POLÍTICA MT
Deputados aprovam 28 propostas e empossam suplentes
Os deputados aprovaram 28 propostas durante as duas sessões ordinárias realizadas nesta quarta-feira (20), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O dia também foi marcado pela posse de dois suplentes de deputados estaduais: Altir Peruzzo, que assumiu a vaga do deputado Valdir Barranco (PT), e Valdenir José, em substituição ao deputado Thiago Silva (MDB).
Entre as matérias aprovadas em primeira votação está o Projeto de Lei Complementar (PLC) 15/2026, Mensagem 18/2026, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 391/2010, responsável por regulamentar a institucionalização, organização, competência e estrutura da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Os parlamentares também aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei 371/2026, que altera dispositivos da Lei 8.321/2005, legislação que trata da carreira dos profissionais da Politec em Mato Grosso.
Outra proposta aprovada em segunda votação foi o Projeto de Lei 25/2025, que estabelece a Política Estadual Tributária de Incentivo à Revitalização do Comércio dos Centros Históricos de Mato Grosso. A iniciativa busca fomentar atividades econômicas e estimular investimentos em regiões históricas do estado.
Também aprovaram os seguintes projetos de lei: 170/2026, 232/2026, 502/2026, dentre outros.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Wellington aparece com 27%, Pivetta sobe para 20% e Jayme tem 14% em cenário embolado ao governo de Mato Grosso
Levantamento aponta aproximação de Otaviano Pivetta sobre Wellington Fagundes, crescimento do grupo governista e menor rejeição do vice-governador entre os principais nomes da disputa ao Paiaguás
A nova pesquisa divulgada pelo instituto MT Dados nesta quarta-feira (20) revela um cenário de disputa acirrada e ainda indefinida para o Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. O levantamento mostra o senador Wellington Fagundes (PL) na liderança com 27% das intenções de voto, seguido pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que aparece com 20%, enquanto o senador Jayme Campos (União Brasil) soma 14%.
A médica Natasha Slhessarenko (PSD) surge na quarta colocação, com 7% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos representam 7%, enquanto 25% dos entrevistados afirmaram estar indecisos, demonstrando que a corrida ao Palácio Paiaguás segue aberta e com espaço para mudanças até o período eleitoral.
O dado que mais chamou atenção no levantamento foi o crescimento político de Otaviano Pivetta, que reduziu significativamente a distância para Wellington Fagundes e abriu vantagem sobre Jayme Campos.
Nos bastidores políticos, aliados avaliam que o vice-governador começa a consolidar o apoio do grupo ligado ao governador Mauro Mendes, fortalecendo seu projeto de sucessão estadual.
Em um segundo cenário, sem a participação de Natasha Slhessarenko, Wellington Fagundes sobe para 29%, enquanto Pivetta alcança 21% e Jayme Campos aparece com 15%. Já no terceiro cenário, sem Jayme Campos na disputa, Wellington vai a 31%, Pivetta registra 24% e Natasha aparece com 8%.

Outro fator considerado estratégico pela classe política é o índice de rejeição. Segundo a pesquisa, Otaviano Pivetta possui a menor rejeição entre os principais postulantes ao Paiaguás, com apenas 10%. Wellington Fagundes aparece com 13% de rejeição, Natasha Slhessarenko registra 16% e Jayme Campos lidera negativamente neste quesito, com 21%.
Analistas políticos avaliam que a baixa rejeição pode se tornar um dos principais ativos de Pivetta ao longo da pré-campanha, principalmente em um cenário onde alianças partidárias e apoio do setor produtivo devem influenciar diretamente a consolidação das candidaturas.
A pesquisa MT Dados foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-03773/2026. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 17 de maio, com 1.500 entrevistas presenciais em Mato Grosso. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
POLÍTICA MT6 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande6 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT homenageia personalidades por atuação em benefício da sociedade
-
POLÍTICA MT1 dia atrásWellington admite força de Max Russi e reconhece impacto de possível candidatura ao governo de MT – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGisela reforça luta por representatividade feminina, mas nega convite para ser vice de Pivetta
