CUIABÁ

Liderados por primeira-dama, equipe de Cuiabá encerra visitas técnicas em SC

Publicados

em

A comitiva da Prefeitura de Cuiabá, liderada pela primeira-dama Samantha Iris, concluiu a série de visitas técnicas planejadas durante a agenda oficial na cidade de Balneário Camboriú (SC). A viagem teve como foco o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde, assistência social e inclusão de pessoas com deficiência, especialmente crianças e adolescentes autistas, que é uma das prioridades da gestão do prefeito Abilio Brunini.

Também participaram das agendas a presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, e as secretárias municipais de Assistência Social, Hélida Vilela, e de Saúde, Dra Lucia Helena. Na área da saúde, a equipe conheceu de perto fluxogramas e modelos organizacionais voltados ao acolhimento e tratamento de pessoas com deficiência, idosos, mulheres e o público neurodivergente. O objetivo foi entender como aplicar de forma mais eficiente as terapias integradas para o público autista, com ênfase no atendimento infantojuvenil.

Além da parte técnica, as secretárias trocaram experiências sobre a gestão de contratos, tecnologia e recursos humanos, pontos desafiadores da pasta. A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, compartilhou alternativas práticas para cada uma dessas áreas e ressaltou a importância de uma rede articulada de atendimento.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá faz diversos atendimentos após chuva superior a 100mm na capital

“Voltamos para Cuiabá com ideias concretas e experiências exitosas que queremos adaptar à nossa realidade”, disse a primeira-dama Samantha Iris. Para a secretária Lucia Helena, a visita “revela que é possível inovar a saúde pública com planejamento e cooperação”. Já Hélida Vilela destacou: “Levamos imprints importantes de uma cidade que tem na assistência social uma base forte de apoio às famílias”.

A missão em Balneário Camboriú reforça o compromisso da gestão cuiabana com a modernização dos serviços públicos, por meio da troca de experiências com cidades que já adotam práticas bem-sucedidas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Secretaria de Educação realiza capacitação para formação da 1ª Turma de Brigadistas da Rede Municipal

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a capacitação da 1ª Turma do Curso de Formação de Brigadistas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. A programação, realizada em período integral, segue até quarta-feira (9), com o primeiro dia no Auditório Maestro China, na sede da SME, para a parte teórica sobre primeiros socorros, e o segundo dia no antigo Colégio Nilo Póvoas, com o conteúdo prático. A capacitação teve início nesta terça-feira (8).

Nesta primeira etapa, 12 unidades educacionais da capital foram contempladas, entre Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Cada unidade indicou cinco servidores efetivos para compor as equipes de resposta rápida em emergências, totalizando 60 participantes.

A ação faz parte da política contínua de fortalecimento da segurança, prevenção contra acidentes e gestão de riscos no ambiente escolar. Além disso, o treinamento atende aos requisitos técnicos e legais exigidos pelo Corpo de Bombeiros Militar para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nas unidades de ensino do município.

Leia Também:  Prefeitura presta assistência à família vítima de incêndio no Contorno Leste

“Com carga horária total de 16 horas, o curso foi planejado de forma a garantir que os profissionais adquiram conhecimentos teóricos e aptidão prática para agir com segurança em eventuais momentos de crise”, explicou o secretário Municipal de Esportes, responsável pelo setor de infraestrutura da Educação, Mateus Silva Alves.

Segundo o cabo BM Assunção, no Módulo Teórico, o conteúdo abrange os fundamentos da segurança contra incêndio e pânico, noções avançadas de primeiros socorros, rotas de evacuação, abandono de área e legislação vigente.

“Já o Módulo Prático é voltado ao manuseio correto de extintores de incêndio, simulações reais de evacuação de emergência, táticas operacionais de combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar. Para isso, faremos uma simulação da ocorrência”, pontuou.

Para a realização do Módulo Prático, os participantes seguem orientações específicas de segurança do trabalho, como o uso obrigatório de vestuário apropriado para treinamentos táticos e de campo, incluindo calça comprida resistente, calçado fechado com solado aderente e vestimenta confortável.

“A expectativa é expandir a formação para as demais unidades da rede municipal ao longo dos próximos meses, garantindo que toda a comunidade escolar, alunos, professores e demais profissionais usufrua de espaços seguros, preparados e devidamente certificados pelos órgãos de segurança pública”, pontuou o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira.

Leia Também:  Trecho da avenida do CPA é bloqueado para corrida de Reis e agentes da Semob reforçam ações para garantir fluidez no trânsito

A realização do curso conta com a articulação da Diretoria de Infraestrutura e do Centro de Formação (CFEC/SME).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA