POLÍCIA FEDERAL

Em ação conjunta, FICCO/Ilhéus alcança um dos maiores assaltantes de banco do país

Publicados

em

Ilhéus/BA. Em ação nesta segunda-feira (20/1), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Ilhéus – FICCO/Ilhéus, que é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil da Bahia e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, em parceria com outras forças de segurança como as Polícias Militares do MT, PA, TO e MG, alcançaram um dos maiores assaltantes de banco do país, em Confresa/MT, a 1.160 km de Cuiabá/MT.

O alvo é amplamente conhecido pelas forças de segurança nos estados da Bahia, Paraíba, Minas Gerais e Pará e estava envolvido em diversos crimes, como assaltos a bancos, assalto a carro forte, homicídio, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro.

Entenda o caso:

A Operação Kalypto teve início no ano passado (22/5/24), com uma investigação realizada inicialmente pela Polícia Civil de Minas Gerais, através da 1ª DRPC Unaí/MG. Após meses de investigação, foi deflagrada a primeira fase da operação, a qual visou cumprir 11 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão, nos estados de MG, GO, BA, SE e ES.

Leia Também:  PF deflagra a em combate à lavagem de dinheiro

Em continuidade das investigações, em parceria com a FICCO/Ilhéus, juntamente com a Delegacia da PF em Juazeiro e PMBA, foram feitos inúmeros levantamentos chegando a três propriedades rurais que estavam na região de Irecê/BA, que eram usadas para o plantio de maconha. Então, foi desencadeada a Operação Cannabis Gourmet (18/9/24), na qual foi realizada a destruição de cerca de 15 toneladas de maconha, somadas a cerca de 53 mil pés de maconha erradicados. Na ação, realizou-se a prisão em flagrante de sete alvos.

Mais adiante, o trabalho das forças de segurança não pararam, já que um dos chefes de toda a organização criminosa estava foragido. Com um trabalho investigativo, chegou-se a elementos fidedignos da real localização do alvo, que estaria em Manga/MG. Porém, após um homicídio ocorrido na região, o alvo empreendeu fuga do município, perpassando por diversos estados até se homiziar no Mato Grosso.

Com o apoio de diversas forças de segurança pública: PF, PRF, PMTO, PMBA, PMPA, PMMG, e notadamente a PMMT, o alvo foi encontrado na companhia de mais dois comparsas, na zona rural de Confresa/MT, e após tentativa de fuga, foi iniciado um intenso confronto com troca de tiros que resultou no óbito dos três alvos.

Leia Também:  PF prende mulher por tráfico de drogas.

Após o ocorrido, os suspeitos foram encaminhados ao hospital do município, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade.

A equipe policial apreendeu três armas de fogo junto ao grupo, cerca de R$ 320 mil em dinheiro, escondidos na caminhonete, além de inúmeros contratos de compra e venda de propriedades rurais, notas fiscais de compra de maquinários agrícola, oito aparelhos celulares e um drone.

O principal alvo era empresário e responsável pelo financiamento do grupo criminoso, através de diversas ações ilegais como a utilização de empresas de fachada e um dos maiores produtores de maconha da Bahia, já sendo preso em 2008 na Paraíba, e em 2017 em Sergipe.

 Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia

WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba
@pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

FICCO/BA prende integrante de organização criminosa foragido em Salvador

Publicados

em

Salvador/BA. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA), em ação conjunta com o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa da Polícia Civil da Bahia, prendeu, nesta terça-feira (8/9), um foragido da Justiça do estado do Rio de Janeiro, na cidade de Salvador.

O homem é apontado como integrante da uma organização criminosa e é investigado pelos crimes de tráfico de drogas e tortura. A prisão representa mais uma ação no âmbito da Operação Artemis, uma colaboração das forças de segurança no combate ao crime organizado e à atuação de faccionados em território baiano.

A FICCO/BA é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Polícia Penal da Bahia, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF prende homem e apreende cigarros eletrônicos em Aracati/CE
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA