MATO GROSSO
Escola estadual de tempo integral envolve mais de 300 estudantes na produção de hortaliças
Lançado em 2019 pelo Governo de Mato Grosso, neste ano o projeto recebeu recursos da ordem de R$ 3,2 milhões para atender as 329 escolas que apresentaram propostas.
De acordo com o gestor educacional da unidade, Amauri Euzébio da Silva, o projeto beneficia 313 estudantes do ensino fundamental e médio com ações interdisciplinares que estabelecem relações entre a instalação, o manejo das cultivares e os conhecimentos curriculares.
“Cultivamos a nossa horta em anos anteriores, mas, com essa parceria, ampliamos ainda mais o apelo pedagógico, o empreendedorismo e o protagonismo juvenil”, destacou.
A ideia de implantar uma horta com mudas frutíferas já era uma vontade dos profissionais de educação. “Era algo que idealizávamos há algum tempo, pois observamos a necessidade de envolver nossos estudantes em atividades diversificadas, interdisciplinares e transversais, visto que nossa escola é de tempo integral”, explicou a professora Lidiane Almeida da Silva.
De acordo com o professor Paulo Rosa, os estudantes são os verdadeiros protagonistas do projeto. “Envolvidos desde a ideia inicial na implantação e na manutenção da horta, e contribuindo de maneira efetiva no processo de ensino e de aprendizagem, eles experimentam diferentes abordagens que contribuem com o crescimento individual e coletivo”.
Ele destacou que as ações contam com a participação de todo o corpo docente e os demais trabalhadores da educação da escola. “O objetivo, em primeiro lugar, são os fins didáticos na formação dos estudantes, assim como o aproveitamento da produção de hortaliças e temperos verdes na alimentação escolar”.
Para a coordenadora pedagógica, Kátia Alessandra, os projetos são desenvolvidos de maneira extracurricular e o objetivo é expandir cada vez mais para a comunidade. “Quando há excedente, os estudantes considerados hipossuficientes levam um kit de produtos para casa. Essa atividade também tem o seu lado social”, pontuou.
O projeto conta com o apoio da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) que, nesse ano, fez a doação de 50 mudas de bananeiras e presta assessoria de manejo e manutenção da horta e da plantação das novas mudas.
“Dentre as parcerias formadas através da Seduc e Seaf, receberemos todo o suporte técnico de agrônomos que nos ajudam no trabalho com o solo”, contou o professor Edimilson Almeida, também envolvido no projeto.
Atualmente, está sendo feito o plantio de bananeiras, mandiocas, entre outras. O foco agora é ampliar o cultivo na escola e multiplicar as mudas para doar aos estudantes.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO7 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo pede direito de resposta contra matéria do Folha de Mato Grosso, mas Justiça Eleitoral nega pedido; veja a matéria na íntegra
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
