CUIABÁ
Prefeito define melhorias e obras na Estação Alencastro começam nesta quarta-feira
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, vistoriou nesta terça-feira (9) a Estação Alencastro, na região central da capital, que receberá obras de reforma e ampliação a partir das 8h desta quarta-feira (10). O objetivo é tornar o espaço mais confortável, acessível e adequado às necessidades da população.
A visita técnica reuniu secretários municipais, arquitetos e representantes da empresa responsável pela manutenção predial das estações para alinhar as ações que serão executadas no local e discutir a implantação de um novo sistema de climatização. Entre as melhorias definidas estão a abertura da estrutura para favorecer a ventilação natural e a retirada das placas de alumínio que atualmente dificultam a circulação do ar.
Durante a vistoria, a secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda, explicou que a visita teve como finalidade apresentar as diretrizes da gestão municipal para as intervenções e estabelecer um cronograma de execução compatível com os contratos vigentes.
“O espaço será ampliado, mais ventilado e mais aberto. Todas essas mudanças internas proporcionarão maior acessibilidade, com a implantação de piso tátil e a ampliação das áreas de circulação e espera, garantindo mais conforto aos passageiros”, detalhou.
Francyanne Lacerda ressaltou que a Estação Alencastro permanecerá em funcionamento durante todo o período das obras e pediu a compreensão da população diante dos transtornos temporários causados pelas melhorias.
“É importante destacar que a Estação Alencastro não será fechada. Ela continuará funcionando normalmente enquanto realizamos as melhorias. Pedimos a compreensão e a paciência dos usuários neste período de obras. Vamos alterar a forma de embarque e desembarque das pessoas que utilizam a estação”, enfatizou.
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, destacou que a reforma representa um projeto piloto que poderá servir de referência para futuras intervenções em outros terminais da cidade.
“Encontramos uma estrutura em condições bastante precárias, sem o conforto necessário para os usuários. A proposta é transformar esse ambiente, oferecendo mais segurança, acessibilidade e bem-estar para quem utiliza o transporte coletivo”, explicou.
O secretário também informou que as primeiras alterações estruturais começam imediatamente, incluindo adequações nas catracas e nos acessos da estação. Destacou ainda a importância da colaboração dos usuários durante a fase de adaptação às mudanças, especialmente em razão da nova configuração dos espaços internos.
A Estação Alencastro atende importantes linhas do transporte coletivo de Cuiabá, conectando a região central a diversos bairros da capital. Entre as linhas que passam pelo terminal estão a C01 (UFMT/Unic Beira Rio), 105 (Santa Marta/Centro), 107 (Chopão/Shopping Goiabeiras/Jardim Cuiabá/Santa Amália), 109 e 109B (Centro/Shopping Goiabeiras), 115 (Jardim Cuiabá/Centro), 250 (Centro de Eventos/Centro), 251 (Centro/Hospital Municipal de Cuiabá), 308 (Ribeirão do Lipa/Ponto Final da Antártica), 340 (Altos da Glória/Centro), 410 (Chopão/Shopping Goiabeiras/Santa Rosa/Antártica), 604 (Jardim Gramado/Centro), 605 (Itapajé/Centro), 608 (Parque Residencial/Centro), 609 (Parque Cuiabá/Centro) e 711 (Pedra 90/Centro).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Secretaria de Educação realiza capacitação para formação da 1ª Turma de Brigadistas da Rede Municipal
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a capacitação da 1ª Turma do Curso de Formação de Brigadistas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. A programação, realizada em período integral, segue até quarta-feira (9), com o primeiro dia no Auditório Maestro China, na sede da SME, para a parte teórica sobre primeiros socorros, e o segundo dia no antigo Colégio Nilo Póvoas, com o conteúdo prático. A capacitação teve início nesta terça-feira (8).
Nesta primeira etapa, 12 unidades educacionais da capital foram contempladas, entre Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Cada unidade indicou cinco servidores efetivos para compor as equipes de resposta rápida em emergências, totalizando 60 participantes.
A ação faz parte da política contínua de fortalecimento da segurança, prevenção contra acidentes e gestão de riscos no ambiente escolar. Além disso, o treinamento atende aos requisitos técnicos e legais exigidos pelo Corpo de Bombeiros Militar para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas unidades de ensino do município.
“Com carga horária total de 16 horas, o curso foi planejado de forma a garantir que os profissionais adquiram conhecimentos teóricos e aptidão prática para agir com segurança em eventuais momentos de crise”, explicou o secretário Municipal de Esportes, responsável pelo setor de infraestrutura da Educação, Mateus Silva Alves.
Segundo o cabo BM Assunção, no Módulo Teórico, o conteúdo abrange os fundamentos da segurança contra incêndio e pânico, noções avançadas de primeiros socorros, rotas de evacuação, abandono de área e legislação vigente.
“Já o Módulo Prático é voltado ao manuseio correto de extintores de incêndio, simulações reais de evacuação de emergência, táticas operacionais de combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar. Para isso, faremos uma simulação da ocorrência”, pontuou.
Para a realização do Módulo Prático, os participantes seguem orientações específicas de segurança do trabalho, como o uso obrigatório de vestuário apropriado para treinamentos táticos e de campo, incluindo calça comprida resistente, calçado fechado com solado aderente e vestimenta confortável.
“A expectativa é expandir a formação para as demais unidades da rede municipal ao longo dos próximos meses, garantindo que toda a comunidade escolar, alunos, professores e demais profissionais usufrua de espaços seguros, preparados e devidamente certificados pelos órgãos de segurança pública”, pontuou o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira.
A realização do curso conta com a articulação da Diretoria de Infraestrutura e do Centro de Formação (CFEC/SME).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAdelcino Lopo começa campanha com Wellington, muda de lado e vira alvo de “traíra” e “melancia” no Araguaia – veja posts
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLuiza Böer repercute novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes e o Banco Master
-
POLÍTICA MT6 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásBotelho sai em defesa de Janaina, detona Medeiros e manda aliado do PL colocar “melancia na cabeça” veja entrevista
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVeritá: Pivetta cresce, chega a 32,1% e vira sobre Wellington Fagundes na disputa pelo Governo
