MATO GROSSO
Primeira edição noturna da Corrida Sesc Homens do Fogo reúne 2 mil atletas no Parque Novo Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou no último sábado (28.6) um marco histórico para o esporte no Estado. Pela primeira vez em 37 edições, a Corrida Sesc Homens do Fogo foi realizada no período noturno, com novo cenário – o Parque Novo Mato Grosso, considerado o maior parque da América Latina.
Após 36 edições diurnas, a mudança foi amplamente elogiada pelos participantes e autoridades. A combinação entre o horário mais ameno e a estrutura moderna do parque tornou a experiência ainda mais atrativa. Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do estado, David Moura, a estreia foi um sucesso.
“A nossa primeira corrida noturna foi um sucesso, sem dúvidas a primeira de muitas. Nós temos um clima muito quente para esse tipo de corrida e tenho certeza que as pessoas vão preferir correr à noite, em um ambiente seguro. O Parque Novo Mato Grosso já inicia as atividades fazendo história.”
A parceria entre CBMMT e o Sesc-MT completa quatro anos, promovendo crescimento e profissionalização do evento a cada edição. O comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, destacou a participação expressiva.
Esse é o 4º ano em parceria com o Sesc que tem proporcionado evolução conjunta do evento. Foram 2.000 atletas inscritos, todos compareceram”, e continuou.
“Escolhemos um local significativo, com uma estrutura física diferenciada para que a gente mostre para os atletas não somente do nosso estado, como os atletas de outros estados. Um evento dessa magnitude só ocorre, claro, com a presença de vocês.” Declarou o coronel.
Corrida para todos
A corrida também reforçou o compromisso com a inclusão, reunindo atletas de diferentes perfis e idades. Entre os participantes estava o acompanhante Samuel Alves de Carvalho, que correu ao lado do Francisco de Aquino atleta com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Não é a primeira corrida do Chico, o desafio foi excelente. O local escolhido é plausível, com uma vista do pôr do sol linda. A minha sugestão é que seja sempre aqui.”
Com foco na saúde e na longevidade, o evento também incentivou a participação de atletas veteranos. Dalton Ferreira, com mais de 60 anos, é um exemplo disso.
“Já participamos de várias edições da Corrida Homens do Fogo. Eu corro desde os 16 anos de idade. A minha expectativa é aproveitar a boa organização e fazer um bom tempo.”
Ao lado dele, o colega de equipe Willyans Calfmann, também acima dos 60 anos, elogiou a escolha do local. “Eu também já participei de outras edições, mas agora nesse lugar aqui tenho certeza que teremos uma boa prova.”
Família em movimento
Além dos atletas profissionais e amadores, crianças também marcaram presença no evento. A proposta também é incentivar desde cedo o hábito da atividade física.
“Acho que tirar as crianças do sedentarismo, da frente das telas, proporcionar bem-estar e interação com a atividade física é muito importante, tanto para a mente quanto para o corpo”, disse a mãe de um dos participantes.
Com organização exemplar e ambiente acolhedor, a primeira Corrida Sesc Homens do Fogo noturna entrou para a história como um evento que vai além do esporte. Promovendo saúde, cidadania e união entre gerações. A expectativa é que o novo formato se consolide como tradição nas próximas edições.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.
Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.
O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.
“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.
Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.
Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.
Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.
Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.
“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.
Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
2° Conesv
O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.
Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.
Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:
Fonte: Governo MT – MT
-
Sinop4 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLICIAL6 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

