MATO GROSSO
Sema capacita policiais militares para o uso de tecnologia na fiscalização ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento, promove o curso de capacitação de fiscalização ambiental para policiais militares. O curso iniciou na segunda-feira (07.02) e segue até esta sexta-feira (11.02).
As aulas acontecem de forma presencial com o objetivo de ensinar o conhecimento tecnológico necessário para que os profissionais possam compor as equipes de fiscalização em campo. Os profissionais aprendem, do básico ao avançado, sobre como utilizar diversas ferramentas e bancos de dados para a fiscalização ambiental, incluindo o sistema de monitoramento por satélites Planet. A ferramenta monitora todo o território de Mato Grosso desde 2019, financiada pelo Programa REM Mato Grosso.
O curso ocorre anualmente para os profissionais da Polícia Militar de proteção ambiental por conta da renovação das equipes. A turma deste ano é composta por 13 alunos.
“Este processo é fundamental para a realização de um trabalho integrado e é resultado de uma estratégia que foi definida pelo Estado e instituições parceiras, Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental e Corpo de Bombeiros, para desenvolver métodos alinhados de combate às infrações contra a flora” conta a analista ambiental da Sema e instrutora do curso, Lauriene Evelyn de Castro.
Ela ressalta que o curso ainda possibilita a integração entre os agentes públicos, melhora os processos, e aumenta o número de pessoas aptas para estarem em campo.
Após a capacitação, os policiais vão atuar principalmente no âmbito da fiscalização de combate às infrações contra o meio ambiente, que envolvem desmatamento e exploração florestal ilegal, em todo o estado.
Com supervisão de Lorena Bruschi.
MATO GROSSO
Polícia Civil prende jovem suspeito de estelionato em Rondonópolis
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (Derf), realizou, nesta sexta-feira (8.5), a prisão em flagrante de um jovem de 19 anos pelo crime de estelionato qualificado mediante fraude eletrônica. Durante a ação, parte do valor transferido pela vítima foi recuperado pelos policiais civis.
O trabalho investigativo teve início após o registro do boletim de ocorrência. A vítima, um homem de 38 anos, relatou que visualizou, em um marketplace na internet, o anúncio da venda de um aparelho celular iPhone e iniciou negociação com o suspeito por telefone.
Durante a negociação, o investigado afirmou residir no município de Primavera do Leste e combinou que uma mulher, apresentada como sua irmã, entregaria o aparelho em uma loja onde o primo da vítima faria a conferência do produto.
Depois da avalição do aparelho, considerado em bom estado, a vítima realizou uma transferência via pix no valor de R$ 2 mil para a conta indicada pelo suspeito. Após o recebimento do valor, o investigado interrompeu o contato, deixando de responder mensagens e chamadas telefônicas realizadas pela vítima.
Assim que tomaram conhecimento dos fatos, os policiais civis da Derf iniciaram diligências investigativas e ações de monitoramento para identificar e localizar o autor do crime.
Com base nas informações levantadas ao longo da investigação, as equipes passaram a realizar vigilância em dois endereços vinculados ao suspeito. Em determinado momento, o jovem saiu de uma das residências monitoradas e foi abordado pelos investigadores.
O suspeito confessou a prática do golpe, relatando que dos R$ 2 mil recebidos da vítima ainda possuía parte do dinheiro, afirmando ter utilizado o restante para quitar dívidas pessoais.
Diante das evidências, o homem foi conduzido à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, onde foi autuado em flagrante pelo crime de estelionato qualificado mediante fraude eletrônica, permanecendo à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça que as ações de investigação e repressão aos crimes patrimoniais seguem sendo intensificadas em Rondonópolis, especialmente no combate aos golpes praticados por meio eletrônico, com foco na identificação dos autores, recuperação de valores subtraídos e responsabilização criminal dos envolvidos.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT2 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásQuando ninguém vê
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFagundes reage a articulação de bastidores e afirma independência do PL em Mato Grosso
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásClássico do rasqueado cuiabano ganha versão eletrônica em estreia com participação especial no palco
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso

