por Wilson Santos

Na análise preliminar, o juiz apontou a existência de elementos que indicariam violência psicológica, injúria e intimidação, além de uma situação que poderia ter evoluído para agressão física. O magistrado também destacou a dimensão de gênero diante dos relatos de desqualificação da atuação funcional da vice-prefeita e da tentativa de silenciá-la. 

Pela decisão, Brasiliano está proibido de manter contato com Enércia diretamente ou por terceiros, inclusive por telefone, mensagens, WhatsApp, e-mail, redes sociais ou recados. Ele também não poderá utilizar outras pessoas para transmitir mensagens, intimidar ou constranger a vice-prefeita.

A medida, porém, não impede que o servidor continue frequentando a Prefeitura para exercer suas funções. Eventuais comunicações indispensáveis ao trabalho deverão ocorrer por meio da chefia imediata, do setor de Recursos Humanos ou de canal institucional formal. A proteção foi estabelecida por prazo indeterminado enquanto persistir a situação de risco. 

A medida protetiva tem caráter preventivo e não representa, por si só, uma condenação do servidor. O caso ainda deverá ser apurado pelas autoridades competentes. 

Propaganda

POLÍTICA MT

TCE-MT firma pacto pela educação com cinco candidatos ao Governo

Carta elaborada pelo Gaepe-MT reúne sete compromissos para a primeira infância, alfabetização e educação inclusiva na gestão 2027-2030

Publicados

em

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concluiu, nesta quarta-feira (23), a entrega da Carta de Compromissos pela Primeira Infância e pela Educação aos candidatos ao Governo do Estado. Elaborado pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Mato Grosso (Gaepe-MT), o documento estabelece sete frentes prioritárias para o período de 2027 a 2030.

Dos seis candidatos ao Palácio Paiaguás, cinco aderiram ao documento: Natasha Slhessarenko, Wellington Fagundes, Rafael Milas, Mauricio Coelho e Otaviano Pivetta. O candidato Sargento Laudicério também foi procurado, mas não respondeu ao contato para receber a carta. 

Representante do TCE-MT no Gaepe-MT e presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec), o conselheiro Antonio Joaquim destacou que as metas envolvem principalmente a educação infantil e inclusiva. Segundo ele, a iniciativa busca estabelecer compromissos voltados às crianças e às famílias, especialmente aquelas que necessitam de políticas de inclusão.

Entre as medidas previstas estão o fortalecimento das políticas para a primeira infância, ações destinadas a estudantes com transtornos específicos de aprendizagem, alfabetização, proteção integral das crianças e inclusão da primeira infância no planejamento e no orçamento público. Os candidatos que aderiram se comprometem a considerar as medidas em seus programas de governo e, caso sejam eleitos, divulgar periodicamente informações sobre a implementação. 

Leia Também:  Botelho prepara saída do União Brasil e admite nova MDB de Janaina Riva - veja o video

Compromissos dos candidatos

Natasha Slhessarenko afirmou que as propostas já estão contempladas em seu plano de governo e destacou a ampliação de vagas em creches. “Vamos priorizar a construção de creche, mas não vamos esperar a obra ficar pronta para ter as crianças na creche. Vamos utilizar espaços sociais para ofertar vagas desde o primeiro mês”, declarou.

Wellington Fagundes também afirmou que as medidas estão alinhadas ao seu programa de governo e destacou a educação infantil e inclusiva como prioridades de sua candidatura.

Rafael Milas relacionou os investimentos na primeira infância ao desempenho escolar dos estudantes nas etapas seguintes. Já Mauricio Coelho destacou o papel do Gaepe-MT na formulação e orientação de políticas educacionais.

Último a receber a carta, Otaviano Pivetta afirmou que a educação pública precisa ser tratada de maneira integrada entre Estado e municípios. “Eu assino com muita tranquilidade porque isso é dever do Estado. Em todas as tarefas que um governante tem, a mais sublime é a educação”, disse. 

Metas para a próxima gestão

Leia Também:  Dr. João é entrevistado ao vivo pela rádio e TV Câmara em celebração aos 90 anos da Voz do Brasil

A carta foi aprovada no início de setembro pelas 19 instituições que integram o Gaepe-MT. Entre as propostas estão apoio técnico e financeiro do Estado aos municípios para conclusão de obras de creches, levantamento da demanda por vagas, garantia de profissionais de apoio na rede estadual e articulação entre educação, saúde e assistência social. 

Na área de alfabetização, o documento estabelece como objetivo que as crianças estejam alfabetizadas e apresentem aprendizagem adequada em matemática até o final do 2º ano do ensino fundamental, com indicadores públicos por município. Também são previstas ações de visitação domiciliar e orientação às famílias, com prioridade para aquelas inscritas no Cadastro Único.

O Gaepe-MT reúne instituições públicas e organizações da sociedade civil para discutir soluções conjuntas para os desafios da educação. Além do TCE-MT, fazem parte da articulação entidades como Assembleia Legislativa, Associação Mato-grossense dos Municípios, Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria de Estado de Educação, Tribunal de Justiça, Unicef e Universidade Federal de Mato Grosso, entre outras. 

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA