VÁRZEA GRANDE MT

“Inclusão não é estatística, é respeito”, afirma Mário Quidá no I Encontro da Pessoa com Deficiência em Várzea Grande

O evento integrou a programação nacional do “Dia D de Inclusão e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”, celebrado em todo o país, e movimentou o Várzea Grande Shopping das 10h às 17h

Várzea Grande deu um passo importante rumo à inclusão nesta segunda-feira (22), com a realização do I Encontro da Pessoa com Deficiência, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, do Sine-VG e da Assessoria de Políticas de Inclusão. O evento integrou a programação nacional do “Dia D de Inclusão e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”, celebrado em todo o país, e movimentou o Várzea Grande Shopping das 10h às 17h.

Com o tema “A inclusão começa com uma oportunidade”, o encontro reuniu empresas, gestores, movimentos sociais e a própria comunidade PcD, reforçando a importância da acessibilidade, da igualdade e da valorização de talentos. Ao longo do dia, foram disponibilizadas 74 vagas de emprego exclusivas para Pessoas com Deficiência, ofertadas pelo Sine-VG em diversas áreas, como auxiliar de produção, operador de caixa, frentista e atendente de lojas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá Neto, destacou que o momento vai além do cumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91). “A lei foi um divisor de águas no mercado de trabalho, mas inclusão não pode ser vista apenas como número. Inclusão é acessibilidade, empatia e evolução dentro das empresas. Hoje é dia de ampliar esse debate e mostrar que precisamos criar ambientes reais de crescimento para a pessoa com deficiência”, afirmou.

Leia Também:  Vinte e três mulheres já realizaram ultrassom morfológico em Várzea Grande

A assessora especial de Políticas de Inclusão, Priscila Lima, destacou a força do evento. “Aqui não estamos apenas falando de inclusão, mas efetivando oportunidades. Várzea Grande está abrindo portas para que as pessoas com deficiência possam mostrar seus talentos e desenvolver seus trabalhos. A cidade está criando um ambiente de oportunidades reais”, disse.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Diney Ribeiro Campos, ressaltou a importância da mobilização. “Cada encontro como este é uma vitória. Precisamos que essas ações sejam cada vez mais frequentes, para fortalecer a inclusão social e dar voz às pessoas com deficiência e suas famílias”, destacou.

A programação incluiu palestras, oficinas de capacitação, entrevistas de emprego, emissão de CTPS digital, laudos médicos, orientação jurídica e previdenciária, serviços de acessibilidade e espaços de bem-estar.

O auditor-fiscal do trabalho, Eduardo de Souza Maria, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-VG, Larissa Faria, e Joicy Corrêa, especialista em Direito Previdenciário, conduziram palestras sobre contratação e benefícios previdenciários.

Leia Também:  Bairros Santa Clara e Vila Rica recebem investimentos de R$ 2,5 Milhões em pavimentação e drenagem

Parceiros como a Setasc, o CDL-VG, o Ministério do Trabalho e Emprego e o FAT também marcaram presença, reafirmando o compromisso coletivo com a empregabilidade e a valorização da diversidade. “Com sinergia, esperança e oportunidades concretas, o I Encontro da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande mostrou que inclusão não é caridade, nem estatística, mas sim, respeito, reconhecimento e desenvolvimento humano”, reforçou Mario Quidá.

Essa visão, segundo Mário Quidá, reflete a nova política pública da gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, que têm colocado a inclusão social como prioridade. “É uma determinação da prefeita e o vice olhar para as pessoas com deficiência, não apenas como parte de uma estatística, mas como cidadãos plenos, com direitos e potenciais que precisam ser valorizados. Essa é a marca dessa gestão: transformar leis em ações concretas que mudam vidas e ampliam oportunidades”, completou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande inaugura novo Centro de Convivência para Mulheres

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou mais um polo de Centro de Convivência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Dessa vez, destinado para mulheres e meninas atendidas pela região do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Santa Maria. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (6), como parte das entregas de aniversário, celebrando os 159 anos da cidade.

O espaço foi implantado por meio de uma importante parceria com a Associação Salmo 23, no bairro Cohab Primavera, fortalecendo o trabalho em rede e aproximando ainda mais os serviços sociais das comunidades.

A prefeita Flávia Moretti ressaltou que o novo Centro de Convivência representa mais um passo importante para ampliar os serviços sociais em todas as regiões do município.

“O serviço de fortalecimento de vínculos é fundamental para a gente cuidar das pessoas. No caso das mulheres, dos idosos e de crianças, ele tem essa função importante. Ele chega onde as pessoas estão. Parcerias como a do Salmo 23 são de extrema importância, temos dezenas de parcerias como essa. É um trabalho que soma e fortalece as pessoas. A tendência é que ampliemos, queremos crescer e atender cada localidade”, declarou a prefeita.

Durante a inauguração, a ex-deputada federal Gisela Simona destacou a importância da iniciativa e elogiou a atuação do município no cuidado com as pessoas. “Fico muito feliz ao acompanhar uma entrega social, porque geralmente muitas prefeituras pensam somente na parte da estrutura, e aqui é diferente. Várzea Grande cuida das pessoas. Estamos falando de questões sensíveis. As mulheres que são encaminhadas ao Centro de Convivência são mulheres chefes do lar, que estruturam os lares. Aqui é um espaço de acolhimento, ajudando capacitar e escutar”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, afirmou que o polo representa um avanço importante na ampliação dos atendimentos sociais no município, principalmente no fortalecimento de vínculos e na prevenção de situações de vulnerabilidade. Segundo ela, o espaço vai oferecer acolhimento, atividades em grupo e oficinas que promovem desenvolvimento social, autoestima e inclusão, garantindo mais dignidade para crianças, idosos e mulheres atendidos pelo serviço.

Leia Também:  Vinte e três mulheres já realizaram ultrassom morfológico em Várzea Grande

“Esse novo Centro de Convivência é mais que um espaço físico, é um ambiente de cuidado e transformação. Aqui vamos trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com atividades socioeducativas e ações que estimulam a convivência e o protagonismo das pessoas. Essa parceria com a Associação Salmo 23 é fundamental, porque soma forças com o município e amplia nossa capacidade de alcançar quem mais precisa, especialmente mulheres, idosos e crianças da região do CRAS Santa Maria”, afirmou Cristina Saito.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico,Fabyane Nagazawa, reforçou que o novo centro também será um espaço de capacitação e geração de oportunidades. O Salmo 23 realizará oficinas de produção de sabonetes artesanais como alternativa de renda para as assistidas.

“Junto com a Assistência Social, trabalhamos oficinas para capacitação das mulheres. Queremos trazer ações que avancem e ajudem esse público. Desenvolveremos mais ações e com nossa oficina de sabonete inauguramos a parceria”, disse.

Presidente da Associação Salmo 23, Jorcelina da Silva relatou emocionada que o trabalho teve início ainda durante a pandemia e hoje se consolida como um projeto que cresce e transforma vidas.

“É uma alegria grande ver que um trabalho tão pequeno hoje se tornou tão grande. Não fazemos nada sozinho e agora notamos o tamanho do sucesso do projeto. O trabalho é feito todos os dias. Começou na pandemia, com doação de máscaras, e foi crescendo. Agradeço a prefeita pelo olhar carinhoso e o apoio”, afirmou.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma ação da Proteção Social Básica que promove atividades em grupo, com oficinas e ações socioeducativas, fortalecendo laços familiares e comunitários e prevenindo situações de risco social. O serviço cria espaços de convivência, acolhimento e desenvolvimento humano, contribuindo diretamente para melhorar a qualidade de vida das famílias. O SCFV atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, mulheres e idosos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA