POLICIAL

Prefeitura oferece curso de libras gratuito e reforça importância da inclusão com a comunidade

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop – CMEEIS, desenvolve ações de inclusão para a comunidade e está oferecendo curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), gratuitamente. O curso é ofertado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Associação dos Surdos de Sinop, desde o ano de 2016. São organizadas turmas em níveis diversos, desde o inicial ao profissionalizante de intérprete de Libras. Já foram mais de 1.500 cursistas atendidos. Atualmente há 3 turmas e com previsão de mais 3 para início no mês de agosto.

O curso tem como objetivo levar o conhecimento inclusivo à sociedade, viabilizando, assim, o acesso e aprendizado de uma nova língua, como forma de possibilitar a comunicação entre os deficientes auditivos com a sociedade.

“A proposta de formação em Libras tem o objetivo de levar conhecimento a toda a comunidade, visando a aprendizagem da língua de sinais. É importante para que mais indivíduos consigam se comunicar, sem barreiras, uns com os outros”, destacou a professora especialista em Libras, da AEE, Daniely Gimenes Volpini Rialto.

Para a aluna Lilian Hadassa o curso é de extrema importância, não só pela inclusão, da comunidade surda, mas pela inclusão de nós mesmos. “E de trazer essa comunicação em geral, tanto para criança, como em um atendimento. Eu mesmo, tive uma experiência desagradável, quando eu era gerente de uma empresa que eu fui atender uma pessoa surda, e eu não compreendi o que ele queria e isso me trouxe uma necessidade de aprender libras, para trazer a inclusão e comunicação para todos. Todos merecem se comunicar, como a professora falou, de uma forma prazerosa, com muita alegria e felicidade. Eu sou muito grata, e eu fiquei admirada por ter esse curso, que a gestão quer realmente fazer isso, essa inclusão, entre nós, e a comunidade surda”.

Leia Também:  Em Ribeirãozinho/MT, PRF apreende 64 kg de pasta base de cocaína em compartimento secreto de veículo

Leomara Morais ressalta que a importância do curso é a acessibilidade. “As pessoas precisam se comunicar, e hoje existem muitos surdos em Sinop, essas pessoas precisam ser incluídas. Eu estou fazendo esse curso por um motivo muito especial, eu sou testemunha de Jeová, e eu vou usar esse curso, para ensinar a bíblia para as pessoas”.

“A princípio eu vim porque uma filha minha sentiu necessidade, de se incluir junto com os amigos dela da escola, que são surdos. Eu vim para eu poder ensinar a ela, para que ela se socialize mediante a sociedade. Eu estou gostando do curso, muito bom”, disse outra aluna, Simone Costa.

A professora Alcione Dela Justina ressaltou a importância da inclusão para o município. “Porque é um fórmula de estimulação, pois existem muitas barreiras, uma pessoa que sabe libras ela vai saber se comunicar, isso é muito importante para todas as pessoas, para a comunidade surda. Eu estou muito feliz em ver essa mudança acontecendo”.

Leia Também:  Polícia Civil encerra curso de combate aos crimes ambientais e deflagra Operação Arco de Madeira

Vale destacar que, na atual gestão, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, passou por uma reforma completa, onde foram realizadas obras de adequações arquitetônicas e estruturais, para promover a melhor acessibilidade dos alunos da educação especial que recebem o atendimento educacional especializado. Também foram adquiridos brinquedos e materiais pedagógicos para a estimulação precoce e atendimento diferenciado. O Centro conta com o núcleo de libras, braile, autismo e deficiência múltipla.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

POLICIAL

Descoberta identidade de motorista que atropelou dois motociclistas, matou jovem de 23 anos e fugiu a pé em Cuiabá

Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, foi identificado como condutor da BMW; ele não possui CNH e, segundo relato registrado pela polícia, teria ingerido bebida alcoólica antes da sequência de acidentes

Publicados

em

Uma sequência de acidentes registrada na madrugada de domingo (30) terminou com a morte de Paulo Messias Simão Costa, de 23 anos, e agora ganhou um novo capítulo. Foi identificado como Hercílio Junior Freitas Cordeiro, de 22 anos, o motorista da BMW apontada como responsável por atingir dois motociclistas em sequência na região central de Cuiabá.

Segundo as informações registradas no boletim de ocorrência, Hercílio não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após as colisões, ele teria abandonado o veículo nas proximidades da Santa Casa e fugido a pé.

A primeira batida aconteceu no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Avenida Presidente Marques. A BMW atingiu uma motocicleta preta, deixando o condutor ferido no tornozelo e no braço.

Mesmo após a primeira colisão, o motorista teria seguido pela avenida sem prestar socorro ao motociclista ferido.

Pouco depois, já no cruzamento da Avenida Isaac Póvoas com a Rua Joaquim Murtinho, aconteceu a segunda colisão. Desta vez, a BMW atingiu a motocicleta conduzida por Paulo Messias.

O impacto foi fatal. Paulo Messias, de apenas 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Leia Também:  "A família é a primeira ponta de apoio para mulheres que sofrem violência doméstica", afirma delegada

BMW FOI ABANDONADA

Após atingir o segundo motociclista, o condutor teria continuado dirigindo até as proximidades da Santa Casa de Cuiabá, onde abandonou a BMW danificada e deixou o local a pé.

A Polícia Militar realizou buscas pela região, mas o motorista não foi localizado naquele momento. O veículo acabou apreendido e encaminhado ao pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

RELATO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL

Durante as diligências, policiais foram até a casa noturna Nuun Garden e encontraram a esposa do motorista.

Conforme o relato registrado na ocorrência, os dois estavam no estabelecimento antes dos acidentes e Hercílio teria consumido bebida alcoólica. Ela também relatou que ele teria ficado alterado, quebrado um copo e sido retirado do estabelecimento pelos seguranças.

Depois disso, segundo o relato, ele teria assumido a direção da BMW, mesmo sem possuir CNH.

A informação sobre eventual consumo de álcool ainda deverá ser apurada pela Polícia Civil. A comprovação de embriaguez e a definição das responsabilidades criminais dependem do andamento da investigação.

INVESTIGAÇÃO

O caso foi registrado na Central de Flagrantes e está sob investigação da Polícia Civil, que deverá esclarecer toda a dinâmica da sequência de acidentes e as circunstâncias da fuga.

Leia Também:  Criminoso de alta periculosidade e envolvido em homicídios no interior é localizado pela Polícia Civil

A identificação do motorista acrescenta uma peça importante à investigação de um caso que terminou com um jovem de 23 anos morto, outro motociclista ferido e uma BMW abandonada após duas colisões em sequência no centro de Cuiabá.

As autoridades também deverão apurar as circunstâncias anteriores aos acidentes e definir as eventuais responsabilidades criminais do condutor.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA