MATO GROSSO
Governo de MT entrega e vistoria obras e anuncia investimentos em seis municípios nesta sexta e sábado (24 e 25)
O Governo de Mato Grosso cumpre agenda, nesta sexta-feira e sábado (24 e 25.10), na região Sudoeste de Mato Grosso, fazendo entregas e vistorias de obras. Seis municípios receberão investimentos em infraestrutura, esporte, habitação, educação, segurança, turismo e desenvolvimento econômico.
A comitiva do Governo será composta pelo governador Mauro Mendes, primeira-dama Virginia Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, secretários e outras autoridades. A agenda na sexta-feira (24) será em Cáceres, Curvelândia, Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos. No sábado, será a vez dos municípios de Glória D’Oeste e Porto Esperidião.
Cáceres será a primeira a receber a comitiva, que tem chegada prevista para 7h, quando irão inaugurar as obras no Aeroporto Municipal e na sequência, o asfalto novo da Rua Pirajá (Estrada do Frigorífico). Em seguida terá a entrega da pista de atletismo da Unemat e a reforma e ampliação do Ginásio Poliesportivo e de Lazer Didi Profeta do Amaral, e logo depois, as vistorias ao asfalto novo da rua Membeca e às obras de construção de 50 casas populares no bairro Vitória Régia, que fazem parte do programa SER Família Habitação – Faixa 0.
Ás 10 horas, será a inauguração da Zona de Processamento de Exportaões, a ZPE de Cáceres, que recebeu investimento total de R$ 51,3 milhões do Governo do Estado. As obras da ZPE foram retomadas em 2019, depois de terem ficado cerca de 30 anos paralisadas.Na sequência será o ato de assinatura de autorizações para asfaltamento do Anel Viário e de ruas e avenidas dos bairros Vila Mariana e Maracanãzinho, além da construção de dois Colégios Estaduais Integrados – CEI. A última agenda da comitiva está prevista para às 13h30, com a vistoria das obras de construção da Orla Turística de Cáceres.
A próxima cidade será Curvelândia, onde, às 14h40, será feita a vistoria às obras de construção das casas populares no bairro Jardim Paulista, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0, seguindo para a vistoria às obras de asfaltamento de ruas do Jardim Paulista. Na sequência, o governador Mauro Mendes assinará a autorização de convênios para recuperação do asfalto da Avenida Rio Branco e para reforma da quadra poliesportiva da Escola Estadual Boa Esperança.
A terceira cidade, já na tarde de sexta-feira, será Mirassol D’Oeste. Lá, às 15h30, será a entrega da rotatória de acesso ao município na MT-250, seguido das vistorias às obras de construção de 50 casas populares, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0, e às obras de asfaltamento das Ruas 06 e 07.
Às 16 horas, está marcado o lançamento das obras de duplicação de 10 km da MT-175, rodovia entre Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, e da construção de 100 casas populares pelo SER Família Habitação. Também serão assinados os convênios para construção de rede de captação de água do Córrego Caramujo, do asfaltamento de ruas do bairro São Francisco e da construção de uma nova escola municipal, além de serem autorizadas a instalação de unidade do Corpo de Bombeiros Militar e a construção da quadra poliesportiva na Escola Estadual João Campos Vidal.
O roteiro segue para São José dos Quatro Marcos, onde a comitiva chega às 18h e faz vistorias nas obras de asfaltamento da Avenida Perimetral e nas obras de asfaltamento dos bairros Jardim Ararat, Jardim Bandeirante e Jardim Rondon. Também será dada a autorização para assinatura de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas e para construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual Miguel Barbosa. Depois destas agendas, o governador volta para Mirassol D’Oeste, onde, às 21h, visitará a Exposição Agropecuária de Mirassol D’Oeste – Expossol 2025.
No sábado a agenda começa cedo em Glória D’Oeste, iniciando às 8h com a vistoria das obras de asfaltamento de 18 km da MT-250, a inauguração da recuperação de 25 km da MT-339, entre Glória D’Oeste e São José dos Quatro Marcos e as vistorias às obras de reforma e ampliação do Centro Educacional de Ensino Fundamental Aparecido Rubens Remedis e da ação de recuperação de ruas e avenidas.
Às 9h, o governador assina a autorização de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas e de ruas do Distrito Monte Castelo.
A próxima parada é Porto Esperidião, às 10h30, onde será a inauguração de 15 km de asfalto novo da MT-265 até a Comunidade Santa Rita e serão feitas vistorias às obras de asfaltamento de 43 km da MT-388, entre Porto Espiridião e Cáceres, e ruas e avenidas da cidade.
Às 11h30, o governador assinará a autorização de construção de quadra poliesportiva da Escola Estadual São Geraldo, de convênios para asfaltamento de ruas dos Distritos Pedro Neca e Vila Picada,e da reforma do espaço esportivo para construção de ginásio poliesportivo, além da reforma e ampliação da Escola Estadual Pedro Neca.
Confira a agenda completa:
Sexta-feira, 24/10
7h – Chegada em Cáceres
– Inauguração da reforma e ampliação do Aeroporto Municipal Nelson Martins Dantas
– Inauguração do asfalto novo da Rua Pirajá (Estrada do Frigorífico)
– Inauguração da pista de atletismo da Unemat
– Entrega da reforma e ampliação do Ginásio Poliesportivo e de Lazer Didi Profeta do Amaral
– Vistoria ao asfalto novo da Rua Membeca
– Vistoria às obras de construção de 50 casas populares no bairro Vitória Régia, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0
10h – Inauguração da ZPE de Cáceres
– Ato de assinatura das autorizações para licitação do asfaltamento do Anel Viário e de ruas e avenidas dos bairros Vila Mariana e Maracanãzinho e de construção de 2 novos Colégios Estaduais Integrados – CEI, que vão abrigar as Escolas Estaduais Ana Maria das Graças e do bairro Jardim Vila Real
12h – Almoço
13h30 – Vistoria às obras de construção da Orla Turística de Cáceres
14h30 – Chegada em Curvelândia
14h40 – Vistoria às obras de construção de casas populares no bairro Jardim Paulista, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0
– Vistoria às obras de asfaltamento de ruas do bairro Jardim Paulista
– Ato de assinatura de autorização de convênios para recuperação do asfalto da Avenida Rio Branco e para reforma da quadra poliesportiva da Escola Estadual Boa Esperança
15h30 – Chegada em Mirassol D’Oeste
– Entrega da rotatória de acesso ao município na MT-250, entre Mirassol D’Oeste e Glória D’Oeste
– Vistoria às obras de construção de 50 casas populares, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0
– Vistoria às obras de asfaltamento das Ruas 06 e 07
16h – Lançamento das obras de duplicação de 10 km da MT-175, entre Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos. Local: saída para São José dos Quatro Marcos
– Lançamento da construção de 100 casas populares pelo SER Família Habitação
– Ato de assinatura das autorizações de convênio para construção de rede de captação de água do Córrego Caramujo, de asfaltamento de ruas do bairro São Francisco e de construção de uma nova escola municipal
– Autorização para instalação de unidade do Corpo de Bombeiros Militar
– Autorização para construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual João Campos Vidal
18h – Chegada em São José dos Quatro Marcos
– Vistoria às obras de asfaltamento da Avenida Perimetral
– Vistoria às obras de asfaltamento dos bairros Jardim Ararat, Jardim Bandeirante e Jardim Rondon
18h30 – Autorização para assinatura de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas e para construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual Miguel Barbosa. Local: Câmara de Vereadores
19h30 – Retorno para Mirassol D’Oeste
21h – Visita à Exposição Agropecuária de Mirassol D’Oeste – Expossol 2025
Sábado, 25/10
8h – Chegada em Glória D’Oeste
– Vistoria às obras de asfaltamento de 18 km da MT-250, entre Mirassol D’Oeste e Glória D’Oeste
– Inauguração da recuperação de 25 km da MT-339, entre Glória D’Oeste e São José dos Quatro Marcos
– Vistoria às obras de reforma e ampliação do Centro Educacional de Ensino Fundamental Aparecido Rubens Remedis
– Vistoria às obras de recuperação de ruas e avenidas
9h – Ato de assinatura de autorização de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas e de ruas do Distrito Monte Castelo. Local: Beira do Rio Jauru
10h – Visita ao Distrito de Monte Castelo
10h30 – Chegada em Porto Esperidião
– Inauguração de 15 km de asfalto novo da MT-265 até a Comunidade Santa Rita
– Vistoria às obras de asfaltamento de 43 km da MT-388, entre Porto Espiridião e Cáceres
11h15 – Vistoria em ruas e avenidas
11h30 – Ato de assinatura de autorização de construção de quadra poliesportiva da Escola Estadual São Geraldo, e de convênios para asfaltamento de ruas dos Distritos Pedro Neca e Vila Picada, reforma do espaço esportivo para construção de ginásio poliesportivo e reforma e ampliação da Escola Estadual Pedro Neca. Local: Beira Rio
14h – Retorno para Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO7 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo pede direito de resposta contra matéria do Folha de Mato Grosso, mas Justiça Eleitoral nega pedido; veja a matéria na íntegra
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
