CENÁRIO DEFINIDO
Quaest aponta Mauro e Janaina nas duas vagas ao Senado; Medeiros fica em terceiro na véspera da eleição
Pesquisa divulgada neste sábado mostra Mauro Mendes com 37% dos votos válidos, Janaina Riva com 23% e José Medeiros com 17%; levantamento revela ainda que 80% dos eleitores afirmam que sua decisão já é definitiva
A última pesquisa Quaest antes do primeiro turno reforça Mauro Mendes (União Brasil) e Janaina Riva (MDB) nas duas primeiras posições da disputa pelas duas vagas de Mato Grosso no Senado Federal. O levantamento foi divulgado neste sábado (3), véspera da votação.
No cenário estimulado de votos válidos, Mauro aparece na liderança com 37%, seguido por Janaina, com 23%. José Medeiros (PL) ocupa a terceira colocação, com 17%.
Carlos Fávaro (PSD) e Pedro Taques (PSB) aparecem empatados com 9%. Na sequência estão Galvan (Avante) e Margareth Buzetti (PP), ambos com 2%, e Coronel Darwin (Democrata), com 1%. Beny Godoy e professor Nelson Ferreira, ambos do Agir, aparecem com 0%.
Os números da Quaest mostram Mauro com vantagem de 14 pontos percentuais sobre Janaina. Já na disputa direta pela segunda posição, Janaina aparece seis pontos à frente de Medeiros.
O cenário ganha ainda mais relevância por se tratar do último levantamento divulgado antes de os eleitores irem às urnas. Neste domingo (4), cada eleitor poderá escolher dois nomes para o Senado.
Voto para a segunda vaga
Os dados de votos totais apresentados pela pesquisa também permitem observar separadamente a escolha dos entrevistados para a segunda vaga.
Nesse recorte, Janaina Riva lidera com 16%, seguida por Mauro Mendes, com 12%, e José Medeiros, com 10%. Pedro Taques aparece com 8%, enquanto Carlos Fávaro registra 6%.
Galvan aparece com 3%, Coronel Darwin e Margareth Buzetti têm 2% cada, professor Nelson Ferreira registra 1% e Beny Godoy, 0%. Nesse cenário, 31% ainda aparecem como indecisos.
O desempenho de Janaina na segunda escolha ajuda a explicar sua posição no quadro geral e reforça a competitividade da emedebista na briga por uma das duas cadeiras.
Mauro e Janaina também lideram espontânea
A pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos ao eleitor, mantém Mauro e Janaina nas duas primeiras posições.
Mauro Mendes alcança 13%, ante 9% registrados no levantamento de 25 de setembro. Janaina chega a 9%, depois de marcar 6% anteriormente.
Medeiros aparece com 7%, contra 4% na rodada anterior. Fávaro registra 3%, Pedro Taques 2%, Galvan e Margareth Buzetti têm 1% cada.
Apesar do crescimento dos principais candidatos na espontânea, 58% dos entrevistados ainda não citaram espontaneamente um nome. No levantamento anterior, esse índice era de 69%.
80% dizem que voto está definido
Outro dado que chama atenção na reta final é o grau de decisão do eleitorado. Segundo a Quaest, 80% afirmam que sua escolha para o Senado é definitiva, enquanto apenas 20% admitem que ainda podem mudar de voto.
Na rodada de 25 de setembro, 63% diziam estar definitivamente decididos e 37% admitiam a possibilidade de mudança.
Em pouco mais de uma semana, portanto, o percentual de eleitores que consideram sua escolha definitiva saltou de 63% para 80%, indicando uma forte consolidação das decisões às vésperas da abertura das urnas.
Duas vagas em disputa
Diferentemente das eleições em que apenas uma cadeira do Senado está em disputa, neste pleito o eleitor mato-grossense terá direito a dois votos para senador.
A Quaest também apresenta um resultado agregado dos votos totais para primeira e segunda escolhas. Nesse recorte, Mauro aparece com 26% e Janaina com 16%.
A leitura dos votos válidos, por sua vez, retira brancos, nulos e indecisos e utiliza o modelo da Quaest que considera também o perfil de comparecimento dos entrevistados.
No retrato final da Quaest antes da eleição, Mauro Mendes chega à véspera da votação na liderança, com 37% dos votos válidos, enquanto Janaina Riva aparece em segundo, com 23%. Medeiros ocupa a terceira posição, com 17%.
Metodologia
O levantamento foi encomendado pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) e ouviu 1.800 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 3 de outubro.
A margem de erro informada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-02649/2026.
Com 80% dos entrevistados afirmando que não pretendem mais mudar sua escolha, a pesquisa Quaest chega à véspera da eleição apontando Mauro Mendes e Janaina Riva nas duas primeiras posições da corrida pelo Senado em Mato Grosso.
POLÍTICA MT
Pivetta bate 54% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno neste domingo
Últimos levantamentos próximos à data da eleição indicam reeleição do governador em MT; veja compilado
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) chega à véspera da eleição liderando os principais levantamentos de intenção de voto divulgados em Mato Grosso. Na pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (3), o candidato à reeleição alcançou 54% dos votos válidos, percentual suficiente para vencer a disputa no primeiro turno.
O cenário de vitória neste domingo (4) também aparece nos levantamentos Paraná Pesquisas, MT Dados e AtlasIntel. Considerando apenas os votos válidos, Pivetta oscila entre 50,6% e 54,3% nas quatro pesquisas mais recentes apresentadas, sempre acima dos 50% necessários para encerrar a disputa sem segundo turno.
Os institutos também mostram Wellington Fagundes (PL) e Doutora Natasha Slhessarenko (PSD) disputando as posições seguintes. Wellington aparece em segundo lugar no Paraná Pesquisas, MT Dados e Quaest, enquanto a AtlasIntel aponta Natasha numericamente à frente do senador.
Esses levantamentos foram realizados nos últimos dias de setembro e primeiros dias de outubro, com amostras que variam de 1.194 a 3.080 entrevistados. As margens de erro ficam entre dois e três pontos percentuais. Veja os resultados:
*QUAEST*
A pesquisa Quaest mostra Pivetta com 54% dos votos válidos. Wellington Fagundes aparece com 28%, enquanto Doutora Natasha registra 13%.
No cenário estimulado, considerando todos os entrevistados, Pivetta tem 40%, Wellington, 20%, e Natasha, 11%. Os indecisos representam 19%, enquanto brancos, nulos e aqueles que afirmam que não irão votar somam 6%.
O levantamento ouviu 1.800 eleitores nos dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-02649/2026.
*ATLASINTEL*
Na AtlasIntel, Pivetta alcança 54,3% dos votos válidos, maior percentual entre os quatro levantamentos. Natasha aparece com 24,3%, enquanto Wellington registra 19,6%.
Quando considerados todos os entrevistados, Pivetta soma 52,2%, Natasha tem 23,4% e Wellington, 18,9%. Brancos e nulos representam 1,2% e os indecisos, 2,6%.
A AtlasIntel entrevistou 1.194 eleitores entre 27 de setembro e 2 de outubro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado no TSE sob o número MT-00323/2026.
*PARANÁ PESQUISAS*
O levantamento do Paraná Pesquisas aponta Pivetta com 51,6% dos votos válidos. Wellington aparece com 30,1%, seguido por Natasha, com 17,2%.
No cenário estimulado com o total de entrevistados, Pivetta registra 46,4%, Wellington tem 27,1% e Natasha soma 15,5%. Brancos e nulos representam 5,2%, enquanto 4,7% não souberam ou não opinaram.
Foram entrevistados 1.352 eleitores, em 54 municípios, entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número MT-02094/2026.
*MT DADOS*
A pesquisa MT Dados mostra Pivetta com 50,6% dos votos válidos, também indicando possibilidade de vitória no primeiro turno. Wellington aparece com 27,7%, enquanto Natasha registra 16,9%.
Considerando todos os entrevistados, Pivetta tem 42%, Wellington, 22%, e Natasha, 14%. Os indecisos ou aqueles que não souberam responder representam 11%, enquanto brancos e nulos somam 6%.
O levantamento ouviu 3.080 eleitores entre 25 e 30 de setembro, a maior amostra entre as quatro pesquisas. A margem de erro informada é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no TSE sob o número MT-07362/2026.
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPivetta dispara, chega a 51,6% dos votos válidos e pode ser reeleito governador no primeiro turno neste domingo em mato grosso
-
ESPORTES6 dias atrásCBF define calendário com semifinais da Copa do Brasil e rodadas do Brasileirão
-
POLICIAL6 dias atrás
Jovem de 19 anos morre após carro capotar e cair em ribanceira em Nova Xavantina
-
ESPORTES6 dias atrásCRB goleia o Cuiabá por 3 a 0 e entra na briga direta pelo G6 da Série B
-
ECONOMIA6 dias atrás
FILAS NA BR-163 Rumo leva ao STF disputa sobre assistência a caminhoneiros em terminal de Rondonópolis
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJanaína Riva apresenta propostas para mulheres, segurança e famílias de Mato Grosso
-
POLICIAL3 dias atrásSargento da Marinha é morto a tiros dentro de casa em Cáceres; polícia apura se vítima foi confundida com outro alvo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEm áudio Medeiros admite força de Janaína e diz que adversária está “quase eleita” ao Senado
