MATO GROSSO

Governo de MT capacita prefeitos e condutores para fortalecer o turismo de pesca

Prefeitos e equipes ligadas ao turismo de 16 municípios de Mato Grosso participam nesta quarta e quinta-feira (7 e 8.1), da abertura do curso de Estruturação do Turismo de Pesca, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). O encontro será realizado no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, a partir das 9h, e marca o início de uma ação voltada à organização e qualificação do segmento no Estado.

A iniciativa tem como foco fortalecer o turismo de pesca por meio da capacitação de gestores públicos e profissionais que atuam diretamente com o atendimento ao turista. Além da apresentação do programa aos prefeitos e às equipes municipais, o projeto prevê a qualificação de cerca de 360 condutores de pesca esportiva, com cursos que serão realizados entre janeiro e maio.

Segundo a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda, o encontro com os gestores municipais será fundamental para alinhar políticas públicas e estratégias voltadas ao desenvolvimento da atividade.

“Vamos apresentar o que a Sedec já estruturou para apoiar o turismo de pesca, discutir atualizações do setor, o escopo das ações de formação dos condutores e também aspectos ligados ao licenciamento e à organização de torneios de pesca esportiva, conforme a Instrução Normativa 05/12, do Ministério da Pesca e Aquicultura”, explicou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros inicia operação para reforçar segurança e prevenção de acidentes durante o Carnaval

Para os condutores de turismo de pesca, o curso terá duração de uma semana, com aulas teóricas e práticas. As capacitações ocorrerão nos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Poconé, Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência, São Félix do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio, Sinop e Alta Floresta.

Entre os conteúdos abordados estão formação de roteiros turísticos, biologia, inglês básico, primeiros socorros, ecologia, geografia e outros temas essenciais para a profissionalização da atividade.

A qualificação dos gestores e condutores integra uma estratégia mais ampla da Sedec, que inclui o mapeamento da cadeia produtiva do turismo de pesca e a elaboração de um diagnóstico do setor. A execução técnica ficará a cargo da consultoria especializada Igarapesca.

O trabalho também prevê a identificação das espécies de interesse turístico, a organização do calendário pesqueiro e a realização de reuniões técnicas com as secretarias municipais para coleta e validação de dados, criando bases mais sólidas para o desenvolvimento sustentável do turismo de pesca em Mato Grosso.

Leia Também:  Vigilância Sanitária divulga novos lotes de bebida sob suspeita de contaminação por metanol

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil prende foragido da Justiça do Paraná que atuava com venda de produtos furtados em Pontes e Lacerda

Um homem, foragido da Justiça do Paraná e que estava atuando com o comércio de objetos furtados, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (9.6), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda.

O suspeito, de 33 anos, estava com mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Cascavel (PR), pelo crime de roubo o qual foi devidamente cumprido. Ele também foi autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada.

As diligências que resultaram na prisão do suspeito iniciaram após os policiais civis da Delegacia de Pontes e Lacerda, receber informações de que objetos furtados estariam sendo comercializados por um suspeito conhecido pelo apelido de “Colombiano”.

Com base nas informações, os investigadores foram até o endereço, onde foram recebidos por uma moradora que autorizou a entrada da equipe na residência. No imóvel, os policiais reconheceram um lençol e um tripé que apareciam nas imagens dos objetos subtraídos.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros inicia operação para reforçar segurança e prevenção de acidentes durante o Carnaval

Em seguida, o suspeito foi visto por testemunhas, deixando o local carregando uma mochila. Pouco tempo depois, ele retornou ao condomínio, ocasião em que foi abordado pela equipe policial.

Questionado, o investigado confessou que havia escondido os demais produtos subtraídos em uma área de mata próxima. Os policiais se deslocaram até o local indicado e recuperaram diversos bens provenientes do furto, entre eles ferramentas profissionais e equipamentos eletrônicos.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por receptação qualificada. Durante a checagem de seus antecedentes, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto, o qual foi devidamente cumprido.

Após a adoção das medidas legais cabíveis, o preso foi colocado à disposição da Justiça.

Recuperação dos bens

Entre os materiais recuperados pela Polícia Civil estão duas lixadeiras profissionais, um nível a laser, uma serra mármore elétrica, além de outras ferramentas e equipamentos utilizados em obras e serviços de construção civil.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Vigilância Sanitária divulga novos lotes de bebida sob suspeita de contaminação por metanol

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA