POLÍTICA MT
Aprovado projeto de Dr. João que estadualiza estrada entre Cáceres, Lambari D’Oeste e Barra do Bugres
Os deputados aprovaram em primeira votação, na sessão plenária desta quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 310/2025, de autoria do deputado Dr. João (MDB) e coautoria do deputado Chico Guarnieri (PRD), que prevê a estadualização da estrada vicinal que interliga as rodovias MT-343, MT-247 e MT-246/339, atravessando os municípios de Cáceres, Lambari D’Oeste e Barra do Bugres.
O trecho de 123,44 quilômetros é considerado essencial para o escoamento da produção agropecuária, atendendo regiões com forte presença de lavouras, pecuária e potencial logístico para o Porto de Cáceres. Também atende linhas de transporte escolar, turismo rural e comunidades locais, que há anos reivindicam melhorias na infraestrutura da região.
“O objetivo é garantir que essa importante via seja integrada ao Sistema Viário Estadual, possibilitando investimentos permanentes em pavimentação, manutenção e segurança”, destacou Dr. João. “É uma luta dos moradores e produtores locais, e agora estamos mais próximos de concretizá-la.”
A proposta ainda precisa passar por segunda votação em plenário antes de ser encaminhada à sanção do governo.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Candidatos ao Senado apostam em servidores, segurança e pautas sociais na TV
Programas desta segunda-feira (21) destacaram diferentes propostas e trajetórias dos candidatos que disputam duas vagas por Mato Grosso
O horário eleitoral gratuito para o Senado em Mato Grosso voltou a reunir, nesta segunda-feira (21), discursos direcionados a diferentes segmentos do eleitorado. Servidores públicos, segurança, proteção social, saúde, investimentos e direitos das mulheres estiveram entre os principais temas apresentados pelos candidatos. A propaganda para o cargo de senador é exibida às segundas, quartas e sextas-feiras, conforme as regras da Justiça Eleitoral.
Entre os candidatos, Pedro Taques (PSB) voltou a abordar sua atuação em defesa de servidores públicos e mencionou o caso dos empréstimos consignados. Na propaganda, afirmou que pretende atuar para recuperar valores que, segundo sua campanha, foram perdidos por servidores afetados pelo problema.
Janaina Riva (MDB) também direcionou seu programa ao funcionalismo público. A candidata falou sobre o endividamento dos servidores e apresentou propostas relacionadas à Revisão Geral Anual (RGA), além de destacar sua trajetória política e sua atuação como mulher na Assembleia Legislativa.
Carlos Fávaro (PSD) utilizou o espaço para apresentar propostas relacionadas à saúde, infraestrutura e questões trabalhistas. Entre as medidas citadas pela campanha está o posicionamento favorável ao fim da escala de trabalho 6×1.
Já Mauro Mendes (União) voltou a apresentar resultados de sua passagem pelo Governo de Mato Grosso e mencionou investimentos realizados durante sua gestão. A propaganda também trouxe referência a levantamento eleitoral apresentado pela campanha.
SEGURANÇA E PROTEÇÃO SOCIAL
Margareth Buzetti (PP) concentrou o discurso em pautas relacionadas à proteção de mulheres, crianças e idosos. A candidata voltou a defender mecanismos de integração entre órgãos públicos para facilitar a identificação de situações de risco e ampliar a atuação das forças de segurança.
Antônio Galvan (Avante), por sua vez, manteve o discurso voltado à defesa da família e apresentou sua trajetória no setor produtivo. A campanha também reforçou sua identificação com o agronegócio.
José Medeiros (PL) teve espaço reduzido no programa desta segunda-feira após a decisão que determinou a compensação de tempo para Janaina Riva. O candidato voltou a questionar a mudança na distribuição da propaganda entre os dois integrantes da mesma coligação.
A disputa pelo tempo de televisão entre Medeiros e Janaina começou após questionamentos judiciais sobre a divisão inicialmente adotada pela coligação. O Supremo Tribunal Federal determinou que o espaço fosse dividido igualmente entre os dois candidatos, e posteriormente o TRE-MT determinou a compensação do tempo que Janaina havia deixado de receber no início da campanha.
Os demais candidatos ao Senado também seguem utilizando o horário eleitoral para apresentar propostas e reforçar suas principais bandeiras. Mato Grosso elegerá dois senadores nas eleições de 2026, e a propaganda eleitoral gratuita do primeiro turno segue até 1º de outubro.
-
POLÍTICA MT4 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO5 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
NA CAPITAL6 dias atrásSete nomes ficam separados por apenas 0,3 ponto em pesquisa para deputado estadual em MT; veja quem são
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásTRE-MT inicia preparação das urnas eletrônicas para eleições de 2026
