POLÍTICA MT

ALMT tem semana com audiências, sessões especiais e reuniões de comissões

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza uma série de atividades institucionais que incluem audiências públicas, reuniões de comissões permanentes e sessões especiais. A programação começa na segunda-feira (16), com audiência pública em Peixoto de Azevedo para discutir a regularização fundiária e o desembargo de assentamentos na região. Na terça-feira (17), tem o lançamento do Programa Jovem Aprendiz no Parlamento Estadual.

Segunda-feira (16)

A Assembleia Legislativa realiza, às 9 horas, em Peixoto de Azevedo audiência pública para discutir a regularização fundiária e os desembargos de assentamentos na região. O evento, solicitado pelo deputado Valdir Barranco (PT), será realizado no salão Paroquial da Paróquia São José, localizada no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo.

Às 10 horas, a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Bens e Serviços realiza reunião ordinária. O debate será na sala de reuniões das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

No Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, às 18h30, a Assembleia Legislativa realiza sessão solene para comemorar a Campanha da Fraternidade de 2026, cujo tema é “Fraternidade e Moradia e o lema: Ele veio morar entre nós”. O evento foi requerido pelo deputado Lúdio Cabral (PT).

Terça-feira (17)

Leia Também:  Deputados aprovam inclusão da dosagem de Vitamina D nos exames de rotina

Às 9 horas, reunião ordinária da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades. Os debates e deliberações de proposições acontecem na sala de reuniões das Comissões Deputado Oscar Soares, 227,

Também às 9 horas, na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226, será realizada reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e Direitos de Animais Domésticos de Companhia.

Concomitante, no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa (às 9 horas), acontece o lançamento do Programa Jovem Aprendiz no Parlamento estadual. O evento, que tem a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai abordar também a campanha de combate ao trabalho escravo em Mato Grosso.

Às 10 horas, na sala de reuniões das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226, será realizada reunião da Comissão de Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.

À tarde, às 14h30, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação realiza reunião ordinária. Ela será realizada na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Às 16 horas, tem reunião de instalação da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto. Ela será realizada na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Leia Também:  Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres

O deputado Carlos Avallone (PSDB) realiza sessão especial, às 19 horas, para homenagear a equipe da Secretaria de Planejamento do Estado de Mato Grosso (Seplan). O evento será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Quarta-feira (18)

Nesse dia, duas sessões ordinárias estão previstas para acontecer. Uma com início às 9 horas e a outra prevista às 13 horas. Elas acontecem no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 19h30, o deputado Wilson Santos (PSD) realiza sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Ordem DeMoley. O evento está marcado para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour da Assembleia Legislativa.

Quinta-feira (19)

O deputado Diego Guimarães (Republicanos) realiza, às 14 horas, sessão especial para a entrega de Moção de Aplausos. As homenagens serão feitas no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Paulo Araújo (PP) realiza sessão especial para entrega de títulos, comendas e honrarias. As homenagens também acontecem no Plenário de Deliberações Renê Barbour.

Sexta-feira (20)

Até o fechamento desta edição não havia atividades agendadas para esta data.

As atividades definidas na agenda podem sofrer alterações durante a semana.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Pivetta e Gisela encerram Agosto Lilás com o compromisso de priorizar a pauta feminina

Publicados

em

Mais de 2 mil mulheres se reuniram na noite desta segunda-feira (31), no Cenarium Rural, em Cuiabá, para encerrar o Agosto Lilás em um encontro que reforçou a proposta de combate à violência e ampliação da presença da mulher no centro do processo eleitoral.

Lançando um desafio para além da campanha: transformar a pauta das mulheres em agenda permanente de governo.

O evento, denominado ’10Elas’, reuniu participantes de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Alto Garças, Barão de Melgaço e Campo Verde e contou com a presença do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), de sua candidata a vice, Gisela Simona (União Progressista) e outras lideranças políticas.

Mais do que celebrar o encerramento de um mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, Gisela aproveitou o encontro para lembrar que, para muitas das mulheres presentes, o dia ainda não terminaria ali. Depois do evento, haveria a casa, os filhos, o trabalho e uma segunda jornada, ainda hoje invisível e desqualificada para muitos.

Foi a partir dessa realidade que ela defendeu que o combate à violência de gênero precisa deixar de ser apenas discurso e ganhar estrutura dentro do Estado. “Isso significa ampliação da rede de proteção, protocolos que garantam um atendimento mais uniforme às vítimas nos municípios, serviços especializados e servidores preparados para acolher mulheres em situação de violência”.

Leia Também:  Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar da Segurança Pessoal

A vice ainda fez questão de reforçar que nenhuma política pública avança, contudo, sem vontade política. Assim, defendeu o nome do governador Otaviano Pivetta para comandar Mato Grosso a partir de 2027, destacando a trajetória do governador e sua capacidade administrativa de “fazimento”. De transformar planejamento em resultados concretos.

“Pivetta colocou Lucas do Rio Verde e Nova Mutum entre as 30 cidades brasileiras com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do país. Em toda a sua trajetória tem sido conhecido por transformar a vida das pessoas pelo fazimento. Não tenho dúvida, assim, da capacidade dele de conduzir Mato Grosso em uma nova etapa”, afirmou.

Pivetta, por sua vez, deu ao encontro um significado que ultrapassou o encerramento do Agosto Lilás. Disse ter encontrado em Gisela a parceira que buscava para uma eventual gestão e destacou o papel que ela poderá exercer na construção de políticas voltadas às mulheres.

“Eu encontrei a parceira que eu queria encontrar. A Gisela traz consigo um sentimento legítimo, verdadeiro e insubstituível da mulher. E é com essa parceria que nós vamos cuidar bem de Mato Grosso, continuar esse modelo de gestão e fazer mais”, afirmou.

Leia Também:  Lei com diretrizes para promover a saúde da população negra em pandemias completa um ano nesta terça (22)

O governador também apresentou compromissos em áreas que, segundo ele, impactam diretamente a vida das famílias: educação, segurança, saúde e emprego. E disse querer que os filhos das mulheres presentes ao evento tenham acesso a uma educação pública capaz de prepará-los para o mercado de trabalho e garantir empregos dignos.

A participação feminina na estrutura do Estado também entrou na lista de compromissos, já que Pivetta pretende estabelecer como meta, em um eventual novo mandato, alcançar 50% de mulheres em cargos de chefia e liderança no Governo de Mato Grosso.

A expressiva participação feminina transformou o encontro em uma das maiores mobilizações da campanha de Pivetta até agora e terminou com duas agendas que se cruzam: o enfrentamento à violência contra a mulher e a ampliação do espaço feminino nas decisões políticas.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA