POLICIAL

Programa Escritura na Mão vai regularizar imóveis de moradores do Parque das Araras 2

Publicados

em

Foi realizada nessa quinta-feira (26), a reunião de mobilização e apresentação do programa de regularização fundiária e das equipes de cadastramento social e topografia, aos moradores e lideranças do bairro Parque das Araras 2. O trabalho faz parte do programa REURB, chamado de “Escritura na Mão”, que irá contemplar cerca de 125 famílias no bairro, com a escrituração dos imóveis. O encontro foi na Capela Santo Expedito e contou com a presença do prefeito Roberto Dorner, vereadores, lideranças, secretários municipais, além de grande número de moradores do local.

No encontro de ontem, os moradores puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o assunto. Esse é o maior programa de regularização fundiária urbana já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. No final de 2022 foram entregues mais de 800 escrituras para moradores do Jardim do Ouro, Chácaras Planalto e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II.

Para o chefe do Executivo, este trabalho é resultado da união de esforços. “Esse projeto nós prometemos, já entramos mais de 800 escrituras ano passado e agora continuamos em outros bairros. Nos começamos com Jardim do Ouro, Chácaras Planalto e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II, mas sabemos que temos uma tarefa grande ainda pela frente. Nesse ano queremos entregar esses outros bairros que já estão no contrato com a Fundação. No total são mais de 2 mil imóveis, por isso vamos beneficiar os bairros em que as famílias não tem condições de fazer essa regularização, oferecendo de forma gratuita toda a documentação. Esse documento é necessário, porque é importantíssimo para valorizar a propriedade e dar mais segurança para os moradores. A empresa agora vai visitar as casas para juntar toda a documentação e enviar para o cartório”, destacou o prefeito Roberto Dorner.

Leia Também:  PRF lança Operação Rodovida 2025/2026 em Mato Grosso

Representando a comunidade, a moradora Aline Pelin, destacou que essa é uma cobrança e um sonho antigo dos moradores. “Eu em nome da comunidade agradeço essa iniciativa por esse projeto maravilhoso, que só se concretiza quando tem alguém que se dispõe a ajudar. Nosso bairro sempre foi esquecido, mas agora essa iniciativa foi ótima, maravilhosa, tá todo mundo torcendo pra receber a escritura, pra podermos firmar nossas raízes no bairro. Quero agradecer o prefeito Roberto Dorner, em nome da comunidade, porque o que ele prometeu, ele cumpre”, destacou a moradora.

“Esse bairro é um dos que mais merecia a regularização, há mais de 20 anos. Hoje de fato tá se iniciando um processo, em conjunto com a fundação, que ira fazer um trabalho ágil, para entregar o documento para as famílias. Agora com a iniciativa do prefeito, de contratar uma empresa, que sabe fazer a regularização, destravou esse problema que se arrastava a anos. O prefeito tem resolvido, já foram 4 bairros, são 2 mil famílias nesse primeiro contrato, e acreditamos que esse número possa ainda ser maior. Deixamos a Câmara Municipal a disposição da população, os vereadores são parceiros, e queremos ajudar. Ficamos felizes por vocês receberem em breve o documento, pra trazer mais dignidade, e poder comprar ou vender esses imóveis com segurança”, destacou o presidente do legislativo de Sinop, vereador Paulinho Abreu.

Leia Também:  Polícia Civil indicia caseiro e policial militar por execução de homicídio de advogado Renato Nery

Os colaboradores da FUNCERN, que estão fazendo o trabalho de campo visitando as residências dos bairros selecionados, estão usando uniforme (camiseta com o nome do projeto “Escritura na Mão”) e crachá de identificação. Uma cartilha explicativa também foi entregue aos moradores. Além do evento de ontem, na próxima semana Dorner irá lançar o projeto na Chácara Silvia, na quarta-feira e na Comunidade Vitória, na quinta-feira.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

POLICIAL

Descoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá

Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, foi identificado como condutor da BMW; ele não possui CNH e, segundo relato registrado pela polícia, teria ingerido bebida alcoólica antes da sequência de acidentes

Publicados

em

Uma sequência de acidentes registrada na madrugada de domingo (30) terminou com a morte de Paulo Messias Simão Costa, de 23 anos, e agora ganhou um novo capítulo. Foi identificado como Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, o motorista da BMW apontada como responsável por atingir dois motociclistas em sequência na região central de Cuiabá.

Segundo as informações registradas no boletim de ocorrência, Hercílio não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após as colisões, ele teria abandonado o veículo nas proximidades da Santa Casa e fugido a pé.

A primeira batida aconteceu no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Avenida Presidente Marques. A BMW atingiu uma motocicleta preta, deixando o condutor ferido no tornozelo e no braço.

Mesmo após a primeira colisão, o motorista teria seguido pela avenida sem prestar socorro ao motociclista ferido.

Pouco depois, já no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Joaquim Murtinho, aconteceu a segunda colisão. Desta vez, a BMW atingiu a motocicleta conduzida por Paulo Messias.

O impacto foi fatal. Paulo Messias, de apenas 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Leia Também:  Casa do Artesão de Sinop terá horário especial para atender visitantes neste sábado

BMW FOI ABANDONADA

Após atingir o segundo motociclista, o condutor teria continuado dirigindo até as proximidades da Santa Casa de Cuiabá, onde abandonou a BMW danificada e deixou o local a pé.

A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas o motorista não foi localizado naquele momento. O veículo acabou apreendido e encaminhado ao pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

RELATO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL

Durante as diligências, policiais foram até a casa noturna Nuun Garden e encontraram a esposa do motorista.

Conforme o relato registrado na ocorrência, os dois estavam no estabelecimento antes dos acidentes e Hercílio teria consumido bebida alcoólica. Ela também relatou que ele teria ficado alterado, quebrado um copo e sido retirado do estabelecimento pelos seguranças.

Depois disso, segundo o relato, ele teria assumido a direção da BMW, mesmo sem possuir CNH.

A informação sobre eventual consumo de álcool ainda deverá ser apurada pela Polícia Civil. A comprovação de embriaguez e a definição das responsabilidades criminais dependem do andamento da investigação.

INVESTIGAÇÃO

O caso foi registrado na Central de Flagrantes e está sob investigação da Polícia Civil, que deverá esclarecer toda a dinâmica da sequência de acidentes e as circunstâncias da fuga.

Leia Também:  PRF lança Operação Rodovida 2025/2026 em Mato Grosso

A identificação do motorista acrescenta uma peça importante à investigação de um caso que terminou com um jovem de 23 anos morto, outro motociclista ferido e uma BMW abandonada após duas colisões em sequência no centro de Cuiabá.

As autoridades também deverão apurar as circunstâncias anteriores aos acidentes e definir as eventuais responsabilidades criminais do condutor.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA