NACIONAL
Ações do MEC são destacadas para gestores públicos no CE
Para apresentar as ações e os programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) desde o início de sua gestão, o ministro da Educação, Camilo Santana, participou nesta segunda-feira, 16 de junho, do XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025, em Fortaleza (CE). Com o tema “Eficiência e Transparência: inovação na gestão das políticas públicas”, o evento foi voltado para novos prefeitos, gestores públicos, servidores, representantes políticos e cidadãos. O encontro está disponível no YouTube do seminário.
Inicialmente, Santana destacou a importância do regime de colaboração e do pacto federativo entre a União, os estados e os municípios para a execução das políticas educacionais, em benefício da população. “É nos municípios que as coisas acontecem no dia a dia. É onde acontecem as cobranças da população pela saúde, segurança, educação, infraestrutura, saneamento. Portanto, vocês são fundamentais nesse processo”, reforçou.
Em sua exposição, o ministro da Educação destacou ações realizadas em parceria com o estado do Ceará e os seus municípios, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA), o Programa Escola em Tempo Integral, o Escolas Conectadas, o Pé-de-Meia e o Mais Professores para o Brasil. “Elas só existem com o regime de colaboração e a parceria dos municípios e dos estados brasileiros. As políticas acontecem nos municípios e nos estados, principalmente no ensino fundamental, que é de responsabilidade do município”, apontou.
Camilo Santana lembrou que o MEC é o coordenador das políticas públicas de educação, mas são os estados e municípios que as executam, como a construção de novas creches em suas cidades, escolas de tempo integral e o pagamento do Pé-de-Meia, por exemplo. “Hoje, só no Ceará, 290 mil jovens cearenses já recebem o Pé-de-Meia, são 64 mil aqui em Fortaleza”, disse.
O estado do Ceará pode ser uma referência em algumas áreas da educação, considerou o ministro. “A gente procurou, ao longo desses dois anos e seis meses, levar experiências do regime de colaboração com o estado para todo o país. Hoje nós temos um grande programa, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Nós temos mais de 7.300 coordenadores da alfabetização em todo o Brasil. O recurso é passado para os municípios e as metas estabelecidas para que a gente possa alcançar a alfabetização das crianças na idade certa”, afirmou.
Dentro do programa Mais Professores, Santana reforçou que já estão em andamento ações como a Prova Nacional Docente, para auxiliar estados e municípios a selecionar professores para as suas redes; o Pé-de-Meia Licenciaturas, para incentivar os estudantes a ingressar e permanecer em cursos de licenciatura; e o Carteira Nacional de Docente no Brasil – este último, em análise na Câmara dos Deputados.
“Vamos ter uma carteira para o professor, da mesma forma que o advogado tem, que o médico tem, para reconhecer e valorizar o papel do professor nesse país. Às vezes, para garantir a meia entrada no cinema, o professor leva até o contracheque para provar sua profissão”, comentou o ministro. O objetivo do projeto é que o MEC passe a emitir uma carteira para os profissionais, em reconhecimento à docência no Brasil.
Outros projetos destacados pelo ministro foram o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). “Nós reajustamos os valores de todos os programas dos municípios brasileiros em relação ao Pnae e ao Pnate”, afirmou.
Santana ainda ressaltou o fato de que a educação foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do PAC Educação. “Nós selecionamos, no primeiro edital do ano passado, 1.178 creches, 648 escolas de tempo integral e 1.500 ônibus escolares, financiados 100% pelo MEC”, relatou. O ministro também abordou os investimentos em creches no Ceará, que somam R$ 368 milhões; e a construção de 55 escolas de tempo integral, no valor R$ 581 milhões, para o estado e os municípios.
A apresentação do ministro Camilo Santana também incluiu programas para equidade e inclusão, como a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Pneepei), o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tencológica (PartiuIF), e a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).
Foram citados ainda lançamentos futuros, como o MEC Idiomas, com cursos gratuitos de línguas; o MEC Livros, para acessar obras por meio de um QRCode e baixar livros; além da plataforma MEC Enem, que vai ajudar os estudantes a se preparar para o exame.
“O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] vai assinar, nos próximos dias, o Prêmio MEC da Educação Brasileira, para reconhecer os esforços de todas as redes públicas desse país. Sejam professores, educação infantil, ensino médio, educação técnica, tempo integral, num grande momento nacional”, concluiu.
Evento – O Seminário de Gestores Públicos é considerado um dos maiores eventos de gestão pública do Brasil. Focado em temas de impacto direto na administração pública, o seminário acompanha as principais transformações do setor. O evento ainda se apresenta como um ponto de encontro para gestores públicos, servidores, representantes políticos e cidadãos, promovendo um diálogo contínuo sobre as necessidades e desafios da gestão pública no Ceará e no Brasil.
Assessoria de Comunicação do MEC
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
Consulta pública sobre o legado da Copa Feminina recebe sugestões na área do turismo
O Governo do Brasil abriu consulta pública para ouvir a população sobre os legados da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027, que será realizada no país. A iniciativa busca reunir propostas que contribuam para a construção de um plano voltado ao desenvolvimento social e econômico em diferentes regiões brasileiras.
A participação pode ser feita até segunda-feira (25), por meio da plataforma Brasil Participativo, onde a população poderá contribuir com ideias sobre quais transformações o país deve priorizar com a realização do evento.
No setor do turismo, poderão ser apresentadas, por exemplo, propostas voltadas à qualificação de profissionais para receber visitantes, melhorias na acessibilidade turística, ampliação da conectividade e da mobilidade urbana nas cidades-sede, além de iniciativas de promoção internacional dos destinos brasileiros.
A consulta pública pode ser acessada neste link.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a realização da Copa do Mundo Feminina representa uma oportunidade estratégica para fortalecer o turismo brasileiro e promover os destinos nacionais no cenário internacional. “Grandes eventos esportivos movimentam a economia, geram emprego e renda e deixam benefícios permanentes para as cidades. A participação da população nessa construção é fundamental para que o legado da Copa também contribua para o desenvolvimento do turismo em diferentes regiões do país”, destacou.
Sediada pela primeira vez na América do Sul, a competição representa uma oportunidade para impulsionar o turismo nacional, ampliar a visibilidade internacional dos destinos brasileiros e movimentar a economia nas cidades que receberão as partidas.
As contribuições recebidas irão auxiliar na construção do Plano Nacional do Legado Social e Esportivo da Copa do Mundo Feminina 2027, elaborado pelo Governo do Brasil, em parceria com diferentes órgãos e entidades.
Os interessados podem acessar a plataforma Brasil Participativo e responder à pergunta: “Qual legado você quer para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027?”.
Serviço
- O quê: Consulta pública sobre os legados da Copa do Mundo Feminina de 2027
- Prazo para participação: até segunda-feira, 25 de maio
- Como participar: pela plataforma Brasil Participativo
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
POLÍTICA MT2 dias atrásDepois da polêmica envolvendo o SAMU, Pivetta envia outra mensagem polêmica à Assembleia com proposta de extinguir Ouvidoria; deputado Dr. João é contra medida
-
POLÍTICA MT2 dias atrásUnião inédita entre PL e PT em Cáceres redefine forças na Câmara Municipal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington admite força de Max Russi e reconhece impacto de possível candidatura ao governo de MT – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT homenageia personalidades por atuação em benefício da sociedade
-
POLÍTICA MT2 dias atrás“CORJA, PETULANTE E DITADOR”: JÚLIO CAMPOS DETONA MAURO MENDES E DISPARA ” ELE ESTAVA QUEBRADO EM 2018 NÓS BANCAMOS A CAMPANHA DELE ” – Assistam
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAssembleia Legislativa participa do maior encontro da pecuária de corte
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington aparece com 27%, Pivetta sobe para 20% e Jayme tem 14% em cenário embolado ao governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásEspecialistas defendem proibição total do mercúrio para conter crise ambiental e de saúde na Amazônia
