MATO GROSSO

Luminárias de LED do Programa MT Iluminado começam a chegar em maio


A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), e a empresa Unicoba Energia acertaram o cronograma das entregas das luminárias de LED do Programa MT Iluminado. Os equipamentos dos lotes 1, 2 e 3, que estão sob responsabilidade da empresa, começam a ser recebidos pelo Estado a partir do mês de maio.

No primeiro mês chegarão em Mato Grosso 19.656 lâmpadas, sendo 17.472 de 60 Watts, equivalente ao lote 1, e 2.184 de 150 W, equivalentes ao lote 3. As entregas seguirão mensais até o mês de outubro, quando a totalidade das 345.524 lâmpadas da empresa serão entregues.

A partir da entrega das lâmpadas, a Sinfra-MT irá firmar convênios com as prefeituras para o repasse dos equipamentos aos municípios. As prefeituras ficarão responsáveis pelo transporte e instalação das luminárias, seguindo as especificações técnicas da concessionária Energisa.

A secretária adjunta de Cidades da Sinfra-MT, Rafaela Damiani, reforça a importância de que os municípios apresentem a documentação necessária para a realização dos convênios. Até o momento, 13 municípios já protocolaram os documentos e estão aptos a receber as lâmpadas.

Leia Também:  Possível esquema na contratação de serviços jurídicos entre OAB e CREA-MT escancara modus operandi de Gisela Cardoso, candidata à reeleição

A lista de documentos inclui croqui do local a ser beneficiado, anotação de responsabilidade técnica da substituição das luminárias, quadro-resumo, registro fotográfico e declaração de execução. Os documentos necessários e outras informações sobre o programa MT Iluminado estão disponíveis em uma cartilha orientativa aos municípios, que a Sinfra-MT publicou em seu site.

Junto com o MT PAR, parceiro nesta ação do Estado, a Sinfra-MT montou uma comissão técnica com nove servidores para a análise dos pedidos de convênio. As reuniões da Comissão serão semanais.

MT Iluminado

O Governo de Mato Grosso vai investir R$ 157 milhões na modernização do parque de iluminação pública do estado, com a aquisição de 385.489 luminárias de LED. No total, 136 municípios participam do programa. Apenas Água Boa, Barra do Garças, Carlinda, Feliz Natal e Primavera do Leste não participam, porque já têm programas próprios ou realizaram parcerias para implantação das luminárias.

A tecnologia LED é o que há de mais moderno em iluminação atualmente. As lâmpadas de LED são mais econômicas e duráveis do que as lâmpadas de vapor, geralmente usadas em ruas e avenidas.

Leia Também:  Deputados aprovam por unanimidade RGA de 4,83% dos salários dos servidores

As luminárias de LED adquiridas pelo Governo do Estado vêm com tomada para acendimento automático no período noturno, corpo em liga de alumínio injetado de alta pressão, pintura eletrostática resistente à corrosão e garantia de qualidade total mínima de cinco anos, para todo o conjunto. Serão fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.

O Governo do Estado ainda trabalha com a empresa Serraled, vencedora do lote 4, o cronograma de entregas das outras 39.965 lâmpadas de LED do programa MT Iluminado.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso leva cultura, sabores e arte pantaneira à Galeria Visit Brasil

A partir desta quarta-feira (29.10), o Pantanal será o protagonista em Nova York com a abertura da Galeria Visit Brasil – Pantanal, uma experiência imersiva promovida pela Embratur, Sebrae e os Governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no distrito de Chelsea, um dos polos culturais mais prestigiados da cidade.

A mostra, que segue até domingo (2.11), transforma o bioma em arte viva, reunindo fotografia, gastronomia, música e debates sobre sustentabilidade, inovação e turismo regenerativo.

O espaço recebe convidados, imprensa e público norte-americano para conhecer o Pantanal como destino de safári e observação da vida selvagem, um dos grandes ativos turísticos do Brasil. A programação inclui exposições, cooking shows, rodas de conversa e apresentações culturais.

Entre os destaques da programação estão o fotógrafo mato-grossense José Medeiros, que divide a exposição “Quatro Estações: Um Pantanal” com o premiado documentarista Filipe DeAndrade, e a chef cuiabana Ariani Malouf, que comanda o cooking show ao lado do chef Paulo Machado (Mato Grosso do Sul) nos dias 30 de outubro e 2 de novembro, levando à plateia internacional os sabores e aromas da culinária pantaneira, com pratos como o macarrão de comitiva com aioli de pequi, o ceviche de tilápia com mandioca e o doce de leite com queijo.

Leia Também:  Secel inicia pagamento do Bolsa Técnico para 81 contemplados pelo projeto Olimpus MT

A cultura também estará em evidência com a apresentação do grupo Flor Ribeirinha, símbolo da tradição mato-grossense e reconhecido mundialmente pela preservação das raízes populares do estado, que se apresenta na cerimônia de abertura da galeria.

Além das atrações artísticas, a programação traz rodas de conversa sobre “Turismo Regenerativo e Pesquisa Científica”, “Pantanal em Foco: entre paisagens e legado da cultura pantaneira” e “Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade”. O evento também contará com encontros de negócios e degustações de caipirinha, promovendo conexões entre operadores internacionais e empreendedores do turismo sustentável.

Representando o Governo de Mato Grosso, participam do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo, Júlia Assis, que acompanham as ações de promoção do destino junto à Embratur e à imprensa internacional.

“Mato Grosso está no centro da estratégia do Brasil para conquistar o mercado internacional de turismo. O Pantanal é um dos nossos maiores patrimônios e a Galeria Visit Brasil é uma vitrine extraordinária para mostrar ao mundo o que temos de melhor: um turismo que une natureza, cultura e sustentabilidade. É uma honra ver artistas e profissionais do nosso estado representando o país neste palco global”, afirmou César Miranda.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso investe mais de R$ 43 milhões em Matupá

Galeria Visit Brasil

Projeto itinerante da Embratur, a Galeria Visit Brasil nasceu com o propósito de apresentar o país ao mundo de forma sensorial, despertando emoções, cheiros, sons e sabores que traduzem a alma brasileira. Em sua segunda passagem por Nova York, a iniciativa reafirma seu papel como vitrine internacional do Brasil.

Segundo a Embratur, o mercado norte-americano é o terceiro maior emissor de turistas ao Brasil, com mais de 564 mil viajantes entre janeiro e setembro de 2025. Um aumento de 8,75% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, os dois países estão conectados por 33 rotas aéreas, com 217 voos semanais e quase 58 mil assentos disponíveis, ligando grandes hubs como Nova York, Miami, Atlanta, Houston e Los Angeles a destinos brasileiros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA