MATO GROSSO

Governador mostra potenciais de MT a investidores: “Podemos ter até uma 3ª safra”

Publicados

em

Durante evento em São Paulo (SP), o governador Mauro Mendes mostrou os principais potenciais de Mato Grosso a grandes investidores nacionais e internacionais.

Mauro palestrou no Agriculture Investiment Conference, realizado pelo Credit Suisse, do grupo UBS, evento que discute o futuro do agronegócio, segurança alimentar e novas perspectivas econômicas do país.

O governador mostrou que Mato Grosso, além de ser líder nacional de produção de soja, milho, algodão, etanol de milho, carne bovina e muitos outros, também tem grande capacidade para expandir essa produção.

“Já chegamos na casa dos 100 milhões de toneladas e a projeção é que possamos chegar a 130, 150 milhões até 2030. E tudo isso sem precisar derrubar uma única árvore, respeitando as nossas florestas, especialmente a amazônica, e o Código Florestal. Produzimos duas safras tranquilamente e, agora com os investimenros em irrigação, podemos ter até uma terceira safra”, relatou.

Conforme o governador, a produção também pode ser ampliada com o uso de áreas degradadas de pastagem, com foco na sustentabilidade.

“Nós temos doze milhões de hectares de áreas de produção em Mato Grosso e temos mapeado cinco milhões de pastagens degradadas, com características 100% compatíveis de migração para a produção. Ou seja, podemos aumentar a produção em quase 50% sem precisar desmatar”, destacou.

Leia Também:  PM apreende adolescente que vendia drogas em praça de Sinop

Mauro Mendes pontuou que há muitos outros setores que estão crescendo em Mato Grosso e são atrativos para investimentos privados.

“Temos grandes oportunidades na área de etanol e biodiesel. O biometano é algo que também começa a ganhar força em substituição ao gás natural. Esta crescendo a agroindústria, nesse processo de industrializar as proteínas, vegetais e animais, já que hoje só processamos 20% do que produzimos”, disse.

Além disso, o governador falou dos ajustes realizados no Governo de Mato Grosso que tornaram o estado um exemplo de gestão fiscal, de ambiência de negócios e que hoje aplica mais de 18% de tudo o que arrecada em investimentos.

“Mato Grosso é seguramente um dos estados que mais faz investimentos. Vamos chegar a 5.500 km de asfalto novo até 2026, viabilizamos a 1ª ferrovia estadual e implantamos a solução inédita de assumir a concessão da BR-163. Hoje temos um governo sólido, bom pagador, nota A no tesouro e que tornou Mato Grosso o melhor lugar do país para investir, trazer desenvolvimento e gerar emprego”, finalizou.

Leia Também:  Sesp entrega nova viatura à PM de Gaúcha do Norte para reforço no policiamento

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas

Publicados

em

Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.

No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.

Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.

Leia Também:  Sesp entrega nova viatura à PM de Gaúcha do Norte para reforço no policiamento

Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.

Segue integra da nota:

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS

Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.

A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.

Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.

Leia Também:  Investigado por agredir ex-companheira e filha dela é preso pela Polícia Civil em Sorriso

As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.

Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.

Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.

Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT

Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT

Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT

Fonte: TCE

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA