MATO GROSSO

Seciteci entrega certificados a 120 alunos de informática e reparo de celulares

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou cerimônia de entrega de certificados a 120 alunos dos cursos de manutenção de computadores, reparo de celulares e informática intermediária. O evento ocorreu, nesta segunda-feira (02.12), na sede da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá.

Os certificados foram entregues através de uma parceria da Seciteci, por meio do programa de recondicionamento de computadores (Recytec), com a Organização Não Governamental (ONG) Programando Futuro e o Governo Federal.

Durante a solenidade, os 120 alunos formados foram representados por um estudante de cada um dos cursos, sendo eles Davi Barros de Souza (informática intermediária), Pedro Henrique Ferreira Lima (reparo de celulares) e Vitória Martins Ferreira (manutenção de computadores e notebooks). Familiares também compareceram.

O secretário Allan Kardec afirmou que os cursos representam oportunidade de emprego e renda para jovens e adultos, além de ajudar na defesa do meio ambiente. Isso porque os computadores usados nas aulas são recondicionados a partir da coleta de lixo eletrônico realizada pelo Recytec.

Leia Também:  Mais de 54 mil pessoas participam das comemorações do Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescancim, que representou a Seciteci na solenidade de entrega de certificados, ressaltou a importância dos cursos para criação de oportunidades. “Momentos como esses nos deixam felizes porque estamos cumprindo nossa missão de gerar trabalho e renda”, disse.

A coordenadora da ONG Programando o Futuro, Kelly Cristina dos Reis, apontou que, após o término do curso, os alunos ainda poderão, por um mês, usar o espaço, material e orientação técnica dos professores do Recytec para efetivamente trabalhar e ter renda.

Alexandre Monteiro, que participa da coordenação do programa, explicou que, além dos certificados dos alunos, também foram doados 370 computadores à entidades públicas e privadas do Estado. Os equipamentos foram recondicionados pelos alunos dos cursos através de doação de lixo eletrônico, que é reciclado ou tem destinação adequada após análise criteriosa.

A carga horária dos cursos do Recytec é de 60 horas. As inscrições são gratuitas e as informações pertinentes podem ser obtidas através do telefone: 65 9 9229 2675. Para se inscrever, é necessário ter mais de 14 anos de idade.

Leia Também:  Polícia Militar prende foragido da Justiça por violência doméstica em Barra do Bugres

*Sob orientação de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Museu promove dia meio ambiente com doação de mudas, oficinas e programação para toda a família

Educação ambiental, cultura, lazer e contato com a natureza marcam a programação especial preparada pelo Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) para celebrar o mês do meio ambiente. Ao longo de junho, o espaço promove uma série de atividades voltadas para todas as idades, com destaque para a distribuição gratuita de mudas de árvores, oficinas educativas, feira de economia criativa, festa junina e exposição artística, reforçando o papel do museu como um dos principais centros de preservação ambiental e cultural do Estado.


Gerido pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o museu amplia sua programação com iniciativas que unem conscientização ambiental, valorização da cultura regional e convivência comunitária.

Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Davi Moura, a programação demonstra como os espaços culturais podem contribuir para a formação cidadã e a preservação do patrimônio natural. “O Museu de História Natural é um importante equipamento cultural de Mato Grosso e cumpre um papel fundamental na educação ambiental, na valorização da nossa história e na aproximação das famílias com a natureza. Essa programação especial reforça o compromisso do Estado com a sustentabilidade e com o acesso da população à cultura e ao conhecimento”, destaca.


Entre as ações de conscientização ambiental, o museu promove entre esta segunda-feira (1º,6) e quinta-feira (5), a distribuição gratuita de 150 mudas de árvores em parceria com o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Leia Também:  Governo de MT dá ordem de serviço e retoma obra de Escola Técnica paralisada há mais de uma década

Serão disponibilizadas mudas de espécies nativas, como ipê-branco, ipê-amarelo, pata-de-vaca e bacupari, além de espécies frutíferas, entre elas amora, acerola e goiaba. A entrega será limitada a uma muda por família e ocorrerá enquanto durarem os estoques.

A programação continua no sábado (6) com a oficina “Eu Passarinho: estórias com pássaros, encantos e educação ambiental”, ministrada pelo professor, biólogo e mestre em Ciências Ambientais Jonilken Almeida. Voltada para crianças de 10 a 12 anos, a atividade propõe uma imersão na biodiversidade existente no entorno do museu, com observação de aves, contação de histórias, trilhas educativas, uso de binóculos e ferramentas digitais para identificação de espécies.


A oficina alia ciência, imaginação e educação ambiental para despertar a curiosidade sobre a evolução das aves, a conservação da natureza e a importância do patrimônio paleontológico mato-grossense. Outro destaque da programação é a Feira no Museu, que passa a integrar o calendário permanente do espaço todos os domingos. A partir do dia 7 de junho, o público poderá visitar gratuitamente a feira, das 8h às 14h, em um ambiente integrado à natureza às margens do Rio Cuiabá.

O evento reúne mais de 30 expositores com opções de artesanato, gastronomia, produtos criativos e experiências culturais, fortalecendo a economia criativa e aproximando a população do patrimônio histórico e ambiental de Mato Grosso.

Segundo a coordenadora do museu, Suzana Hirooka, a iniciativa busca transformar os domingos em um espaço de convivência para toda a família. “A Feira no Museu é uma oportunidade de vivenciarmos trocas de saberes entre artesãos tradicionais e contemporâneos, fortalecendo a economia criativa em um ambiente que reúne cultura, meio ambiente e sustentabilidade”, ressalta.

Leia Também:  Mais de 54 mil pessoas participam das comemorações do Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal

São João no Museu

Dentro da programação da Feira no Museu, o público também poderá participar do tradicional São João no Museu, realizado em 21 de junho, das 8h às 14h. A celebração contará com comidas típicas, bebidas, atrações musicais e atividades lúdicas para todas as idades. A organização convida os visitantes a comparecerem caracterizados com trajes juninos para tornar a experiência ainda mais especial.

Exposição prorrogada

Quem ainda não visitou a exposição temporária da artista mato-grossense Cândida Ferreira ganhou mais uma oportunidade. A mostra foi prorrogada e permanecerá aberta ao público até 9 de agosto.


Instalado na histórica Casa Dom Aquino, construída em 1842 e tombada como Patrimônio Histórico de Mato Grosso em 1997, o Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos mais importantes espaços de preservação da memória e da biodiversidade do Estado.

Além das exposições, o museu oferece visitas guiadas, oficinas, cafeteria, loja de artesanato indígena, lago com carpas, espaço do caçador-coletor, áreas verdes com espécies nativas e parque infantil, proporcionando uma experiência completa de lazer, cultura e aprendizado.

Serviço

O Museu de História Natural de Mato Grosso está localizado na Avenida Manoel José de Arruda, nº 2.000, em Cuiabá. O funcionamento ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada), com acesso gratuito aos domingos e feriados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99686-7701 ou pelo Instagram @museuhistorianaturalmt.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA