NACIONAL
MTur na COP: Monitores da Escola Nacional do Turismo lideram Roteiro Cultural e Turístico para delegações da COP30
Cerca de 50 monitores formados pela Escola Nacional do Turismo deram início, nesta segunda-feira (10/11), ao Roteiro Cultural e Turístico da COP30, guiando delegações e visitantes pelas ruas de Belém (PA) por meio de ônibus panorâmico (city tour). Preparados para atuar de forma bilíngue e qualificada, os estudantes – formados em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) – acompanharam o ministro do Turismo, Celso Sabino, no primeiro percurso oficial do veículo, que passou por pontos emblemáticos da cidade-sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Até o dia 22 de novembro, os participantes da COP30 poderão vivenciar a mesma experiência, que tem como objetivo valorizar a cultura local, promover o turismo sustentável e apresentar a riqueza histórica e ambiental de Belém a visitantes de todo o mundo.
Os interessados podem retirar gratuitamente as pulseiras de acesso ao city tour, que percorrerá um percurso de 30km, no estande “Conheça o Brasil”, do Ministério do Turismo, localizado na Green Zone. O acesso também está garantido com o crachá que dá acesso à Blue Zone da COP30.
“A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Governo do Brasil para valorizar o turismo local e promover o destino Belém durante o evento, que deve reunir mais de 50 mil visitantes de todo o mundo”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O projeto é realizado em parceria com o Ministério do Turismo, Banco do Brasil, BNDES, Caixa, Itaipu Binacional, Banco da Amazônia e OEI, e busca proporcionar aos públicos nacional e internacional uma experiência imersiva que una cultura, hospitalidade e sustentabilidade amazônica. O circuito conta com ônibus panorâmicos double deck adesivados com a identidade visual da COP30.
O passeio percorrerá 11 pontos turísticos da capital, destacando o patrimônio histórico, a biodiversidade amazônica e o modo de vida paraense. Entre as paradas previstas estão a Blue Zone (Parque da Cidade), o Terminal Hidroviário Internacional, a Estação das Docas, a Casa BNDES – Mercedários, o Ver-o-Peso, o Cinema Olympia e o Mercado de São Brás, entre outros espaços culturais de Belém.
Os city tours acontecerão diariamente, das 14h às 20h, e fazem parte da programação oficial do Governo do Brasil durante a COP30. Com a iniciativa, o Ministério do Turismo busca não apenas divulgar os destinos turísticos do Pará, mas também posicionar o país como referência global em turismo de baixo carbono e experiências responsáveis.
“É um momento muito especial para nossos alunos da Escola Nacional de Turismo. Fico orgulhoso de ver nossos estudantes tão bem preparados. A experiência não apenas reforça o aprendizado prático deles, mas também simboliza o quanto estamos comprometidos em qualificar futuros profissionais do setor. Agora eles já estão atuando como monitores junto aos guias, mostrando na prática o que aprenderam. É um passo importante para consolidar Belém como um destino turístico de excelência”, afirmou o diretor da Escola Nacional do Turismo, Marcos Cesar.
A ESCOLA – Lançada oficialmente em 29 de novembro de 2024 em Belém (PA), a Escola Nacional de Turismo oferece cursos gratuitos e de alta qualidade, com foco nas regiões do estado que possuem potencial turístico. Desde sua inauguração, a instituição disponibilizou mais de 5 mil vagas em cursos presenciais e a distância, incluindo idiomas, atendimento ao turista, hospitalidade, segurança alimentar e turismo de base comunitária. A estratégia integra o legado da COP30, apostando na qualificação como eixo central para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
INSS oferece mais de 44 mil vagas ao redor do Brasil em mutirão neste fim de semana (27 e 28/6)
Neste fim de semana (27 e 28 de junho) o Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS) realizará um mutirão de atendimentos ao redor do país. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 44 mil vagas para perícias médicas e avaliações sociais.
Confira a distribuição de vagas:
Nordeste (31.546 vagas)
- Alagoas (912): União dos Palmares (750) e Maceió (162).
- Bahia (2.938): Jequié (335), Santo Antônio de Jesus (707), Feira de Santana (1.176), Itabuna, Juazeiro (240) e Irecê (480).
- Ceará (10.974): Quixadá (120), Horizonte (120), Caucaia (120), Aquiraz (120), Brejo Santo (200), Itapagé (280), Itapipoca (434), Quixeramobim (495), Sobral (628), Tianguá (638), Iguatu (660), Crateús (690), Juazeiro Do Norte (970), Parquelândia (466), Crato (993), Fortaleza – Sul (1.171) e Fortaleza – Centro-Oeste (2.869).
- Maranhão (1.155): Santa Rita (112), São Bento (220), Balsas (254), Imperatriz (15), São Luís – Deodoro (485), São Luís-Cohab (48) e São Luís-Nazaré (21).
- Paraíba (6.303): Guarabira (275), João Pessoa – Centro (1.428), Campina Grande – Dinamérica (4.200), Tambauzinho (100), Itabaiana (100), Santa Rita (100) e Sapé Esperança (100).
- Pernambuco (5.654): Garanhuns (270), Serra Talhada (475), Petrolina (670), Caruaru (1.595), Recife – Encruzilhada (2.400), Recife-Corredor Do Bispo (154) e Recife-Pina (90).
- Piauí (3.030): Oeiras (160), Campo Maior (200), Piripiri (200), São João Do Piauí (250), Floriano (294), Picos (476), Teresina – Centro (560), Aeroporto (50) e Parnaíba (840).
- Rio Grande do Norte (380): Nazaré (190) e Santa Cruz (190).
- Sergipe (200): Siqueira Campos (200).
Sudeste (5.199 vagas)
- São Paulo (1.901): São Paulo – Glicério (1.344), Cubatão (216), Itapetininga (60), Fernandópolis (7), Osasco (214) e Votorantim (60).
- Minas Gerais (1.401): Manhuaçu (228), Ituiutaba (423) e Janaúba (750).
- Rio de Janeiro (1.897): Itaboraí (120), Barra da Tijuca (175), Avenida Brasil (246), Barra do Piraí (40), Nilópolis (78), Magé (80), Macaé (180), Angra dos Reis (150), São João de Meriti (152), Bangu (144), Nova Iguaçu (182) e Volta Redonda (350).
Norte (2.382 vagas)
- Acre (308): Cruzeiro do Sul (138) e Rio Branco – Centro (170)
- Amazonas (808): Manaus – Codajás (679), APS BI (50), Compensa (14), Manacapuru (45) e Tefé (20).
- Amapá (732): Macapá (732)
- Pará (478): Altamira (413), Itaituba (15) e Santarém (50).
- Rondônia (56): Cacoal (56)
Centro-Oeste (795 vagas)
- Goiás (188): Posse (48), Santo Antônio do Descoberto (100) e Goianésia (40).
- Mato Grosso (15): Confresa (15).
- Mato Grosso Do Sul (330): Três Lagoas (76), Coxim (78), Costa Rica (78), Corumbá (78) e Campo Grande – 26 de Agosto (20).
- Distrito Federal (262): Asa Sul (50) e Taguatinga (212).
Sul (4.489 vagas)
- Rio Grande do Sul (1.440): Alvorada (384), Porto Alegre – Partenon (480) e Osório (576)
- Paraná (2.759): Ivaiporã (225), Paranavaí (360), Toledo/PR (408) e Curitiba (1.766).
- Santa Catarina (290): Joinville (290).
-
ESPORTES7 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop4 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL5 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

