MATO GROSSO
Lacen-MT realiza pesquisa de vigilância genômica em assintomáticos

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT) iniciou nesta terça-feira (25.01) a coleta de amostras para exame de RT-PCR e análise genômica de assintomáticos em Cuiabá e Várzea Grande. A primeira coleta ocorreu na Feira do Porto, em Cuiabá, mas a pesquisa será realizada até sexta-feira (28.01), com a entrega de resultados às pessoas examinadas.
Amostras coletadas de feirantes e de funcionários foram realizadas com o apoio da administração da Feira do Porto, que conta com cerca de 400 feirantes. Na ação, atuaram 14 técnicos entre servidores do LACEN-MT e dos serviços de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
Os feirantes voluntários responderam a um questionário e passaram pela coleta de amostra por meio de swab nasal, para a realização do exame RT-PCR. As amostras que apresentarem resultado positivo para Covid-19 passarão pelo sequenciamento genético, para análise de variantes circulantes.
“A expectativa é detectar o vírus em pelo menos 10% das amostras. Ou seja, pelo menos 150 amostras deverão ser sequenciadas, uma vez que nem toda amostra positiva é possível de ser sequenciado em virtude da carga viral presente”, explicou a diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina de Oliveira.
De acordo com a gestora, as coletas vão continuar no Shopping Popular dos Camelôs e no Ginásio do Fiotão, em Várzea Grande. A previsão é de que, até sexta-feira (28.01), os resultados do exame RT-PCR sejam entregues às pessoas examinadas durante a execução pesquisa.
Ação integrada
A ação de testagem integra o projeto ViGeCoV2, do Núcleo de Vigilância Genômica em Tempo Real do SARS-COV-2 no Brasil, financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e coordenada pela Fiocruz.
A pesquisa ocorre em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e tem o objetivo de conhecer melhor o retrato da região Centro-Oeste em relação à circulação de variantes e do vírus Covid-19. A ação também busca estudar a incidência de circulação do vírus em pessoas assintomáticas.
O LACEN-MT é parceiro no projeto e irá realizar a análise do sequenciamento genético, cujo resultado final ficará pronto em fevereiro e será entregue à Fiocruz e Opas. O resultado final da pesquisa também vai subsidiar as equipes de Vigilância em ações de prevenção individual e coletiva.


MATO GROSSO
Governo debate uso de tecnologias espaciais no agronegócio em Cuiabá

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participa nesta terça-feira, 24.05, de 8h às 20h, no auditório da FATEC/Senai, em Cuiabá, do workshop ‘Agro: Tecnologias e Aplicações Espaciais’. O evento é uma realização da Agência Espacial Brasileira (AEB), que reunirá pesquisadores, estudantes, técnicos, universidades, entidades do agronegócio e produtores interessados nas inovações trazidas pelo uso das tecnologias espaciais no campo. Inscreva-se gratuitamente aqui.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira, também participará dos debates. A ideia é inspirar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor do agro, e viabilizar, a partir da utilização de tecnologias espaciais, um aprimoramento das práticas agrícolas e ao desenvolvimento do setor de forma sustentável. Além de mostrar os benefícios advindos dessas tecnologias e de suas aplicações a diferentes camadas da sociedade.
No final de abril, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) reuniu representantes de diferentes segmentos na sede do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Com o tema “Sensoriamento Remoto e Agronegócio”, o intercâmbio contou com a participação das principais “cabeças pensantes” do país em tecnologia espacial e representantes do agronegócio, além de professores e pesquisadores dedicados à busca de soluções para tornar ainda mais eficiente o agro mato-grossense.
Em Cuiabá, o workshop tem a realização da Seciteci, do Parque Tecnológico Mato Grosso, da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Serviço Nacional da Indústria (Senai), do Programa Espacial Brasileiro; com o apoio da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), da Agrihub, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (COINTEC) e do Conselho Tecnológico da Agroindústria (COAGRO).
SERVIÇO:
Local: Centro de eventos SENAI/FATEC, Cuiabá-MT
Data/hora: 24 de maio de 2022, a partir das 08h30 (horário local)
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/evento-presencial-agro-tecnologias-e-aplicacoes-espaciais/1551899
Programação: https://bit.ly/Agro_programacaoV4
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Lei pode criar campanha de prevenção e combate ao turismo sexual em MT
-
POLICIAL6 dias atrás
Homem foragido da Justiça de Sinop tem prisão cumprida pela Polícia Civil em Matupá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Politec lamenta falecimento de papiloscopista em acidente com ônibus na BR-163
-
SAÚDE6 dias atrás
Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Câmara dos Deputados lança programa para apoiar lactante no retorno ao trabalho
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrás
Juízo 100% Digital: novo vídeo ressalta os benefícios da adesão ao modelo virtual
-
TECNOLOGIA6 dias atrás
Instagram começa a esconder Stories de quem publica bastante
-
TRF47 dias atrás
TRF4 participa com exposição audiovisual de quadros a óleo sobre história do Judiciário