MATO GROSSO

MT firma parceria inédita com centro de pesquisa da China para desenvolvimento do gergelim

Publicados

em

O Instituto Mato-grossense de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação (IMAFIR) firmou um Acordo de Cooperação com o Centro de Pesquisa de Gergelim de Henan, ligado à Academia de Ciências Agrárias de Henan (HSRC-HAAS), na China. A parceria estabelece uma colaboração estratégica entre Brasil e China para pesquisa, desenvolvimento e comercialização internacional do gergelim, com forte impacto para produtores mato-grossenses.

Este é mais um resultado concreto da participação de Mato Grosso na China International Import Expo (CIIE), uma das maiores feiras de importação do mundo, realizada em novembro passado, onde o estado apresentou seu potencial agrícola e fortaleceu laços comerciais com o mercado asiático.

A missão liderada pelo Governo de Mato Grosso em 2024 teve destaque internacional e o estande foi classificado em 7º lugar entre as 30 organizações estrangeiras mais influentes da CIIE, realizada de 5 a 10 de novembro de 2024, em Xangai.

De acordo com a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Linacis Vogel Lisboa, o acordo firmado entre o Imafir e pesquisadores chineses tem como pilares a troca de germoplasma, o desenvolvimento de novas variedades de gergelim adaptadas ao solo e clima brasileiros, além de promover intercâmbio técnico entre pesquisadores dos dois países.

Leia Também:  Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres

“Mato Grosso é o maior produtor de gergelim brasileiro. A expectativa é fortalecer a cadeia produtiva desse pulse em nosso Estado, com ganhos em produtividade, sustentabilidade e qualidade do produto para o mercado internacional”, disse.

Nesta safra 2024/2025, o estado deve produzir 219,3 mil toneladas de gergelim em uma área de 425 mil hectares. O Brasil deve obter uma produção de 332,8 mil toneladas do grão especial em uma área total de 660 mil hectares. Os dados são do 6º Levantamento da Safra 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Parceria MT/China

Entre as ações previstas no termo de cooperação, estão os ensaios de adaptação de cultivares em ambos os países, a troca de sementes com características superiores, como resistência a doenças e precocidade, além da formação de grupos de trabalho bilaterais que irão acompanhar os testes e definir estratégias de melhoramento genético e práticas sustentáveis de cultivo.

Pesquisadores brasileiros terão a oportunidade de visitar a China para treinamentos em melhoramento molecular, enquanto especialistas chineses conhecerão de perto as práticas de cultivo e colheita mecanizada em Mato Grosso, com visitas programadas à Embrapa Algodão e instituições locais.

Leia Também:  Atleta: "Participei de cinco paralimpíadas e nunca vi um estado com tanto investimento no esporte quanto MT"

Outro destaque do acordo é o desenvolvimento conjunto de 2 a 3 novas linhagens de gergelim, que serão testadas no Brasil com vistas à sua aprovação como novas variedades nacionais. Também será feita a introdução de cultivares chinesas no Brasil, com pedidos formais de teste de desempenho produtivo em campo.

A parceria também prevê metas concretas: até maio de 2025 devem ser formados grupos técnicos, estabelecidos planos de curto e médio prazo, avaliadas pelo menos quatro cultivares de cada país e trocados ao menos 20 acessos de germoplasma entre Brasil e China.

Resultados esperados

O acordo visa aumentar a competitividade da indústria de gergelim brasileira e chinesa no mercado global, além de melhorar a qualidade genética das sementes e promover práticas agrícolas sustentáveis. O fortalecimento da cooperação internacional também deverá ampliar a presença do Brasil – e especialmente de Mato Grosso – como fornecedor de gergelim para mercados exigentes como o asiático.

A parceria tem validade inicial de três anos, com possibilidade de renovação, e estabelece que todas as novas variedades desenvolvidas terão propriedade intelectual compartilhada entre as instituições envolvidas.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Helicóptero que pertenceu a Ayrton Senna pousa em Mato Grosso

Aeronave utilizada pelo tricampeão mundial para escapar do trânsito de São Paulo foi identificada no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande; modelo deve permanecer alguns dias no estado.

Publicados

em

Um helicóptero que pertenceu a Ayrton Senna, um dos maiores nomes da história do automobilismo mundial, pousou na terça-feira (6) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e despertou a curiosidade de admiradores da aviação e do tricampeão de Fórmula 1. A aeronave, um Esquilo AS350 de matrícula PT-HYO, foi reconhecida após a divulgação de imagens nas redes sociais.

A identificação foi feita pelo piloto e major do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso Felipe Karim da Silva Shiro. Durante uma conversa com pilotos e mecânicos, ele descobriu que o helicóptero havia pertencido ao ídolo brasileiro e decidiu compartilhar a informação com seus seguidores.

Segundo Shiro, Senna utilizava a aeronave para se deslocar entre o Autódromo de Interlagos e sua residência, evitando o trânsito da capital paulista. A descoberta chamou a atenção de internautas, especialmente daqueles que acompanham a trajetória do piloto e sua paixão pela aviação.

“Essa aqui é uma aeronave Papa Tango Hotel Yankee Oscar, mas já foi do grande rei Ayrton Senna. Ele utilizava para ir de Interlagos até a sua casa e fugir do trânsito paulista”, comentou o major.

Leia Também:  Atleta: "Participei de cinco paralimpíadas e nunca vi um estado com tanto investimento no esporte quanto MT"

De acordo com o piloto, o helicóptero deve permanecer por alguns dias em Mato Grosso. A possibilidade é que a parada esteja relacionada a serviços de manutenção ou ao cumprimento de alguma missão, embora o motivo ainda não tenha sido confirmado.

A presença da aeronave também despertou a curiosidade de profissionais da aviação que atuam na região. Shiro explicou que a chegada de helicópteros diferentes costuma chamar a atenção da equipe, que conversa com pilotos e mecânicos para saber a procedência e a finalidade de cada operação.

Foi durante uma dessas conversas que surgiu a informação sobre o passado da aeronave. Após pesquisas na internet, o grupo encontrou fotografias e vídeos que mostram Senna utilizando o modelo, o que reforçou a identificação e motivou a publicação nas redes sociais.

A paixão de Senna pela aviação

Filho de piloto de avião, Ayrton Senna desenvolveu desde cedo o interesse por aeronaves. Ele obteve habilitação para pilotar helicópteros em 1993 e acumulou 101 horas de voo como piloto em comando.

Ao longo desse período, Senna operou três helicópteros Esquilo AS350, registrados sob as matrículas PT-HNY, PT-HYO e PT-HNJ. O modelo que chegou a Mato Grosso, identificado como PT-HYO, tem um lugar especial nessa história: foi utilizado pelo piloto em seu último voo como comandante de uma aeronave da família, no início de abril de 1994, cerca de um mês antes de sua morte.

Leia Também:  Vigia Mais auxilia na recuperação de duas motocicletas em Cuiabá

Na ocasião, o voo partiu da fazenda de Senna, em Tatuí, no interior de São Paulo, com destino ao Campo de Marte, na capital paulista.

Posteriormente, o helicóptero foi vendido e passou a ser utilizado no serviço de táxi aéreo. A aeronave continuou em operação e, atualmente, é operada pela empresa Helimarte Táxi Aéreo.

A passagem por Mato Grosso transformou o helicóptero em uma atração para os apaixonados por aviação e para os fãs de Ayrton Senna, cuja trajetória segue despertando interesse décadas após sua morte.

Com informações do Primeira página

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA