MATO GROSSO
Primeira-dama de MT é homenageada em Primavera do Leste por seu engajamento ao combate à violência doméstica
Nesta quinta-feira (29.08), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, participou da cerimônia de encerramento do Agosto Lilás em Primavera do Leste. O evento foi promovido pela Setasc em parceria com a Secretaria de Ação Social do Município e o Conselho Municipal de Direitos Humanos. Na ocasião, Virginia Mendes foi homenageada pelo conselho municipal.
Durante o evento, foi apresentada a campanha “MT Por Elas”, com os kits de divulgação, uma iniciativa do Programa SER Família Mulher, idealizada pela primeira-dama, com o objetivo de expandir a conscientização sobre os crimes de violência contra a mulher.
Virginia Mendes agradeceu a participação e o engajamento do município no combate à violência doméstica, declarando: “Agradeço a todos vocês pelo empenho. Eu sonho, mas vocês são os responsáveis por fazer acontecer. Meu agradecimento ao prefeito Léo, à primeira-dama Ester, à secretária Grasi e sua equipe, à minha equipe UNAF, à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Assistência Social e toda a rede.”
Ela compartilhou o caso de uma jovem que a procurou durante um evento do Agosto Lilás em Cuiabá: “Ontem mesmo, uma moça de 24 anos, que conviveu por cinco anos com o ex-marido, infelizmente se tornou vítima. Sem ter ninguém no estado, ela me procurou e eu a ouvi como se fosse minha filha. Ela me mostrou as marcas das agressões e me falou sobre os abusos psicológicos que até então achava normais. Mas, quando foi agredida fisicamente, percebeu que precisava reagir e procurou ajuda, registrando um boletim de ocorrência.”
Virginia Mendes revelou que a jovem permitiu que sua história fosse divulgada nas redes sociais, mesmo com as ameaças que continua a receber. “Esse homem, de 40 anos, empresário e influente, já tem oito boletins de ocorrência contra ele, além de outros registros de outras vítimas, e continua livre, levando uma vida normal”, compartilhou.
A primeira-dama também expressou sua frustração com a falta de efetividade das leis: “Parece que estamos enxugando gelo. Por isso, tomei a iniciativa de divulgar vídeos que mostram como as agressões acontecem. Meu marido até comentou que as imagens estavam muito fortes, mas fui pragmática e disse que era necessário, porque essa é a realidade enfrentada por muitas mulheres.”
Por seu engajamento e dedicação à causa das mulheres vítimas de violência doméstica, Virginia Mendes foi homenageada pela presidente do conselho, Gerlane Ramos, e pela primeira-dama do município, Ester Minosso. “É uma honra receber esta homenagem. Minha responsabilidade aumenta cada vez mais, e a população pode contar comigo. Precisamos de mais homens engajados nesta causa, especialmente em Brasília, para que ajam contra esses crimes. É urgente que se dê um basta nisso”, enfatizou.
O prefeito Léo Bortolin destacou o apoio do Governo do Estado e a influência da primeira-dama: “Muito do sucesso da nossa gestão se deve à parceria com o Governo do Estado, e Virginia Mendes é o esteio dessa proximidade. Essa bandeira contra a violência doméstica ganhou força com o protagonismo dela.”
Léo Bortolin também relembrou como a violência doméstica era tratada no passado: “Era um tema discutido, mas pouco se fazia. Dona Virginia enfrentou o problema de frente, percorrendo o estado e fortalecendo a rede de apoio, porque esse enfrentamento só é possível com a parceria das forças de segurança e da assistência social. Acredito que a semente plantada por ela será um legado.”
A delegada-regional de Primavera do Leste, Ana Maria, elogiou o trabalho da primeira-dama: “O trabalho de Virginia Mendes tem sido realizado com excelência e amor. Agradeço ao Governo pelo foco no combate à violência doméstica, e os projetos idealizados por ela encorajam as mulheres a sair desse ciclo de violência.”
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO7 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO5 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT3 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo pede direito de resposta contra matéria do Folha de Mato Grosso, mas Justiça Eleitoral nega pedido; veja a matéria na íntegra
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
