MATO GROSSO
Governo de MT entrega e vistoria obras e anuncia investimentos em seis municípios nesta sexta e sábado (24 e 25)
O Governo de Mato Grosso cumpre agenda, nesta sexta-feira e sábado (24 e 25.10), na região Sudoeste de Mato Grosso, fazendo entregas e vistorias de obras. Seis municípios receberão investimentos em infraestrutura, esporte, habitação, educação, segurança, turismo e desenvolvimento econômico.
A comitiva do Governo será composta pelo governador Mauro Mendes, primeira-dama Virginia Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, secretários e outras autoridades. A agenda na sexta-feira (24) será em Cáceres, Curvelândia, Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos. No sábado, será a vez dos municípios de Glória D’Oeste e Porto Esperidião.
Cáceres será a primeira a receber a comitiva, que tem chegada prevista para 7h, quando irão inaugurar as obras no Aeroporto Municipal e na sequência, o asfalto novo da Rua Pirajá (Estrada do Frigorífico). Em seguida terá a entrega da pista de atletismo da Unemat e a reforma e ampliação do Ginásio Poliesportivo e de Lazer Didi Profeta do Amaral, e logo depois, as vistorias ao asfalto novo da rua Membeca e às obras de construção de 50 casas populares no bairro Vitória Régia, que fazem parte do programa SER Família Habitação – Faixa 0.
Ás 10 horas, será a inauguração da Zona de Processamento de Exportaões, a ZPE de Cáceres, que recebeu investimento total de R$ 51,3 milhões do Governo do Estado. As obras da ZPE foram retomadas em 2019, depois de terem ficado cerca de 30 anos paralisadas.Na sequência será o ato de assinatura de autorizações para asfaltamento do Anel Viário e de ruas e avenidas dos bairros Vila Mariana e Maracanãzinho, além da construção de dois Colégios Estaduais Integrados – CEI. A última agenda da comitiva está prevista para às 13h30, com a vistoria das obras de construção da Orla Turística de Cáceres.
A próxima cidade será Curvelândia, onde, às 14h40, será feita a vistoria às obras de construção das casas populares no bairro Jardim Paulista, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0, seguindo para a vistoria às obras de asfaltamento de ruas do Jardim Paulista. Na sequência, o governador Mauro Mendes assinará a autorização de convênios para recuperação do asfalto da Avenida Rio Branco e para reforma da quadra poliesportiva da Escola Estadual Boa Esperança.
A terceira cidade, já na tarde de sexta-feira, será Mirassol D’Oeste. Lá, às 15h30, será a entrega da rotatória de acesso ao município na MT-250, seguido das vistorias às obras de construção de 50 casas populares, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0, e às obras de asfaltamento das Ruas 06 e 07.
Às 16 horas, está marcado o lançamento das obras de duplicação de 10 km da MT-175, rodovia entre Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, e da construção de 100 casas populares pelo SER Família Habitação. Também serão assinados os convênios para construção de rede de captação de água do Córrego Caramujo, do asfaltamento de ruas do bairro São Francisco e da construção de uma nova escola municipal, além de serem autorizadas a instalação de unidade do Corpo de Bombeiros Militar e a construção da quadra poliesportiva na Escola Estadual João Campos Vidal.
O roteiro segue para São José dos Quatro Marcos, onde a comitiva chega às 18h e faz vistorias nas obras de asfaltamento da Avenida Perimetral e nas obras de asfaltamento dos bairros Jardim Ararat, Jardim Bandeirante e Jardim Rondon. Também será dada a autorização para assinatura de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas e para construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual Miguel Barbosa. Depois destas agendas, o governador volta para Mirassol D’Oeste, onde, às 21h, visitará a Exposição Agropecuária de Mirassol D’Oeste – Expossol 2025.
No sábado a agenda começa cedo em Glória D’Oeste, iniciando às 8h com a vistoria das obras de asfaltamento de 18 km da MT-250, a inauguração da recuperação de 25 km da MT-339, entre Glória D’Oeste e São José dos Quatro Marcos e as vistorias às obras de reforma e ampliação do Centro Educacional de Ensino Fundamental Aparecido Rubens Remedis e da ação de recuperação de ruas e avenidas.
Às 9h, o governador assina a autorização de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas e de ruas do Distrito Monte Castelo.
A próxima parada é Porto Esperidião, às 10h30, onde será a inauguração de 15 km de asfalto novo da MT-265 até a Comunidade Santa Rita e serão feitas vistorias às obras de asfaltamento de 43 km da MT-388, entre Porto Espiridião e Cáceres, e ruas e avenidas da cidade.
Às 11h30, o governador assinará a autorização de construção de quadra poliesportiva da Escola Estadual São Geraldo, de convênios para asfaltamento de ruas dos Distritos Pedro Neca e Vila Picada,e da reforma do espaço esportivo para construção de ginásio poliesportivo, além da reforma e ampliação da Escola Estadual Pedro Neca.
Confira a agenda completa:
Sexta-feira, 24/10
7h – Chegada em Cáceres
– Inauguração da reforma e ampliação do Aeroporto Municipal Nelson Martins Dantas
– Inauguração do asfalto novo da Rua Pirajá (Estrada do Frigorífico)
– Inauguração da pista de atletismo da Unemat
– Entrega da reforma e ampliação do Ginásio Poliesportivo e de Lazer Didi Profeta do Amaral
– Vistoria ao asfalto novo da Rua Membeca
– Vistoria às obras de construção de 50 casas populares no bairro Vitória Régia, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0
10h – Inauguração da ZPE de Cáceres
– Ato de assinatura das autorizações para licitação do asfaltamento do Anel Viário e de ruas e avenidas dos bairros Vila Mariana e Maracanãzinho e de construção de 2 novos Colégios Estaduais Integrados – CEI, que vão abrigar as Escolas Estaduais Ana Maria das Graças e do bairro Jardim Vila Real
12h – Almoço
13h30 – Vistoria às obras de construção da Orla Turística de Cáceres
14h30 – Chegada em Curvelândia
14h40 – Vistoria às obras de construção de casas populares no bairro Jardim Paulista, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0
– Vistoria às obras de asfaltamento de ruas do bairro Jardim Paulista
– Ato de assinatura de autorização de convênios para recuperação do asfalto da Avenida Rio Branco e para reforma da quadra poliesportiva da Escola Estadual Boa Esperança
15h30 – Chegada em Mirassol D’Oeste
– Entrega da rotatória de acesso ao município na MT-250, entre Mirassol D’Oeste e Glória D’Oeste
– Vistoria às obras de construção de 50 casas populares, pelo programa SER Família Habitação – Faixa 0
– Vistoria às obras de asfaltamento das Ruas 06 e 07
16h – Lançamento das obras de duplicação de 10 km da MT-175, entre Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos. Local: saída para São José dos Quatro Marcos
– Lançamento da construção de 100 casas populares pelo SER Família Habitação
– Ato de assinatura das autorizações de convênio para construção de rede de captação de água do Córrego Caramujo, de asfaltamento de ruas do bairro São Francisco e de construção de uma nova escola municipal
– Autorização para instalação de unidade do Corpo de Bombeiros Militar
– Autorização para construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual João Campos Vidal
18h – Chegada em São José dos Quatro Marcos
– Vistoria às obras de asfaltamento da Avenida Perimetral
– Vistoria às obras de asfaltamento dos bairros Jardim Ararat, Jardim Bandeirante e Jardim Rondon
18h30 – Autorização para assinatura de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas e para construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual Miguel Barbosa. Local: Câmara de Vereadores
19h30 – Retorno para Mirassol D’Oeste
21h – Visita à Exposição Agropecuária de Mirassol D’Oeste – Expossol 2025
Sábado, 25/10
8h – Chegada em Glória D’Oeste
– Vistoria às obras de asfaltamento de 18 km da MT-250, entre Mirassol D’Oeste e Glória D’Oeste
– Inauguração da recuperação de 25 km da MT-339, entre Glória D’Oeste e São José dos Quatro Marcos
– Vistoria às obras de reforma e ampliação do Centro Educacional de Ensino Fundamental Aparecido Rubens Remedis
– Vistoria às obras de recuperação de ruas e avenidas
9h – Ato de assinatura de autorização de convênio para asfaltamento de ruas e avenidas e de ruas do Distrito Monte Castelo. Local: Beira do Rio Jauru
10h – Visita ao Distrito de Monte Castelo
10h30 – Chegada em Porto Esperidião
– Inauguração de 15 km de asfalto novo da MT-265 até a Comunidade Santa Rita
– Vistoria às obras de asfaltamento de 43 km da MT-388, entre Porto Espiridião e Cáceres
11h15 – Vistoria em ruas e avenidas
11h30 – Ato de assinatura de autorização de construção de quadra poliesportiva da Escola Estadual São Geraldo, e de convênios para asfaltamento de ruas dos Distritos Pedro Neca e Vila Picada, reforma do espaço esportivo para construção de ginásio poliesportivo e reforma e ampliação da Escola Estadual Pedro Neca. Local: Beira Rio
14h – Retorno para Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Missão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
Empresas que já atuam na compra de ouro, cobre e manganês brasileiros buscam ampliar sua rede de fornecedores em Mato Grosso por meio de relações comerciais de longo prazo.
Mato Grosso recebeu nesta semana uma missão empresarial internacional voltada à ampliação das relações comerciais entre produtores brasileiros e empresas que atuam no mercado internacional de minerais. A agenda foi liderada por Isadora Coimbra, empresária e Cônsul da Indonésia, que representa empresas de Dubai interessadas em ampliar sua rede de fornecedores no Estado e fortalecer relações comerciais de longo prazo.
A programação reuniu representantes do setor mineral, empresários, autoridades e instituições públicas em um ambiente voltado à aproximação entre o mercado brasileiro e investidores internacionais. Participaram da agenda, entre outras lideranças, a advogada empresarial Athena Campos, com atuação em relações e negócios internacionais, Taís Costa, diretora de Assuntos Internacionais da Presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e Bruna Moraes, assessora internacional do Governo do Estado.
O evento também marcou o lançamento da unidade do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em Mato Grosso, fortalecendo a organização institucional da cadeia mineral e ampliando o diálogo entre iniciativa privada, entidades representativas e poder público.
Após as agendas institucionais, Athena Campos passou a atuar na aproximação entre a missão empresarial e mineradores mato-grossenses, iniciando as tratativas para estruturar futuras oportunidades comerciais entre produtores locais e as empresas representadas pela missão.
Segundo Athena, o interesse demonstrado pelas empresas internacionais representa uma oportunidade importante para ampliar a inserção de Mato Grosso no mercado global de minerais.
Na avaliação da advogada, o interesse internacional não está relacionado apenas ao potencial produtivo do Estado, mas também à evolução da mineração mato-grossense nos últimos anos, com operações que já trabalham dentro de padrões exigidos pelo mercado internacional.
“As empresas já possuem uma atuação consolidada na aquisição de minerais brasileiros. O interesse agora é ampliar essa atuação em Mato Grosso, aproximando novos fornecedores e construindo uma presença cada vez mais forte no Estado. O que desperta esse interesse não é apenas o volume de produção, mas a existência de produtores que já operam com rastreabilidade, documentação, certificações e padrões compatíveis com as exigências do mercado internacional.”
Segundo Athena, o objetivo vai além da prospecção de fornecedores. A proposta é ampliar o número de produtores mato-grossenses preparados para acessar o mercado internacional, criando uma estrutura jurídica e operacional que permita novas oportunidades de exportação.
“Nossa proposta vai além de aproximar empresas estrangeiras de produtores que já exportam. Queremos também contribuir para estruturar jurídica e operacionalmente mineradores que ainda não acessam o mercado internacional, criando condições para que possam exportar diretamente, seja para Dubai ou para outros mercados.”
Ela explica que esse processo envolve uma estrutura técnica ampla, capaz de oferecer segurança, previsibilidade e conformidade para todas as partes envolvidas.
“Toda operação internacional exige uma estrutura jurídica consistente. Estamos falando de due diligence, análise documental, estruturação contratual, avaliação regulatória, compliance e de todos os mecanismos necessários para que essas operações sejam realizadas dentro dos padrões exigidos pelo mercado internacional.”
Outro aspecto observado durante as conversas com produtores foi a importância das relações de longo prazo já existentes no setor mineral brasileiro. Segundo Athena, esse mercado é tradicionalmente construído sobre confiança, histórico de relacionamento e conhecimento da realidade operacional de cada região.
“O mercado mineral não funciona apenas pela lógica de quem paga mais. Existem relações construídas ao longo de muitos anos entre produtores e compradores, que envolvem confiança, apoio ao desenvolvimento da produção e presença constante junto ao setor. Qualquer empresa que queira construir uma atuação sólida no Brasil precisa compreender essa dinâmica e desenvolver esse relacionamento ao longo do tempo.”
Na avaliação da advogada, o movimento iniciado pela missão empresarial representa uma oportunidade de fortalecer não apenas negócios específicos, mas todo o ambiente de internacionalização da mineração mato-grossense.
“O objetivo não é apenas criar novas rotas de comercialização. É ampliar a presença da mineração mato-grossense no mercado internacional, permitindo que um número cada vez maior de produtores tenha acesso direto às oportunidades globais. Quando conseguimos estruturar esse caminho com segurança jurídica e previsibilidade, fortalecemos toda a cadeia mineral do Estado.”
As tratativas iniciadas durante a missão deverão continuar nas próximas semanas, com novas reuniões entre representantes das empresas internacionais e mineradores mato-grossenses, dando sequência à estruturação das futuras parcerias e à ampliação da presença de Mato Grosso no mercado internacional de minerais.
-
MATO GROSSO6 dias atrásPaulo Araújo é o sexto colocado e lidera o Republicanos em pesquisa recente para deputado estadual
-
POLÍTICA MT7 dias atrásBuzinaço de motoboys: Paulo Araújo reúne multidão, prefeitos e cúpula governista; Republicanos projeta eleger cinco deputados estaduais – veja o video
-
MATO GROSSO6 dias atrásGisela Simona consolida presença entre os nomes lembrados para a Câmara Federal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVirgínia Mendes divulga foto produzida de pré-candidata à Câmara Federal às vésperas das convenções partidárias
-
MATO GROSSO3 dias atrásMissão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPP caminha para oficializar apoio a Pivetta e amplia pressão sobre convenção decisiva do União Brasil
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCidinho dos Santos liga por vídeo para Otaviano Pivetta e comunica aprovação unânime de seu nome na convenção do PP ao Governo de Mato Grosso – veja o video
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington confirma Janaína e Medeiros ao Senado e amplia articulação para atrair Podemos à chapa

