NACIONAL

Aeroportos brasileiros registram alta de 10% na movimentação de passageiros de janeiro a agosto

De janeiro a agosto de 2025, os aeroportos brasileiros registraram a movimentação de 84,9 milhões de passageiros entre pousos e decolagens de voos nacionais e internacionais. O resultado representa um aumento de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período de 2024, quando o número totalizou 77,2 milhões de viajantes.

Os números fazem parte do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que traz os dados do ramo desde janeiro de 2000.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, lidera o ranking no período, com 30,3 milhões de passageiros, seguido pelo terminal de Congonhas, na capital paulista, que somou 15,6 milhões de viajantes. O terceiro lugar é do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), onde o número atingiu 11,2 milhões de pessoas.

Dos três terminais, o do Rio de Janeiro foi o que registrou o maior crescimento ante o ano passado: 24,7%. Nos primeiros oito meses de 2024, cerca de 9 milhões de viajantes passaram pelos corredores do Galeão. Já no Aeroporto de Guarulhos, o trânsito de viajantes foi de 28,1 milhões (+8%), e em Congonhas, a movimentação atingiu 14,7 milhões de pessoas (+5,9%).

Leia Também:  Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo

AVIAÇÃO DOMÉSTICA – Considerando apenas voos nacionais, o fluxo de passageiros alcançou a marca de 8,7 milhões de viajantes em agosto de 2025. Trata-se do melhor resultado para o mês desde o início da série histórica e, também, o marco de 12 meses de crescimento contínuo no ramo doméstico. O tráfego de pessoas nos voos internos aumentou 8,5% na comparação com agosto de 2024.

O levantamento também aponta que São Paulo se consolida como o principal hub aéreo do país, concentrando as principais rotas nacionais. Entre janeiro e agosto de 2025, o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro registrou 4,7 milhões de passageiros, seguido das rotas São Paulo-Paraná (4,4 milhões) e São Paulo-Santa Catarina (3,8 milhões).

APOSTA NO VERÃO – O cenário positivo do turismo brasileiro proporciona que companhias aéreas apostem na ampliação do número de voos para a alta temporada de verão no país. Pelo menos 111 mil viagens serão ofertadas pelas principais empresas do setor que operam rotas nacionais, favorecendo a movimentação de viajantes no país.

Leia Também:  MEC realiza capacitação para atualizar catálogo de cursos técnicos

INCENTIVO – O bom momento do turismo nacional reforça a importância de políticas públicas que incentivem viagens de brasileiros no país. O programa “Conheça o Brasil: Voando”, coordenado pelo Ministério do Turismo e executado em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), é uma das iniciativas. A proposta busca aumentar a conectividade aérea entre os destinos nacionais, especialmente os regionais; elevar a quantidade de visitantes circulando pelo país e estimular a geração de negócios no setor.

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Escola de Eletricistas abre portas para o mercado de energia e inclusão social

Com o compromisso de transformar vidas e fortalecer o setor elétrico brasileiro, o Programa Escola de Eletricistas já formou mais de 1.600 profissionais em sete estados do Brasil, levando o índice de empregabilidade do setor a 62%. A iniciativa, promovida pelo Grupo Equatorial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem se consolidado como uma das maiores ações de qualificação profissional do setor, abrindo portas para o emprego e a inclusão social em diversas regiões do país.

“Desde sua criação, a Escola de Eletricistas segue fortalecendo o setor elétrico e promovendo a inclusão social, se consolidando como uma porta de entrada no mercado de trabalho. Cada profissional formado representa não apenas uma carreira iniciada, mas também um passo importante para o fortalecimento da nossa matriz energética e do desenvolvimento do país”, afirmou o secretário Nacional de Energia Elétrica, João Daniel Cascalho.

Criada em 2022, a Escola de Eletricistas tem como objetivo capacitar jovens e adultos para atuarem como eletricistas da rede de distribuição de energia elétrica. O programa se tornou uma verdadeira porta de entrada para o mercado de energia, combinando formação técnica, desenvolvimento comportamental e acompanhamento de empregabilidade. Só em 2024, foram 476 novos formandos em 20 cidades brasileiras, desse total 65 mulheres estão entre os concluintes, um marco importante na ampliação da participação feminina no setor.

Leia Também:  Ministro do Turismo reforça turismo sustentável aliado à bioeconomia amazônica

Com investimento avaliado em R$ 14 milhões e 73 turmas formadas até 2024, a iniciativa segue expandindo sua atuação. Para 2025, o programa está com turmas em andamento e prevê formar mais 340 novos eletricistas em cidades como Imperatriz (MA), Maceió e Arapiraca (AL), Porto Alegre (RS), Castanhal e Parauapebas (PA), Goiânia, Anápolis e Luziânia (GO) e Teresina, Pico e Bom Jesus (PI).

O Programa conta com aulas teóricas e práticas onde os alunos aprendem desde técnicas de segurança e direção defensiva até fundamentos de comunicação e projeto de vida. Cada etapa foi pensada para preparar profissionais completos, prontos para atuar com eficiência e responsabilidade em um setor essencial para o desenvolvimento do país.

Iniciativas como a Escola de Eletricistas reafirmam o compromisso do Ministério de Minas e Energia (MME) com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, ao promover a democratização do acesso à energia elétrica em todo território nacional. Alinhada aos critérios de programas estruturantes como o Luz para Todos (LPT) e o Luz do Povo, a ação contribui para ampliar oportunidades, fortalecer a qualificação profissional e garantir que a energia chegue a quem mais precisa, impulsionando o crescimento e a cidadania.

Leia Também:  IFPE é prata em olimpíada internacional de astronomia

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA