CONCURSO PÚBLICO EM VG
Prefeitura de Várzea Grande prevê concurso com cerca de 5 mil vagas em 2027
Prefeita Flávia Moretti afirma que certame deverá contemplar diferentes áreas após implantação dos novos Planos de Cargos, Carreiras e Salários
A Prefeitura de Várzea Grande deverá realizar, em 2027, um concurso público com aproximadamente 5 mil vagas para diferentes áreas da administração municipal. A previsão foi confirmada pela prefeita Flávia Moretti (PL) durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (21), quando também apresentou avanços na elaboração dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCSs).
Segundo a prefeita, o número definitivo de vagas e a relação dos cargos ainda estão sendo definidos. A intenção, porém, é contemplar as carreiras que serão alcançadas pelos novos planos. Moretti afirmou que a Prefeitura trabalha atualmente com uma demanda estimada em cerca de 6 mil servidores e que o concurso deverá oferecer inicialmente cerca de 5 mil oportunidades.
A realização do certame está relacionada à implantação dos PCCSs, que passam por tramitação na Câmara Municipal. A proposta é reorganizar as carreiras e atualizar as remunerações, criando condições para recompor o quadro efetivo do município. Projetos referentes a categorias da Saúde e dos Serviços de Apoio Internos e Externos já foram protocolados no Legislativo.
Um dos exemplos citados pela prefeita é a carreira de odontólogo. Para profissionais com jornada de 20 horas semanais, a remuneração inicial, atualmente em torno de R$ 3.999, deverá passar para R$ 6.544 com o novo plano.
A gestão municipal também relaciona a abertura do concurso à dificuldade de manter profissionais contratados por processos seletivos. De acordo com Moretti, servidores que ingressavam temporariamente em Várzea Grande acabavam deixando os cargos quando conseguiam oportunidades com melhores condições salariais em Cuiabá ou no Governo do Estado.
Com a criação de um quadro efetivo, a Prefeitura espera reduzir a rotatividade e ampliar a permanência dos profissionais nos serviços municipais. A prefeita afirmou que a realização do concurso em 2027 também atende a uma determinação legal e declarou que pretende cumprir a medida.
Apesar da previsão, a quantidade definitiva de vagas e os cargos que serão ofertados ainda dependem da conclusão dos estudos e da definição dos PCCSs. A Prefeitura informou que os novos planos abrangem diferentes categorias do funcionalismo e que parte das mudanças remuneratórias deverá ser implantada entre 2027 e 2028.
Várzea Grande
TJMT suspende afastamento de Silvio Fidelis e secretário permanece no primeiro escalão de Várzea Grande
Presidente do Tribunal de Justiça acolhe pedido do Município e considera que não ficou demonstrada ingerência concreta do atual secretário de Governo sobre contratos ou servidores da Educação; processo continua em tramitação
Uma nova decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) mudou o cenário envolvendo o secretário de Governo de Várzea Grande, Silvio Aparecido Fidelis, que havia sido alvo de uma ordem de afastamento cautelar pelo período inicial de 90 dias.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, suspendeu nesta sexta-feira (4) a medida que determinava a saída temporária de Fidelis do primeiro escalão da Prefeitura, permitindo que ele continue exercendo o cargo de secretário municipal de Governo.
A decisão foi proferida após pedido apresentado pelo Município de Várzea Grande e representa uma reviravolta na situação funcional do secretário. A suspensão, porém, não encerra a ação popular nem significa julgamento definitivo sobre os questionamentos discutidos no processo.
CONTRATO DE TRANSPORTE ESCOLAR
A controvérsia judicial tem origem em questionamentos relacionados a um contrato de transporte escolar.
Um dos aspectos considerados pelo presidente do TJMT foi justamente a atual posição de Fidelis dentro da estrutura administrativa.
Conforme registrado na decisão reproduzida nas informações do processo, Fidelis deixou de exercer funções na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em dezembro de 2025 e atualmente está à frente da Secretaria de Governo.
Essa mudança de pasta teve peso na análise do pedido apresentado pela administração municipal.
TJMT NÃO VÊ INGERÊNCIA CONCRETA
Outro ponto central do entendimento do desembargador José Zuquim Nogueira diz respeito às atribuições da Secretaria de Governo.
Segundo a fundamentação apresentada, a pasta não possui competência direta sobre licitações, contratos, medições, atestos, liquidação ou pagamentos de despesas pertencentes a outras secretarias.
A análise também apontou que, naquele momento processual, não ficou demonstrada ingerência concreta de Fidelis sobre contratos ou servidores da Educação.
Esse aspecto foi relevante para que o presidente do Tribunal suspendesse especificamente a determinação de afastamento.
RISCO À ORDEM ADMINISTRATIVA
Ao avaliar os efeitos da medida cautelar, o presidente do TJMT também considerou que a manutenção do afastamento poderia provocar risco de grave lesão à ordem pública administrativa.
Diante desse entendimento, foi suspensa a determinação que retirava Fidelis da Secretaria de Governo pelo período inicial de 90 dias.
Na prática, o secretário permanece no primeiro escalão da Prefeitura de Várzea Grande e pode continuar desempenhando normalmente suas atribuições na Secretaria de Governo.
PROCESSO NÃO FOI ENCERRADO
A decisão não coloca ponto final na disputa judicial.
A ação popular que deu origem à controvérsia continua em tramitação, e, segundo as informações disponíveis, as demais medidas judiciais relacionadas ao processo permanecem válidas.
Portanto, a decisão desta sexta-feira deve ser interpretada dentro de seus limites: o TJMT suspendeu o afastamento cautelar de Silvio Fidelis, mas não extinguiu o processo nem realizou julgamento definitivo sobre o mérito das questões discutidas na ação.
O caso deverá continuar sendo acompanhado pelo Judiciário enquanto avançam as etapas processuais.
-
POLÍTICA MT5 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO6 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
NA CAPITAL6 dias atrásSete nomes ficam separados por apenas 0,3 ponto em pesquisa para deputado estadual em MT; veja quem são
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
-
POLÍTICA MT6 dias atrásQuatro mulheres podem fazer história na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
