POLÍTICA NACIONAL

Roraima elege Nicoletti e Teresa Surita para o Senado

Publicados

em

selo_eleicoes_claro.jpgRoraima elegeu neste domingo (4) Nicoletti (PL) e Teresa Surita (MDB) para o Senado. Com, 98% das seções eleitorais totalizadas, Nicoletti tinha 22,9%, e Teresa, 19,2% dos votos válidos. Ambos chegam pela primeira vez ao Senado e ocuparão as cadeiras de 2027 a 2035. 

Nicoletti

Antonio Carlos Nicoletti, de 45 anos, natural de Ijuí (RS), é formado em direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e foi policial rodoviário federal. Eleito deputado federal em 2018 e reeleito em 2022, foi candidato à prefeitura de Boa Vista em 2020, ficando em quinto lugar na disputa.

Como deputado federal, Nicoletti foi titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. É o autor do PL 191/2026, que permite o exercício da atividade de microempreendedor individual (MEI) por servidores públicos, e do PL 1.817/2026, que torna crime o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis. Seu primeiro suplente é o Subtenente Vélton (PL), e sua segunda suplente, Michele Gutierrez (PL). 

Teresa Surita

Natural de São Manuel (SP), Maria Teresa Sáenz Surita Guimarães ocupa o cargo de senadora pela primeira vez, aos 70 anos, tendo como primeiro suplente Flávio Zacher (PDT) e como segunda suplente Ilma Xaud (PDT). Formada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, Teresa foi prefeita de Boa Vista (1993-1997, 2001-2006 e 2013-2021) e deputada federal (1991-1992 e 2011-2012). Disputou o governo de Roraima em 1998 e 2022 e o Senado em 2006, sem ter sido eleita.

Leia Também:  Kajuru apresenta projeto para combater fraudes em descontos de aposentados

Teresa já atuou como assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (1999-2000) e secretária nacional de programas urbanos no Ministério das Cidades (2008-2009). Na Câmara dos Deputados, foi autora do PL 1.747/2011, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para dispor sobre critérios e procedimentos da avaliação do rendimento escolar na educação básica. Outro projeto de autoria dela é o PL 3.910/2012, que regulamenta a compensação financeira pela exploração de recursos minerais e cria uma participação no resultado mineral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Espírito Santo escolhe Renato Casagrande e Evair de Melo para o Senado

Publicados

em

selo_eleicoes_claro.jpg

Renato Casagrande (PSB) e Evair de Melo (Republicanos) foram eleitos neste domingo (4) nas duas vagas do Espírito Santo ao Senado. Os dois terão mandato de oito anos, entre 2027 e 2035.

Renato Casagrande, de 65 anos, é engenheiro florestal e advogado. Governou o Espírito Santo por dois períodos, de 2011 a 2014 e de 2023 a 2026, e integrou o Senado entre 2007 e 2011. Também foi deputado estadual, vice-governador e deputado federal.

Entre os projetos apresentados por Casagrande, estão o incentivo à exploração e a implantação de centrais de geração de energia eólica e a proposta de mudanças na legislação para evitar a ocupação de áreas sujeitas a desastres. Também teve atuação em temas ambientais e de defesa do consumidor, incluindo sua participação na criação da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso e nas discussões relacionadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Seus suplentes são Marcelo Coelho (PP) e Pastor Marcelo Ferreira (PDT).

O atual deputado federal (em terceiro mandato) Evair de Melo nasceu em Conceição do Castelo (ES), em 1972. Formou-se em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim. Também tem formação de técnico agrícola pelo Ifes (Campus Alegre) e MBA em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Leia Também:  Kajuru apresenta projeto para combater fraudes em descontos de aposentados

Foi diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa); e secretário municipal de Agricultura e de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante (ES).

Entre as pautas defendidas pelo senador eleito, estão o fortalecimento da agricultura e do cooperativismo, além da defesa do direito de propriedade e da segurança jurídica no campo.

A chapa eleita para o Senado inclui Dante Nicchio (PL), como 1º suplente, e Luiz Emanuel (Republicanos), como 2º suplente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA