CAPOEIRA MATOGROSSENSE
CAPOEIRISTAS DE MATO GROSSO REPRESENTAM O BRASIL EM CAMPEONATO INTERNACIONAL NO CHILE
Delegação mato-grossense leva talento, experiência e a força da Capoeira brasileira ao OPEN Winter Capoeira 2026, em Santiago.
A Capoeira mato-grossense volta a ganhar destaque no cenário internacional neste fim de semana. O estado de Mato Grosso estará representando o Brasil em um dos mais importantes eventos esportivos da América Latina, o OPEN Winter Capoeira, realizado em Santiago, no Chile, reunindo atletas, árbitros e mestres de diversos estados brasileiros e de vários países.

A delegação de Mato Grosso embarca com representantes reconhecidos pela excelência técnica e pelo trabalho desenvolvido em prol da Capoeira.
Na arbitragem, foram convocados o presidente da Federação Matogrossense de Capoeira (FMTC), Ewerton Salgado (Mestre Veto), e Wanderson Campos (Mestre Sapo), profissionais que acumulam experiência e credibilidade no cenário nacional.

Representando a cidade de Sorriso, disputarão as categorias competitivas os atletas Marcos Gallina Porto (Caramujo), Caio da Silva Carneguinho, Júlia Pereira Ravena e Adriel Pereira (Aladdin). A comissão técnica será liderada por Jaqueline Gallina, responsável pela preparação da equipe que conquistou o direito de representar Mato Grosso após superar uma seletiva estadual altamente competitiva.

Segundo o presidente da FMTC, Mestre Veto, a expectativa é de excelentes resultados.
“Esses atletas conquistaram suas vagas por mérito, em uma seletiva estadual de alto nível. São competidores preparados técnica e emocionalmente para representar Mato Grosso e o Brasil em uma competição internacional. Temos plena confiança de que nossa delegação fará bonito e demonstrará ao mundo a força da Capoeira mato-grossense.”
Além da busca por medalhas, a participação brasileira reforça o papel da Capoeira como patrimônio cultural e esportivo de alcance mundial. Reconhecida internacionalmente como uma das maiores difusoras da língua portuguesa, a modalidade aproxima povos, promove intercâmbio cultural e fortalece a identidade brasileira por meio do esporte, da música e da tradição afro-brasileira.
Mestre Veto também destacou a importância do apoio institucional recebido para o fortalecimento da modalidade.
“Registramos nosso agradecimento à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), ao Governo do Estado de Mato Grosso e a toda sua equipe, que têm demonstrado compromisso com o desenvolvimento da Capoeira. Hoje, a nossa arte possui espaço, reconhecimento e políticas de incentivo. Estendemos igualmente nossa gratidão à Prefeitura e ao secretariado do município de Sorriso pelo apoio aos atletas. Investir na Capoeira é investir em educação, cultura, inclusão social e na projeção internacional do Brasil.”
O presidente também fez um agradecimento especial à família, amigos e apoiadores que contribuíram para tornar possível essa importante representação internacional.
A Federação Matogrossense de Capoeira agradece a todos que acreditam e fortalecem o crescimento da modalidade no estado e reafirma seu compromisso de continuar promovendo a profissionalização, a valorização dos atletas, a formação de árbitros, professores e mestres, além da expansão da Capoeira em Mato Grosso.
A FMTC permanece à disposição de todos os capoeiristas, grupos, associações, projetos sociais e simpatizantes que desejam contribuir para o fortalecimento da Capoeira como patrimônio cultural, ferramenta de transformação social e modalidade esportiva de excelência.
A atual gestão da Federação Matogrossense de Capoeira segue consolidando um trabalho pautado pela transparência, organização, capacitação técnica, representatividade e defesa dos interesses da comunidade capoeirista, posicionando Mato Grosso entre os principais protagonistas da Capoeira brasileira.
POLÍTICA MT
Vídeo que compara Wellington Fagundes a Pedro Taques e Silval Barbosa vira munição na guerra eleitoral e domina os bastidores da campanha
Conteúdo viral associa o candidato bolsonarista à gestão de Pedro Taques e aos escândalos de corrupção envolvendo Silval Barbosa, acirrando a disputa política e elevando a temperatura da campanha.
A corrida pelo Palácio Paiaguás ganhou mais um capítulo da guerra de narrativas travada nos bastidores da campanha. Um vídeo que circula de forma intensa nas redes sociais e em aplicativos de mensagens passou a dominar as discussões políticas ao estabelecer uma comparação entre o candidato bolsonarista Wellington Fagundes, a gestão do ex-governador Pedro Taques e os escândalos de corrupção que marcaram o governo de Silval Barbosa.
O material, que se espalhou rapidamente pela internet, utiliza uma linguagem dura para associar Wellington Fagundes à suposta incompetência administrativa atribuída ao governo Pedro Taques e aos casos de corrupção revelados durante a gestão de Silval Barbosa.
Em poucas horas, o vídeo alcançou milhares de compartilhamentos, ampliando o debate político e provocando reações entre apoiadores e adversários.
Nos bastidores, a avaliação é de que a divulgação do conteúdo inaugura uma nova fase da campanha, marcada pelo endurecimento dos ataques e pela intensificação da disputa nas redes sociais.
A expectativa é de que o episódio provoque desdobramentos políticos e, eventualmente, jurídicos, caso alguma das partes decida recorrer à Justiça Eleitoral.
Advogados especializados em direito eleitoral lembram que a divulgação de propaganda considerada ofensiva, irregular ou com potencial de disseminar informações falsas pode ser questionada por meio de representação na Justiça Eleitoral.
Entretanto, a simples circulação do vídeo não caracteriza automaticamente crime eleitoral, cabendo à Justiça analisar o conteúdo, o contexto, a autoria e a eventual existência de irregularidades.
Enquanto a autoria do material segue sem confirmação pública, o vídeo continua sendo compartilhado em larga escala, tornando-se um dos principais assuntos no s grupos evidenciando que a disputa pelo Governo de Mato Grosso entrou em uma fase de confronto direto, em que a batalha pela opinião pública ocorre, cada vez mais, no ambiente digital.
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Militar prende suspeito por tentativa de feminicídio em Sinop
-
POLÍTICA MT1 dia atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFávaro banca Natasha ao Governo, esvazia movimento de Emanuel e articulação pode respingar na candidatura do filho
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi descarta liberar apoios individuais e diz que Podemos seguirá decisão da maioria na disputa pelo Governo – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta reafirma inocência em caso de 2021 e diz que está preparado para enfrentar ataques na campanha – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós repercussão, Prefeitura de VG cancela contratos de R$ 2,8 milhões para arbitragem esportiva
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Militar intercepta acampamento em área ambiental, apreende arma de fogo e munições

