POLÍTICA NACIONAL
Projeto de educação musical de João Carlos Martins é tema de reunião da CE
Nesta terça-feira (3), às 14h, a Comissão de Educação e Cultura (CE) realiza reunião para apresentar o projeto “Orquestrando”, idealizado pelo maestro João Carlos Martins, regente da Bachiana Filarmônica Sesi-SP. O objetivo, explica o maestro, é fomentar o desenvolvimento de orquestras, bandas e grupos musicais pelo Brasil, promovendo a inclusão social e a valorização cultural. O evento ocorre em celebração ao Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro.
A audiência pública foi requerida pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), que preside a comissão e destacou a relevância do projeto na promoção da cultura musical. De acordo com Arns, o “Orquestrando” tem ampliado o acesso à música em regiões com pouco acesso à educação musical formal.
Para João Carlos Martins, o projeto é uma oportunidade de retomar os ideais de Heitor Villa-Lobos, que buscava “fechar o Brasil em forma de coração através da música com o seu Canto Orfeônico, implantado nas escolas brasileiras a partir de 1934”. O maestro lamenta que a partir de 1970, o ensino da música tenha saído da grade curricular, voltando apenas em 2008.
Apesar da reinserção da música no currículo escolar em 2008, Martins observa que há muito a fazer. “As intenções foram muito melhores que os resultados”, diz, destacando que seu trabalho se baseia na “inovação, respeitando a tradição.”
O “Orquestrando” reúne mais de 400 grupos no estado de São Paulo, muitos deles em municípios com menos de 10 mil habitantes. O programa oferece apoio técnico e organizacional, com ações que incluem a elaboração de repertórios, articulação política, busca de patrocinadores e divulgação de eventos.
Durante a reunião, o maestro apresentará os resultados alcançados pelo projeto e discutirá suas contribuições para a valorização das orquestras e grupos musicais no país.
A reunião será interativa, transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados por meio do Portal e-Cidadania ou pelo telefone da ouvidoria 0800 061 22 11.
Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Câmara dos Deputados inicia votações desta quinta; acompanhe
A Câmara dos Deputados iniciou há pouco a Ordem do Dia da sessão deliberativa desta quinta-feira (5), com objetivo de analisar iniciativas relacionadas à campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
Essa campanha, realizada neste ano entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.
Mais informações a seguir
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein
Fonte: Câmara dos Deputados
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
PL de Botelho incentiva comercialização de calçados para pessoas com deficiência
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Estudantes do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos participam de mostra de trabalhos pedagógicos
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Lúdio busca assegurar R$ 5 milhões de emendas para a saúde, em Cuiabá
-
POLICIAL4 dias atrás
Polícia Civil prende homem que descumpriu ordem judicial e invadiu casa da ex-companheira
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Influenciador investigado pela Polícia Civil é preso em São Paulo após desembarcar em voo da Europa
-
POLICIAL4 dias atrás
Influenciador investigado pela Polícia Civil é preso em São Paulo após desembarcar em voo da Europa
-
PICANTES4 dias atrás
Mani Rego, ex de Davi Brito, exibe resultado de cirurgias plásticas: ‘Surpreendente’
-
POLICIAL4 dias atrás
Polícia Civil apreende arma e munições com investigado por agressão e violência psicológica