MATO GROSSO
Internacionalização da Unemat vai da sala de aula ao “Cinturão do Milho” nos Estados Unidos
A política de internacionalização da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) provou, entre 2023 e 2025, ser uma via de mão dupla em plena expansão. A Universidade não apenas abriu suas portas para o mundo, recebendo professores, delegações e alunos estrangeiros, mas também projetou seus próprios estudantes e servidores no cenário global.
As ações vão desde a pesquisa científica de ponta e missões diplomáticas até o intercâmbio prático “no chão da fábrica” ou, neste caso, “no coração do ‘Corn Belt’ americano”. O balanço deste período mostra uma instituição conectada e dinâmica.
Américas: Da Estratégia à Prática

O diálogo com as Américas foi um dos pontos altos. No âmbito estratégico, a Unemat participou de reuniões com a Universidade de Minnesota (EUA), em agosto de 2025, e fortaleceu laços com a Universidade Indígena Boliviana (Unibol Guaraní), que enviou o professor Javier Humberto Rodriguez Herrera para o Congresso Intercultural Indígena.

Mas foi na mobilidade estudantil que a parceria com os Estados Unidos mostrou seu valor prático. Conforme noticiado em agosto de 2024, o acadêmico de Agronomia de Tangará da Serra, Gabriel Pagnussat Ceconello, realizou um intercâmbio de nove meses em Iowa, no “Cinturão do Milho” (Corn Belt), trabalhando diretamente em uma fazenda de produção de grãos.
Ásia: O Eixo Mais Dinâmico

A Ásia se consolidou como o principal eixo de cooperação. A parceria com a Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (Suse), da China, floresceu: em 2024, a professora Dan Xu chegou para lecionar mandarim e cursar mestrado na Unemat; em 2025, foi a vez da professora YangYang Hu assumir as aulas do idioma em Sinop.

Os alunos da Unemat também brilharam na China: em junho de 2024, uma equipe de Ciência da Computação de Cáceres (Bruno Ormonde, Ikaro David e Leo Walker) conquistou o 3º lugar na final mundial da Huawei ICT Competition.

Fechando o ciclo, em julho de 2025, o pró-reitor substituto de Administração, Valter Gustavo Danzer, foi selecionado para um seminário de gestão na China. Paralelamente, a Unemat consolidou-se como o lar acadêmico para os timorenses, após receber os oito primeiros alunos em 2023, a instituição acolhe atualmente 17 estudantes do país asiático em cursos de graduação e pós-graduação. Um marco dessa parceria ocorreu em outubro de 2025, quando Ligorio de Jesus Ximenes tornou-se o primeiro timorense a obter o título de mestre pela Unemat (Programa de Genética e Melhoramento de Plantas), defendendo uma dissertação focada no melhoramento genético da teca.
Europa e Oceania: Pesquisa e Gestão
As frentes de pesquisa e gestão também avançaram. Em abril de 2023, a bióloga portuguesa Ana Filipa Palmeirim visitou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais para planejar pesquisas conjuntas no Cerrado e Pantanal.

Em nível de alta gestão, a reitora Vera Maquêa se reuniu com a embaixadora da República Tcheca em 2025 para discutir parcerias em recursos hídricos e integrou a Missão Internacional da Abruem à Nova Zelândia, visitando oito universidades para fortalecer a cooperação técnico-científica.

Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil identifica suspeito de furto e recupera materiais subtraídos em obra em Barra do Garças
Diversos materiais furtados de uma obra em Barra do Garças foram recuperados pela Polícia Civil, na quinta-feira (24.4), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.
Um homem, de 47 anos, identificado como autor do crime e flagrado em posse dos itens subtraídos, responderá em inquérito policial pelo crime de furto.
As investigações se iniciaram após os policiais da Derf de Barra do Garças receberem informações sobre um furto ocorrido em uma obra localizada no bairro Jardim das Palmeiras.
Durante o levantamento técnico no local, os investigadores constataram que, devido às características dos materiais subtraídos, seria necessário o uso de um veículo para o transporte dos objetos.
Na sequência, a equipe analisou imagens de sistemas de monitoramento, identificando um veículo acoplado a uma carretinha transportando materiais compatíveis com colunas de ferro furtadas, deixando o bairro no horário aproximado do crime.
Com o avanço das investigações e o uso de técnicas de inteligência policial, foi possível identificar um automóvel e a carretinha utilizados na ação e, em seguida, o suspeito.
Em continuidade às diligências, os policiais conseguiram localizar os materiais subtraídos, que foram apreendidos junto aos veículos relacionados ao crime.
O suspeito foi conduzido à unidade policial, interrogado e, posteriormente, liberado por não se encontrar em situação de flagrante. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos e adoção das medidas legais cabíveis.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi aciona TJ para suspender despejo de centenas de famílias em Cuiabá
-
SAÚDE6 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE7 dias atrásDa ciência ao cuidado: Ministério da Saúde debate estratégias para acelerar o acesso à inovação nos serviços do SUS
