MATO GROSSO
Asiáticos visitam MT com interesse em implantar fábrica de aminoácidos
O vice-presidente da gigante chinesa, Zhang Shifeng, e três pesquisadores do Departamento de Desenvolvimento Estratégico da companhia, Frost Han, Riches Zhang e Rain Zhang, percorrem de 1º a 5 de abril, os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Campo Verde e Cáceres.
A MEIHUA Group participou do evento Invest in MT realizado em Pequim no dia 25 de março, cuja apresentação foi realizada pelo secretário César Miranda. Ele apontou que o estado cresce conservando 62% do território e que tem oportunidades na agroindústria, principalmente com a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Cáceres.
A MEIHUA atua na produção e distribuição de produtos biológicos fermentados. A empresa fornece principalmente aminoácidos nutricionais para animais, aminoácidos médicos humanos e produtos para otimização do sabor dos alimentos.
A escolha se deve porque tanto Nova Mutum quanto Lucas do Rio Verde são potências do agro de Mato Grosso e devem ser cortados pela Ferrovia Estadual até 2030. Já Primavera do Leste se destaca pela adoção de tecnologias avançadas e práticas inovadoras, impulsionando a produtividade e a qualidade dos produtos. Além disso, a cidade abriga indústrias agroalimentares que agregam valor à produção local.
Campo Verde, por sua vez, sedia empresas que atuam no setor de beneficiamento de algodão (maior polo têxtil de mato grosso), madeira, fiação, tecelagem, ração animal, pré-moldados de concreto, confecção, produtos químicos, biodiesel, fertilizante foliar, adubo orgânico, metalurgia e metal-mecânico.![]()
A ZPE, em Cáceres, fica numa localização estratégica às margens do Rio Paraguai, numa área de convergência entre o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado, oferecendo um potencial econômico vasto e diversificado para investidores visionários. Ela conecta as malhas terrestres e fluviais. Através do Porto Paratudal, previsto para ser entregue em 2026, a cidade será ligada ao Uruguai e Argentina impulsionando as importações. Além da ZPE, que trará benefícios diretos às indústrias que se instalarem no local.
“A crescente atenção dos investidores chineses em Mato Grosso é um reflexo do potencial econômico e das oportunidades que nosso estado oferece. Estamos testemunhando um interesse significativo em setores como agronegócio, infraestrutura, energia e tecnologia, áreas nas quais Mato Grosso se destaca”, comentou o secretário César Miranda.
Ele ressaltou ainda a importância de estabelecer parcerias sólidas e estratégicas com investidores internacionais, como os chineses, para impulsionar o crescimento econômico e promover o desenvolvimento sustentável. César enfatizou também o compromisso do governo estadual em facilitar e incentivar investimentos estrangeiros, proporcionando um ambiente de negócios favorável e garantindo segurança jurídica aos investidores.
“Essas parcerias não apenas trazem investimentos cruciais para nossa economia, mas também contribuem para a criação de empregos, transferência de tecnologia e fortalecimento das relações comerciais internacionais. Por isso, estamos comprometidos em oferecer todo o apoio necessário para atrair e consolidar esses investimentos, que são essenciais para o avanço econômico e social de Mato Grosso”.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
Os conselheiros Antonio Joaquim, Guilherme Maluf e Alisson Carvalho, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), divulgaram nota pública de solidariedade ao conselheiro Waldir Júlio Teis, exonerado na segunda-feira (21) da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do órgão. A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo.
No documento, os signatários afirmam que a medida causa “grave preocupação institucional” pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros do Tribunal. Eles defendem que, em uma Corte de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro.
Segundo a nota, nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições. Os conselheiros ressaltam ainda que as prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos.
Os autores do manifesto consideram que medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger a Corte. Por essa razão, manifestam firme discordância com a decisão e defendem sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Segue integra da nota:
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO CONSELHEIRO WALDIR JÚLIO TEIS
Os conselheiros abaixo assinados vêm a público manifestar sua solidariedade ao Conselheiro Waldir Júlio Teis, diante de sua exoneração da função de Supervisor da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por ato da Presidência do TCE-MT.
A medida causa grave preocupação institucional pelas circunstâncias em que foi adotada e pela mensagem que projeta sobre a independência funcional dos membros desta Corte.
Em um Tribunal de natureza colegiada, a divergência de entendimentos é legítima, necessária e inerente ao exercício da função de conselheiro. Nenhum membro pode se sentir constrangido, limitado ou sujeito a consequências administrativas em razão de posições regularmente manifestadas no desempenho de suas atribuições.
As prerrogativas da Presidência devem ser exercidas com absoluto respeito à autonomia dos conselheiros, à colegialidade e à pluralidade de entendimentos. Medidas administrativas que, por suas circunstâncias, possam ser percebidas como resposta a manifestações funcionais são incompatíveis com o ambiente de independência e equilíbrio que deve reger esta Corte.
Por essa razão, manifestamos nossa firme discordância com a decisão adotada e defendemos sua reconsideração, em respeito à independência dos membros do Tribunal, à harmonia institucional e à autoridade do colegiado.
Cuiabá-MT, 22 de setembro de 2026.
Antonio Joaquim
Conselheiro – TCE/MT
Guilherme Maluf
Conselheiro – TCE/MT
Alisson Alencar
Conselheiro – TCE/MT
Fonte: TCE
-
POLÍTICA MT6 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO5 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
MATO GROSSO6 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásTJ mantém prisão domiciliar de policial penal acusada de tentar matar entregador em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFávaro cobra coerência de Medeiros e lembra ligação com Temer na indicação de Moraes
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásQuinto corte da Selic abre espaço para crédito rural mais barato
-
NACIONAL4 dias atrásMensagens de Vorcaro revelam proximidade com ministro do STJ que se declarou impedido no caso Master
-
POLÍTICA MT2 dias atrásÁudio de Medeiros dizendo para irmão de Gilmar Mendes que não ataca STF amplia desgaste após revelações sobre relação com Alcolumbre – veja o audio
