MATO GROSSO
Torneio de robótica educacional começa nesta quarta-feira (13) e reúne estudantes de diversos municípios de MT
Até quinta-feira (14), 48 equipes participam do torneio, sendo 21 delas formadas por estudantes do Ensino Fundamental II e 27 equipes do Ensino Médio.
A abertura oficial do torneio ocorre a partir das 17h nesta quarta-feira, e, no dia 14, os desafios acontecerão das 8h às 17h. O torneio é presencial e aberto ao público. Também será possível acompanhar a competição pela internet, com transmissão ao vivo no canal da Seduc no Youtube.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressalta que o torneio é uma experiência valiosa para os estudantes.
“Incentivamos iniciativas que estimulam o desenvolvimento dos nossos estudantes. O torneio traz a proposta de uma competição que leva à colaboração e ao trabalho em equipe, gerando desenvolvimento contínuo”, frisa.
Com a robótica educacional os estudantes aprendem lógica de programação, pensamento computacional, além de habilidades e competências comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação.
“O uso da robótica educacional em nossas escolas já mostrou que os estudantes apresentam ganhos de desempenho em todas as disciplinas”, completa Alan.
Desafio de robôs
O torneio será um evento clássico de competição saudável, baseado na modalidade “Desafio de Robôs”, onde os estudantes terão de usar a criatividade, inovação e estratégia desde a montagem até a execução dos comandos para o protótipo montado, que será posto à prova em uma arena onde duas equipes se enfrentarão.
Vence a prova o robô que permanecer dentro da arena, fazendo uso de diversas estratégias – desde desviar-se do robô da outra equipe para se manter no perímetro ou, até mesmo, arriscar a empurrar o robô adversário para fora da arena.
As atividades são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e contemplam a metodologia Steam (sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker (aprender fazendo), o que permite a interdisciplinaridade e a aprendizagem significativa.
O evento proporciona uma oportunidade única para os estudantes demonstrarem criatividade e trabalho em equipe.
“O torneio permite que os estudantes pratiquem seus conhecimentos de robótica de forma inovadora, colaborativa e com alto grau de aprendizado”, diz Ivan Ipólyto, CEO da empresa desenvolvedora do programa SimRobótica.
Além de escolas de Cuiabá, participam equipes dos municípios de Água Boa, Pontal do Araguaia, Mirassol D´Oeste, Nova Brasilândia, Juara, Aripuanã, Matupá, Jauru, Comodoro, Primavera do Leste, Alto Taquari, Itanhangá, Sorriso, Tangara da Serra, Barra do Bugres, Várzea Grande, Jangada, Paranaíta, Barra do Garças, Araguaiana, Araputanga, Mirassol d’Oeste, São Jose do Rio Claro, Diamantino, Juína, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Paranatinga, Alto Araguaia, Colíder, Campo Novo do Parecis, Nossa Senhora do Livramento. As atividades estão alinhadas entre as Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as unidades de ensino.
Confira outras informações sobre o torneio e o regulamento completo na página do evento (clique aqui).
Para assistir a transmissão da abertura do torneio nesta quarta-feira, clique aqui. Já a transmissão do torneio, na quinta-feira, será realizada por este link.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO7 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT3 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
POLÍTICA MT7 dias atrásAdelcino Lopo pede direito de resposta contra matéria do Folha de Mato Grosso, mas Justiça Eleitoral nega pedido; veja a matéria na íntegra
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
